Jornal do Brasil

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014

Sol maior

Agenda: maestro Dudamel vem ao Rio

Maria Luiza Nobre

Semana bem rallentando em concertos na cidade,onde os pensamentos estão ligados aos jogos da Copa do Mundo. Mesmo assim com poucos eventos de música a cidade segue sem parar e para os leitores a novidade da vinda de grande estrela da regência na atualidade. Quer saber mais? Lê a Sol Maior ouvindo o melhor da música clássica. 

DUDAMEL – A coluna informa a vinda da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar e sua estrela maior,o maestro Gustavo Dudamel,que está na 15ª temporada como diretor artístico do conjunto,com concerto agendado para o próxima dia 10 de julho às 20h30 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro,na Série Dell’Arte. Estarão ni palco do Municipal 200 músicos super catismáticos e vibrantes oriundos do maior programa da Venezuela,o famoso El Sistema criado pelo queridíssimo maestro Antônio Abreu. No programa a célebre Sinfonia nº 9 de Gustav Mahler. Os ingressos já estão sendo vendidos e maiores informações: 4002-0019.

 OSB – O Quinteto de Sopros da OSB será o convidado da Série Cidade das Artes.onde fará concerto no dia 14 de junho às 16h,na Sala de Música de Câmara da Cidade das Artes. O conjunto é formado pela flautista Clara Martinez, oboísta Jorge Postel Pavisic, clarinetista Whatson Cardozo, trompista Thiago Rodrigues e fagotista Luiz Felipe Destéfano Pérez. No programa o Quinteto de Sopros op.43 de Carl Nielsen, Seis Bagatelas de György Ligeti,Quinteto nª2 em Mi Bemol Maior op.88 de Anton Reicha e Summer Music op.31 de Samuel Barber.Os ingressos já estão à venda na bilheteria da Cidade das Artes ou informações: 4003-2051.

BALLETS – Para os amantes da grande dança a Della’Arte preparou três apresentações com o melhor da dança clássica com a visita de célebres companhias estrangeiras,todos com suas sapatilhas no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,mostrando a exuberência da arte. Repetimos a informação da nossa coluna do dia 9,com as datas para os leitores agendarem suas preferências. 

COMPAÑÍA ANTONIO GADES

FUEGO 

Dia 28 de setembro às 16h

Theatro Municipal do Rio de Janeiro 

A companhia foi criada para manter o legado do ícone do  flamenco, homenageando o 10º aniversário de morte do grande bailarino e diretor espanhol. FUEGO será o espetáculo escolhido e montado para a turnê, inspirado no ballet El Amor Brujo de Manuel de Falla,concebido por Antonio Gades e Carlos Saura, estreado com sucesso no Théâtre du Châtelet em Paris em 1989.

 BALLET DO TEATRO MARIINSKY – KIROV

LE CORSAIRE 

Dia 13 de novembro às 20h30

Theatro Municipal do Rio de Janeiro 

Considerado como um dos mais expressivos e famosos ballets do repertório clássico, LE CORSAIRE tem música de Adolphe Adam e coreografia de Mazilier. Sua estréia foi no Théâtre Imperial de l’Opéra de Paris em 1856,dois anos mais tarde sendo levado aos palcos de São Petersburgo com coreografia de Jules Perrot modificada por Petipa. Esta nova formatação foi decisiva para tornar LE CORSAIRE um dos maiores sucessos do Ballet Mariinsky. 

BALLET DO TEATRI MARIINSKY – KIROV

GRANDE GALLA 

Dia 16 de novembro às 16h

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A GRANDE GALLA é um espetáculo  que reúne expressivos momentos da arte coreográfica,começando com a célebre Chopiniana, conhecida também como Les Sylfides,com coreografia de Mikhail Folkine. Na segunda parte O Espectro da Rosa e A Morte do Cisne,ambos assinados pelo mesmo coreógrafo. Encerrando a noite um Divertissement onde se destaca o Grand Pas de Don Quixote.

Todas as informações  Dell’Arte: 4002-0019 ou dellarte.com.br/danca 

OPES – A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica tem concerto marcado para o próximo dia 14, às 16h, no Salão Leopoldo Miguez na Escola de Música da UFRJ com regência de Felipe Prazeres tendo como solistas os oboístas Pedro Bayer e José Junior. A Sinfonia nº29 de Mozart,Petrópolis da Minha Infância de Guerra-Peixe,a Elegia para Cordas de Tchaikovsky e o Concerto para 2 Oboés de Vivaldi serão as obras escolhidas para a apresentação que será com entrada franca. Informações: 2262-8742. 

MÚSICA NO MUSEU – Trechos de óperas, clássicos brasileros e europeus fazem parte da programação da Série Música no Museu do mês junho,como é tradição homenageando a voz. Dia 13 às 15h,no Centro Cultural, apresentação do Coral da Firjan e regência de Eduardo Morelenbaum e do Coral da Universidade Cândido Mendes com regência de Eduardo Feijó. No programa clássicos brasileiros. Dia 14 às 17h,no Clube A Hebraica, Grupo Cantada e regência de Bianca Malafaia também cantando os clássicos brasileiros. Dia 15 às 11h30,no Museu de Arte Moderna,recital de Luiz Bomfim,voz e Regina Lacerda,piano com obras de Gluck, Rossini,Verdi,Puccini e Bizet. Dia 16 às 20h,no Iate Clube do Rio de Janeiro,pianista Arthur Villar tocando Bach,Chopin,Liszt e Beethoven.

Como sempre lembramos os concertos são realizados com entrada franca.

Dica da semana - a célebre Sonata Kreutzer de Beethoven para violino e piano

 

Tags: coluna, JB, maior, nobre, sol

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.