ASSINE
search button

Agenda de 17 a 23 de julho

Compartilhar

Semana muito tranquila, até demais e diria com muita saudade das estrelas que passaram como meteoros na semana passada. Tivemos o máximo do esplendor sonoro com o maestro Dudamel e a orquestra Sinfônica Simon Bolivar,com o carisma de Plácido Domingo,a magia de Lang Lang e a realização de Fernando Bicudo.Vamos torcer para que novos ventos tragam logo mais emoções musicais para a cidade,sempre maravilhosa. Como sempre clica na foto é a emoção de ouvir o melhor da música clássica.

FESTIVAIS I – Inverno é a estação dos festivais importantes aqui no Brasil e especialmente nos festivais de Petrópolis e Friburgo realizados pela Dell’Arte. O Festival de Inverno de Nova Friburgo,cidade charmosa, já está em sua 12º edição e será realizado de 17 a 27 de julho. A abertura será no dia 17 de julho às 19h30 no Teatro do Nova Friburgo Country Clube com as cenas principais da ópera “La Bohème” de Puccini apresentadas pelas sopranos Marianna Lima e Michele Menezes, pelo tenor Ivan Jorgensen, pelo barítono Ciro d’Araújo e pelo pianista Mateus Araujo,todos dirigidos pelo festejado Lauro Gomes. No dia seguinte,aproveitando a energia do canto lírico,às 19h30,no mesmo Teatro do Country Clube,novo concerto dessa vez apresentando “As Mais Belas Canções Napolitanas” concerto dirigido também por Lauro Gomes que convidou o tenor Ivan Jorgensen,o barítono Ciro d’Araújo, e o pianista Mateus Araujo para traduzirem as páginas do canto italiano. O apoio é da Prefeitura de Nova Friburgo e a produção local é da tradicional Múltipla Cultural.

Já o 14º Festival de Inverno de Petrópolis irá do dia 18 até 27 de julho e o encerramento também será com o mesmo grupo de Lauro Gomes. Para os admiradores do canto agendem a data de 26 de julho,às 20h30 para o concerto de encerramento do festival,no Teatro Municipal Dom Pedro com as cenas da ópera “La Bohème” de Puccini com os mesmos cantores que atuarão no Festival de Nova Friburgo.Informações sobre a programação na Dell’Arte:4002-0019.

FESTIVAIS II – O Festival Vale do Café é uma experiência diferente com concertos realizados em igrejas, centros culturais, fazendas históricas além de praças públicas. São vários concertos de música clássica e popular do dia 7 a 27 de julho, oferendo também cursos de música.Para todas as informações: www.festivalvaledocafé.com 

FESTIVAIS III – O mais importante festival do continente é o Festival de Inverno de Campos do Jordão, realizado na belíssima cidade na serra paulista,de 5 de julho a 3 de agosto,com inúmeros concertos, músicos importantes tanto no cenário nacional como no internacional,recitais de música de câmara,concertos ao ar livre na famosa Praça Capivari,e na Igreja da mesma praça, no belíssimo Auditório do Festival,no Palácio de Campos do Jordão e finalizando o festival com concerto na deslumbrante Sala São Paulo,ótima realização da arquitetura na capital paulista, aliás um orgulho para São Paulo e para o Brasil.Vale conferir as informações de todos os eventos: www.festivalcamposdojordao.art.br                                                                     

MÚSICA NO MUSEU – Continuando com concertos gratuitos  e diários a Série Música no Museu apresenta dia 18,às 15h,no Centro Cultural Justiça Federal o recital da soprano Anne Meyer e da pianista Erika Machado com um programa de clássicos brasileiros. Dia 19,às 17h,na Hebraica-Rio, Coral Bomtempo também tendo no programa os clássicos brasileiros. Dia 20,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,Abstrasom e regente Marcelo Saldanha. 

Dia 22,às 12h30 no Centro Cultural Light,Coral Vozes do Outono e regente Cleia Gonçalves com programa de clássicos brasileiros. Dia 23,às 12h30 no Centro Cultural banco do Brasil, duo formado por Anderson Alves, piano e Aleska Henriques, violoncelo.Obras de Villa-Lobos, Bach e Pixinguinha. 

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica faz duas apresentações,a primeira será dia 18, às 16h, no já tradicional Ensaio Aberto na  Fundição Progresso,

com entrada franca e retirada de senha a partir das 15h. A segunda é dia 19,às 18h30,na Igreja Nossa Senhora da Glória,no Largo do Machado,na Série Mestre Athayde IV,com concertos gratuitos nas igrejas. A Orquestra de Sopros da Petrobrás Sinfônica será regida por Sammy Fuks,nos dois concertos. No programa obras de Strauss e Mario Tavares. Os eventos serão com entrada franca,e para todas as informações para a  Fundição Progresso:2220-5070 e para a Igreja Nossa Senhora da Glória:2225-2869.

PLANETÁRIO – No próximo sábado,dia 19,às 16h,tem música clássica no Planetário da Gávea com a Série Música Clássica nas Estrelas apresentando duas horas de vídeoconcertos enfocando os compositores Brahms,Cesar Franck e Erbesto Nazareth. O projeto é uma parceria entre o Planetário e a AMAGAVEA. Para informações e ingressos: 2274-9972.

Dica da Semana é para relaxar: piano a quatro mãos por Lang Lang e Martha Argerich