ASSINE
search button

Theatro Municipal anuncia programação para o 2º semestre de 2014

Compartilhar

A Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura do RJ, anunciou os seus eventos para o  segundo semestre de 2014 que levam esse ano especialmente a assinatura do maestro Isaac Karabtchevsky, atual responsável pela programação artística da casa.

De 22 de agosto a 28 de dezembro várias atrações subirão ao palco da mais tradicional e importante casa de concertos da cidade e segundo o maestro Karabtchevsky, “Em 2014, conseguimos realizar um concurso para o preenchimento da maioria das vagas para a Orquestra Sinfônica, o Ballet e o Coro do nosso Theatro. Considero esta minha primeira prioridade. Em relação à programação, tivemos o ballet La Bayadère e continuaremos com as apresentações da Ópera do Meio-Dia, com enorme sucesso de público. Em agosto teremos a ópera Salome, em comemoração aos 150 anos de nascimento de Richard Strauss e, encerrando a programação, o ballet O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, com coreografia recriada por Dalal Achcar”. 

Serão várias récitas de óperas, balés e um concerto com projeção de filme, tudo informado pela coluna, com a programação completa até o final do ano, para os leitores fazerem as suas melhores escolhas. Lembramos que todas as informações assim como compra de ingressos poderão ser obtidas no próprio Theatro Municipal do Rio de Janeiro,na Praça Floriano s/nº,no Centro ou a opção de ligar para (21)2332-9191. 

SALOME

Ópera de Richard Strauss 

A ópera tem um ato e o libreto é de Hedwig Lachmann,baseada na peça homônima do inglês Oscar Wilde,que por sua vez é inspirada em passagens dos Evangelhos de São Mateus e de São Marcos. 

Dias 22, 23, 27 e 29 de agosto às 20h

Dia 24 de agosto às 17h 

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Solistas- Cristina Baggio, Licio Bruno, Ricardo Tuttmann, Carolina Faria,

               Ivan Jorgensen e Homero Velho

Solista Especialmente Convidada - Eliane Coelho

Direção de Cena - André Heller-Lopes

Regência - Silvio Viegas 

O GAROTO

Concerto com projeção do filme com música e direção de Charles Chaplin 

Série Música & Imagem 

Este clássico foi o primeiro longa-metragem de Charles Chaplin,lançado em 1921,dirigido e produzido pelo próprio autor,que também compôs as músicas, uma verdadeira lenda viva. Será realizado um concerto com a projeção do filme, cuja cópia será fornecida pelo instituto alemão European Filmphilharmonic. 

Dia 13 de setembro às 16h

Dia 14 de setembro às 17h

Dias 16 e 18 de setembro às 20h 

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Regência - Tobias Volkmann 

COPPÉLIA

Balé com música de Léo Delibes

Coreografia de Enrique Martinez 

Considerado como um dos balés mais populares do mundo e presença sempre obrigatória no repertório das grandes companhias clássicas, Coppélia foi coreografado originalmente por Arthur Saint-Leon, que também assinou o libreto com Charles Nuitter.Um dado interessante é que foi o primeiro grande baléclássico a incluir danças folclóricas como polcas,mazurcas e czardas,escolhidas pelo próprio Delibes,autor da partitura,com o intuito de  dar mais realismo à obra. 

Dias 09, 10, 11, 15, 16, 17 e 18 de outubro, às 20h

Dias 12 e 19 de outubro, às 17h 

Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Direção artística: Dalal Achcar

Cenários e figurinos - José Varona

Coreografia -Vaslav Nijinski

Regência - Tobias Volkmann 

MADAMA BUTTERFLY

Ópera de Giacomo Puccini 

Libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa 

Ópera escrita em três atos conta a história de um tenente da marinha que se apaixona por uma gueixa.A estréia foi em 1904 no Teatro alla Scala em Milão,e tem o libreto baseado na peça do norte-americano David Belasco, que por sua vez se inspirou numa história escrita pelo advogado também norte-americano John Luther Long. 

Dias 26, 28 e 29 de novembro às 20h

Dias 02, 04 e 05 de dezembro às 20h

Dias 30 de novembro e 07 de dezembro às 17h 

Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Participação de solistas convidados

Direção de Cena - Carla Camurati

Regência - Isaac Karabtchevsky 

O QUEBRA-NOZES

Balé com Música de Piotr Ilitch Tchaikovsky

Coreografia de Dalal Achcar com base na criação original de Marius Petipa e Lev Ivanov 

Em várias partes do mundo já é uma tradição muito esperada no mês de dezembro a apresentação do belíssimo balé O Quebra-Nozes,obra de uma popularidade extremamente fascinante,a partir do encontro do conto de Alexandre Dumas com a música de Tchaikovsky e a coreografia original deMarius Petipa e Lev Ivanov,nessa versãolindamenterecriada por Dalal Achcar

Dias 13, 17, 18, 19, 20, 26 e 27 de dezembro às 20h

Dias 14, 21 e 28 de dezembro às 17h 

Ballet,Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Regência: Silvio Viegas 

Boa Temporada!