Jornal do Brasil

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014

Sol maior

Violinista Sarah Chang se apresenta noRio

Maria Luiza Nobre

Semana  super  agitada como a coluna adora, célebre  violinista  faz recital, maestro brasileiro retorna ao Rio,outra violinista toca em raro instrumento, festival internacional chega aos concertos finais e a cidade que está sendo a capital mundial da harpa agora se prepara para receber o futebol. Sempre o Rio de Janeiro,onde tudo acontece com um glamour diferente. Muita informação? Clica na foto e ouve o melhor da música clássica.

Na foto, a violinista Sarah Chang e o maestro Marcelo Lehninger
Na foto, a violinista Sarah Chang e o maestro Marcelo Lehninger

CHANG – O recital mais esperado da semana é o da Série Dell’Arte Concertos Internacionais do dia 4 de junho,às 20h30,quando subirá ao  palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, uma das maiores violinistas da atualidade,a norte-americana Sarah Chang.Filha de pais coreanos a seríssima criança prodígio já aos 8 anos,teve a sorte de tocar com a Filarmônica de Nova Iorque regida pelo maestro Zubin Mehta,e desde então encantou as platéias do planeta se tornando uma das mais cativantes e geniais musicistas da atualidade.Chang foi nomeada em 2011 como Embaixadora Artística dos Estados Unidos e em 2006 foi eleita uma das “20 Mulheres Top” pela revista Newsweek. Outro dado interessante é que Sarah usa um violino Guarnieri del Gesù de 1717 além da variedade de arcos,todos franceses. Para o recital do dia 4,a artista contará com o  pianista Julio Elizalde que apresentarão juntos o Cantábile op.17 de Nicolo Paganini, a Chacona em Sol Menor de Tomaso Vitali,a Suíte deWest Side Story de Leonard Bernstein e a Sonata nº2 para Violino e Pianoem Ré Maior op.94 de Sergei Prokofiev. Informações: 2332-9191.

LEHNINGER – O maestro brasileiro Marcelo Lehninger chegou ao Rio de Janeiro,cidade onde nasceu,como convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira para reger o concerto da Série Ametista,do dia 31,em horário especial das 21h30,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na coluna Sol Maior de ontem,o maestro  respondeu  nossas  tradicionais  perguntas  do Conversando.com, onde fala de suas convicções sobre política musical e gestões de orquestras.Após ter regido a violinista Sarah Chang nos Estados Unidos e ter viajado para a Ásia com a Orquestra Sinfônica de Boston,onde é regente associado,Lehninger divirá o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a violinista russa Alexandra Soumm que se apresentará com um violino Guadagnini de 1785 que pertenceu ao violinista grego Leônidas Kavakos. No programa As Hebridas de Mendelssohn,o Concerto para Violino nº1 em Sol menor de Bruch e a Sinfonia nº4 em Ré Menor de Schumann. Informações e ingressos: 2332-9191 e 2332-9005.

SAV – A Sociedade Artística Villa-Lobos de Petrópolis teve sua fundação em 1970, pelas mãos de Mariuccia Iacovino,Arnaldo Estrela e Loudes Tornaghi. Para comemorar os 44 anos de atividades com mais de 480 concertos realizados,convidou para o concerto do dia 31,às 17h,no Theatro D.Pedro,em Petrópolis, o Angela Diel Trio,formado pela mezzo-eoprano Angela Diel,o pianista Ney Fialkow e o violista Renato Bandel. Para maiores informações e ingressos: (24)2235-3833.

NOVA VIDA – A SérieInstrumental Nova Vida apresenta um novo encontro no dia 3 de junho,às 19h30 na Nova Vida de Botafogo,rua General Polidoro 165,com estacionamento no local. Para esse agradável concerto o convidado será Gabriel Grossi,considerado um dos maiores representantes da harmônica. O artista tem sete discos lançados como instrumentista e como compositor,recebendo como gaitista os melhores elogios de Mauricio Einhorn,seu antigo professor. A entrada é franca e informações: 2541-0922.

BANDA – A excelente Banda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro comemora com um concerto o aniversário da Corporação no próximo dia 28 de maio, às 18h30,na Igreja da Candelária com a apresentação de dois regentes,o 1º Tenente PM Músico Ronalde Ribeiro de S.Junior e o 1º Tenente Emanuel Ribeiro de Sena. O concerto é com entrada franca e informações:2233-2324.

JOCY – O lançamento do livro Diálogos com Cartas da compositora Jocy de Oliveira,com a correspondência inédita com copositores expressivos do século XX,será no próximo dia 29 de julho,no Oi Futuro.

CAMERATA – A Camerata Dias Gomes faz um concerto di 1º de junho,às 19h30,na Basílica Santa Teresinha do Menino Jesus,na Rua Mariz e Barros 354 na Tijuca.O conjunto é formado pelos violinistas Ivan Scheinvar (spalla), Sonia Katz, Arthur Pontes, Ulisses Nogueira, Rodolpho Ennser, Milena da Mata, violistas Francisco Pestana, Luciana Garrido, Cecília Mendes,violoncelistas Hudson Lima, Denise Emmer, Marcos Rangel ,contrabaixista Fábio Silva,teclado Catherine Henriques e regente Alexandre Schubert. No programa obras de Vivaldi,Bach.Alexandre Schubert,Ernani Aguiar,Ernesto Nazareth e Villa-Lobos.A entrada é franca.

ELIZETHÍSSIMA – Alaíde Costa e Áurea Martins,duas grandes cantoras,estarão juntas no mesmo palco homenageando Elizeth Cardoso em espetáculo com roteiro de Hermínio Bello de Carvalho,de hoje a 1º de junho,às 19h,no Centro Cultural dos Correios,no Centro. Ingressos no local

Na dica da semana, a violinista Sarah Chang tocando o Concerto de Brahms

Tags: agenda, coluna, concerto, cultura, música, violino

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.