Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Sol maior

Agenda da semana: Outeiro, maestrina e ópera a caminho

Maria Luiza Nobre

Semana com muitas novidades, concerto super agradável em bairro charmoso, festividades no Outeiro, maestrina chegando ao Rio de Janeiro,versão completa de ópera importante em palco também,série de concertos diários lotados. Tudo nas entrelinhas?  É só ler a coluna para descobrir tudo,e para relaxar clica sempre na foto para ouvir o melhor da música clássica. 

OUTEIRO – A Provedora da Igreja Nossa da Glória do Outeiro,pianista Carol Murta Ribeiro enviou a programação completa das Festividades em Homenagem à Excelsa Padroeira Nossa da Glória do Outeiro que começa no próximo dia 5 de agosto e vai até o dia 15.Com diversos eventos a coluna dá todas as informações.Vale a pena conferir abaixo. 

Dia 5 de agosto Arte e Cultura Julieta de Serpa;

16:00 Solenidade da Troca das Vestes de Nossa Senhora da Glória do Outeiro

           e do Menino Jesus

18:00 Subida da Imagem ao som de Magnificat com a participação da mezzo

          contralto Carla Odorizzi e do cantor tenor Ivan Jorgensen

18:15 Santa Missa com a participação dos cantores Sara Marques e Márcio

          Gomes 

19:30 Coquetel

Dia 6 de agosto

17:30 Santa Missa e início da Novena de Nossa Senhora da Glória

19:00 Orquestra Infanto-Juvenil das Comunidades Pacificadasç 

Dia 7 de agosto

17:30 Santa Missa e Novena de Nossa Senhora da Glória

19:00 Recital da harpista Cristina Braga com Ricardo Medeiros no contrabaixo e Ricardo Amado no violino 

Dia 8 de agosto

17:30 Santa Missa e Novena de Nossa Senhora da Glória

19:00 Exposição dos quadros e premiação

 de Pintura – Salão de Festas.

Dia 9 de agosto

17:30 Santa Missa e Novena de Nossa Senhora da Glória

19:30 Concerto de Obras de Música Sacra Medieval -Codex Sanctissima-

          Direção: Félix Ferra 

Dia 10 de agosto– Consistório;

09:00  Santa Missa

11:00 Santa Missa

12:00 Peça Teatral sobre D. Pedro II – Cia de Teatro Julieta de Serpa

13:00 Benção e abertura das barracas

17:30 Santa Missa e Novena de Nossa Senhora da Glória

19:00 Show “Eternas Canções” – Márcio Gomes - Casa de Arte e Cultura  Julieta de Serpa 

Dia 11 de agosto

17:30 Santa Missa e Novena de Nossa Senhora da Glória

19:00 Show “Anos Dourados” - Casa de Arte e Cultura  Julieta de Serpa 

Dia 12 de agosto

17:30 Santa Missa e Novena de Nossa Senhora da Glórianta Missa e Novena 19:00         ConcertoMaria Luiza Corker e Bernardo Katz Duo Piano e Violoncelo.

 Dia 13 de agosto

17:30 Santa Missa e Novena de Nossa Senhora da Glória

19:00 Concerto Grupo Madrigal Cruz Lopes – Música no Museu 

Dia 14 de agosto

17:30 Missa Solene da Vigília da Assunção – Término da Novena

19:00 Show da cantora Elba Ramalhoelo – Palco. 

Dia 15 de agosto — Assunção de Nossa Senhora

06:00  Santa Missa

07:30 Santa Missa

10:00 Missa Solene a ser celebrada pelo Exmo. Revmo. Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo da Cidade do Rio de Janeiro

11:00 Peça Teatral sobre D. Pedro II – Cia de Teatro Julieta de Serpa

12:00 Santa Missa

13:00 Exposição da Relíquia de Nossa Senhora

14:00 Missa para os enfermos

15:00 Terço da Misericórdia

15:30 Banda  de Musica

16:30 Procissão com a Venerável Imagem pelos logradouros do bairro.

17:30 Retorno da Procissão-Missa Campal com  a participação  do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis                  

19:00 Santa Missa

20:00 Show “Nos Tempos dos Festivais” – Casa de Arte e Cultura  Julieta de Serpa

21:30 Santa Missa 

 

ALONDRA – A maestrina mexicana Alondra de la Parra é a atração do próximo concerto da Série Turmalina da Orquestra Sinfônica Brasileira na tarde do dia 2 de agosto,às 16h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Será uma tarde bem russa, isto é, um belo programa de obras de compositores russos promete ser um dos belos concertos da semana.No palco mais tradicional da cidade serão executadas a centenária Sagração da Primavera de Stravinsky,o Concerto nº3 Op.30 de Rachmaninov,que terá como solista o pianista russo Pavel Kolesnikov que também interpretará a Sonata para Piano nº4 Op.30 e Vers la Flamme,ambas obras de Scriabin.

Alondra estudou piano e violoncelo e com 13 anos decidiu que seria regente,é altamente talentosa e foi a primeira mulher mexicana a reger em Nova York,cidade onde nasceu,apesar de ter se mudado para o México com dois anos,voltando mais tarde para o centro cultural do mundo.

O solista estudou com o querido pianista russo Sergei Dorensky no Conservatório de Moscou e também com a pianista Maria João Pires em Bruxelas. Ingressos e informações: 2332-9191 e 2332-9005. 

NOVA VIDA – Dia 5,às 19h30 acontece mais um concerto da Série Instrumental Nova Vida,na Igreja Cristã Nova Vida em Botafogo com a presença do Atelier Jazz,com AC no sax ,André Rodrigues no baixo,Williams Mello na bateria e Marco Tommaso nos teclados. O formato Atelier foi concebidos pelos próprios artistas e consiste na apresentação musical de duas estéticas distintas,o Jazz Acústico e o Jazz Elétrico.Antes do concerto tem o sempre esperado bate papo com o músico,produtor e diretor Teo Lima,que sempre conversa com a platéia sobre música,e disso ele entende muito. Pode relaxar apreciando o concerto porque tem estacionamento no local, Rua General Polidoro 165. A entrada é franca, sempre lota e é melhor chegar cedo.

ÓPERA – A versão completa da ópera Suor Angélica de Giacomo Puccini e libreto de Giovacchino Forzano,será a atração do Projeto Ópera do Meio,realizado pela Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro e apresentado nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto,sempre ás 12h,para apenas 100 espectadores no Foyer do Theatro.

O elenco é totalmente feminino,formado pelas sopranos Marianna Lima, Gisele Diniz, Eliane Lavigne, Márcia Brandão e Eleonora Reys, as mezzo-sopranosVivian Delfini, Hellen Maximiliano, Katya Kazzaz e Beatriz Simões e as contraltos Daniela Mesquita,Andressa Inácio e Rejane Ruas acompanhadas ao piano por Eliara Puggina e ao órgão por Cláudio Ávila. O elenco que estará caracterizado com figurinos,tem como diretor teatral Rubens Lima Junior e diretor musical,o maestro Jésus Figueiredo. A direção geral é de Bruno Furlanetto. Ingressos a apenas R$ 5,00 e todas as informações : 2332-9191. 

MÚSICA NO MUSEU – A série apresenta no mês de agosto que chega concertos com violões,violinos,violoncelos e contrabaixos como destaque não esquecendo o piano,claro. Já no dia 1º,às 12h30,no Centro Cultural da Light,um dos mais tradicionais Duos do país,o Duo Milewski formado pelo violinista polonês Jerzy Milewski e pela pianista brasileira Aleida Schweitzer. No programa obras de Flausino Vale, Marlos Nobre,Almeida Prado,Villa-Lobos,W.Azevedo e Sequinha de Abreu. Dia 2,às 17h,no Clube Hebraica,apresentação de Daniel Ramam e convidados,com Tambores nativos, Didgeridoo, Kalimbas, Harpas, Violão, Baixo, Flautas nativas, Taças Tibetanas e de Cristal e Gongos. O título do programa,Paisagens Sonoras-Uma viagem pelos 5 Elementos através de seus respectivos instrumentos de poder e Cantos Sagrados, utilizados por diversas tradições como ferramentas de comunhão e cura espiritual.Dia 5,às 11h30,o tradicional concerto de domingo no Museu de Arte Moderna, MAM,apresenta a voz de Angela Carvalho e o piano de Claudio Vettori,com páginas de óperas de Puccini e Verdi.Dia 4,às 12h30,na Biblioteca Nacional,recital do violonista Marcos Brito,dedilhando obras de Bach,Villa-Lobos,João Pernambuco e Ernesto Nazareth. Dia 5,às 12h30,no Museu da República,concerto do Coral da Neoenergia regido por Eduardo Morelenbaum e Grupo Vocal Bate-Boca com direção de Deco Fiori,cantando clássicos brasileiros. No mesmo dia 5,às 18h,no Rio Design Leblon,Villa-Lobos in Jazz,com programa Bach e Villa-Lobos. Dia 6,às 12h30 no Centro Cultural Banco do Brasil,Duo Sanchez-Botelho formado pelo violinista Márcio Botelho e Tony Botelho no contrabaixo.No programa obras de Bach,Vivaldi,Sérger e Radamés Gnattali.

OPES – A Academia Juvenil da Orquestra Petrobrás Sinfônica encerra hoje as inscrições para a seleção de novos alunos, especificamente nas vagas de violino e violoncelo. As inscrições podem ser feitas pelo site do conjunto http://petrobrasinfonica.com.br/academia-juvenil/audicoes2014/

A audição externa será no dia 02 de agosto, na sala da Opes na Fundição Progresso,onde os alunos deverão apresentar uma peça de livre escolha elam de fazer a leitura rítimica e melódica de uma partitura simples apresentada pela banca de profissionais da orquestra. Boa Sorte! 

Dica da semana -  fenomenal Yuja Wang executando o Concerto nº3 de Rachmaninov

Tags: coluna, JB, maior, música, nobre, sol

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.