Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2014

Sol maior

Agenda da semana de 24 a 31 de julho

Maria Luiza Nobre

Semana bem morna de emoções, música de câmara com grupos da cidade,festivais de inverno finalizando seus concertos e todos esperando soprano carismática que chega ao Rio de Janeiro no próximo agosto. Sempre na dúvida? Clica na foto e escuta o melhor da música clássica,relaxa e as idéias ficam mais claras. 

OSB – No próximo dia 27 de julho, às 11h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro,será realizado mais um Concerto da Juventude com a OrquestraSinfônica Brasileira. A regência é do maestro Roberto Duarte, e o evento será uma viagem musical à Rússia com a execução de obras de compositores expressivos daquele país,como Khachaturian,Prokofiev, Korsakov e Tchaikovsky. No programa estarão as peças “Masquarade”, marcha da ópera “O amor das três laranjas”,“Procissão dos Nobres” da ópera-ballet “Mlada”, e “Marcha Eslava”. O Coro de Crianças da OSB,hoje formado por 60 integrantes entre 8 e 16 anos, fará a abertura do concerto com a regência do maestro Julio Moretzsohn. Lembramos que os ingressos estarão à venda a somente R$1,na bilheteria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,uma hora antes do início do concerto. Para os que não sabem o local tem acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção na entrada lateral,na Avenida Rio  Branco. Para qualquer informação basta ligar para o Theatro: 2332-9191 e 2332-9005. 

JOCY – A compositora Jocy de Oliveira lança no dia 29 às 19h30,com um evento multimídia,no Oi Futuro do Flamengo,o seu mais recente livro Diálogo com Cartas. Informações: 3131-3060. Para quem estiver em São Paulo outra oportunidade de ir à noite de autógrafos de Jocy,no dia 6 de agosto, às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. 

MINAS GERAIS  - Para quem estiver em Juiz de Fora,Minas Gerais, um excelente programa é assistir ao concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais,no concerto de encerramento do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga,no dia 27,às 20h30,no Cine-Theatro Central. O concerto será uma homenagem ao compositor Richard Strauss que completaria 150 anos esse ano,estará sob a batuta do atual diretor musical e regente titular do conjunto,o maestro paulista Fabio Mechetti e terá como solista convidado o trompista húngaro Szabolcs Zempléni. No programa a Abertura de Don Giovanni  K-527 de Mozart,Concerto para trompa nº 1 em Mi bemol Maior op. 11 e Don Juan op.20,ambas obras de Richard Strauss. Precisando de informações é só visitar o site da orquestra: www.filarmonica.art.br 

MÚSICA NO MUSEU I – A partir de agora,a Série Música no Museu terá mensalmente um de seus programas exibido pela TV Universitária. Para a estréia a atração escolhida foi a Camerata Assis Brasil com transmissão no dia 27,às 21h. As outras três repetições serão dias 30 às 20h; dia 31 às 18h e dia 1º de agosto às 23h30. 

CABO FRIO – Para os leitores que estiverem em Cabo Frio,uma boa opção é assistir ao recital da Série Jovens Pianistas,dia 2 de agosto às 20h, no Teatro Municipal de Cabo Frio,com o pianista Rogério Tutti,nascido em Bauru,São Paulo. No programa os Doze Estudos para Piano op.10 de F.Chopin e os Seis Grandes Estudos para Piano Paganini-Liszt de F.Liszt. O recital será com entrada franca. 

CANDELÁRIA -  O Projeto Candelária apresenta mais um concerto no dia 27, às 16h,na Igreja da Candelária com a Banda Musical de Concerto Santo Amaro e a Banda do Colégio Estadual Eliza Maria Dutra, tendo como regente Almir José da Silva. Programa Vivaldi,Bach,Folclore inglês e John Newton. A entrada é franca e informações: 2233-2324. 

BACHIANA – A Orquestra de Câmara da Cia.Bachiana Brasileira faz concerto dia 27,às 18h,na Lona Cultural Municipal João Bosco,com entrada franca. Informações: 2482-4316.

MÚSICA NO MUSEU II – A sériediária de concertos apresenta hoje,às 12h30,na Casa de Rui Barbosa,Luiz Bonfim,voz e a pianista Regina Lacerda,fazendo um programa com obras de Gluck, Rossini, Verdi, Puccini e Bizet. Dia 25,às 12h30,no Museu Histórico Nacional,recital do violonista André Trindade,dedilhando páginas de Villa-Lobos,Nonato Cruz e Garoto.

Dia 26,às 18h,no Palácio São Clemente,Consulado de Portugal,será a vez do grupo Amadeus e Os Pequenos Mozart. No programa obras de Bach e Mozart.Dia 27,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,apresentação do Coral Seresta,cantando os Clássicos Brasileiros. Dia 28,às 18h,na Casa de Cultura Laura Alvim,recital da violinista Carol Panesi e do pianista Salomão Soares executando Villa-Lobos e Luiz Gonzaga. Dia 29,às 15h,no Museu Ciência e Vida de Duque de Caxias,Grupo Elite Musical e Clássicos Brasileiros. Dia 30,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,recital do pianista Cláudio Vettori. No programa obras de Beethoven e Mozart. Todos os concertos são com entrada franca.  

DIDONATO - Chega ao Rio de Janeiro no próximo mês de agosto, a mezzo-soprano Joyce Didonato que tanto encantou a platéia carioca. Vem com o pianista David Zobel para o recital no Theatro Municipal,na Série Dell’Arte Concertos Internacionais,dia 28 de agosto às 20h30. Informamos desde já  que os ingressos já estão acabando. Informações: 4002-0019.

Dica da semana - Para celebrar a vida, o melhor da Sinfonia nº 3, a "Organ" de Saint-Saëns

 

 

Tags: coluna, JB, Luiza, Maria, nobre

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.