ASSINE
search button

Música clássica - agenda de 20 a 25 de junho

Compartilhar

Semanas mornas até o final da Copa do Mundo com pouca música,mas mesmo assim a coluna sugere obras para os leitores escutarem. Pianista brasileiro chega da Rússia e corpos estáveis se apresentam no Municipal. Saiba mais, dê uma olhadinha na coluna, e clique na foto, o melhor da música clássica sempre está na Dica da Semana. 

Maestro Lorin Maazel cancela concertos no Rio 

A Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira informa ao seus assinantes e seu público o cancelamento do Ciclo Mozart-Tchaikovsky que seria realizado no mês de agosto,com três concertos,na Cidade das Artes,na Temporada de 2014. O Maestro Lorin Maazel teve que se afastar dos palcos nas últimas semanas,inclusive levando-o a declinar da direção musical da Orquestra Filarmônica de Munique,na Alemanha. A coluna reproduz abaixo o comunicado oficial do Maestro Lorin Maazel. 

Nas últimas semanas, o Maestro Lorin Maazel, que tem três concertos agendados com a OSB em agosto, foi compelido a interromper suas atividades de regência por motivos de saúde. Embora ansioso por retomar sua agenda de apresentações com a maior brevidade possível, Maazel foi categoricamente aconselhado pelos médicos a não colocar em risco sua recuperação retornando ao trabalho tão cedo. Assim, o Maestro decidiu, com grande pesar, cancelar seus compromissos até segunda ordem.

A inevitável necessidade de cancelar suas apresentações no Rio de Janeiro é motivo de desapontamento para Lorin Maazel por conta de sua expectativa em fazer música mais uma vez com os instrumentistas da OSB, para o público de uma de suas cidades favoritas. O Maestro espera ter condições para realizar plenamente esses concertos em algum momento no futuro.

A OSB informa que o público que havia garantido os bilhetes para as apresentações será ressarcido. Para maiores informações,deixamos o telefona da Fundação OSB: 2505-8383.

Desejamos de todo coração que o Maestro Maazel se restabeleça o mais rápido possível,amigo da coluna e reconhecido como uma das maiores batutas da atualidade.  

THEATRO – O Theatro Municipal do Rio deJaneiro programou  o Concerto Brasileiro no próximo dia  21 de junho às 20h,com o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,reunidos no mesmo palco onde apresentarão Três Momentos Sinfônicos de Renato Goulart, Frevo da Sinfonia nº2 de Ernani Aguiar, Maracatu de Chico Rei de Francisco Mignone e o Choros nº10 de Villa-Lobos. A regência será de Helder Trefzger, titular da Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo. Ingressos e informações: 2332-9191  

RÚSSIA – O pianista brasileiro André Signorelli chegou de duas semana na Rússia,mais precisamente em Moscou, onde foi fazer uma visita aos grandes centros musicais daquela capital. Entre seus compromissos visando o aperfeiçoamento na arte de seu instrumento,o piano, teve a rara oportunidade de ser recebido para contatos e aulas individuais com Maria Gambaryan, Galina Minsker e Andrey Pisarev. Sua experiência na capital russa será traduzida nas suas classes na Faculdade de Música do Espírito Santo,onde leciona.A FAMES sempre investe no melhor de seus professores,e no caso de Signorelli custeou a bolsa de estudos para a tão positiva viagem. 

MÚSICA NO MUSEU –  Junho é o mêsde homenagear a voz na série que apresenta hoje, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal a soprano Anne Meyer e a pianista Erika Machado. No programa obras de “Mulheres compositoras e suas músicas" como Chiquinha Gonzaga, Marisa Rezende e peças compostas por mulheres. Dia 21,às 11h30 no Parque das Ruínas Santa Teresa, Abstrassom com regência de Marcelo Saldanha cantando os clássicos brasileiros. Dia 22 às 11h30 no Museu de Arte Moderna, Coral Seresta, também cantando os clássicos brasileiros. Dia 25,às 12h30 no Centro Cultural Banco do Brasil, na sala 406.recital da soprano Anne Meyer e do pianista Rafael Simonaci com programa Villa-Lobos. 

OBRAS – A colunista sempre pensa nos leitores que por qualquer motivo não podem sair de casa, mas que precisam e gostam de ouvir música clássica. Quanto digo precisam me refiro ao bem estar e o alto astral que é sentido após ouvir Vivaldi, por exemplo, eleva o espírito e tira a tristeza, podem ter a certeza. A sugestão pode até parecer longa,mas fica a lista a curto ou longo prazo, para os leitores com obras expressivas da literatura musical. 

BACH – Concertos para 1,2,3 e 4 pianos 

BEETHOVEN – Concertos 1,2,3,4 e 5

                            Sonatas para Violino e Piano

                            Sonatas para Violoncello e Piano 

BRAHMS – Concertos 1e 2 

BRAHMS – Sonatas para Violino e Piano

                     Sonatas para Violoncello e Piano

                     Trios para Piano,Violino e Violoncello

                     Quartetos para Piano,Violino,Viola e Violoncello

                     Quinteto para Piano,Violinos,Viola e Violoncello

                     Sinfonia nº1 

RACHMANINOV – Sonata para Violoncello e Piano

                                  Concerto para Piano e Orquestra nº2 e 3

Sei que os leitores vão gostar. 

Dica da Semana - quatro pianos com super pianistas e uma orquestra de câmara com o melhor das cordas no planeta