Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Setembro de 2014

Sol maior

Agenda da semana: ópera ao vivo e agradável série em Botafogo

Maria Luiza Nobre

Semana aquecendo os acordes, mas enquanto abril não chegar, as emoções não serão tão fortes. Nova série de concertos, livraria no centro fazendo eventos culturais, ópera ao vivo e série muito agradável em Botafogo. 

A coluna conta tudo sobre os eventos da semana e, para ter mais prazer na leitura, basta clicar na foto, o fundo musical é de primeira, a coluna garante.

NOVA VIDA - A Série Instrumental Nova Vida é o charme de Botafogo sempre apresentando um happy hour bem agradável. Para o próximo dia 1º de abril, de verdade, às 19h30, na Nova Vida em Botafogo, a presença esperada é de Fernando Moura & Ary Dias. 

Moura é um instrumentista com formação erudita, criador de temas, vinhetas e trilhas para TV e cinema, tendo trabalhado com artistas de Moraes Moreira a Marisa Monte. Já Ary é baiano e trabalhou com Gilberto Gil, Jorge Ben Jor e Rita Lee, e foi um dos fundadores do Conjunto de Música Contemporânea da Universidade Federal da Bahia. 

O duo foi formado,vários concertos, e segundo o compositor e maestro Antonio Adolfo, “ Um tipo de música feita assim, com essa riqueza, transcende... um estilo se funde com o outro e tudo pode acontecer.” 

O concerto será com entrada franca, na Nova Vida, rua General Polidoro 165,em Botafogo,com estacionamento no local e para maiores informações: 2541-0922.

LA BOHÈME – A ópera La Bohème de Giacomo Puccini é a mais encenada da história do Metropolitan Opera House, e no próximo dia 5 de abril, às 13h55, será exibida mais uma vez,e ao vivo,diretamente do MET de Nova Iorque pela rede UCI de cinemas,fazendo parte da atual temporada daquele teatro americano. No Rio de Janeiro os locais de exibição são UCI New York City Center e UCI ParkShopping Campo Grande. 

Informações: NYCCenter -2461-1818 e Campo Grande- 2461-1107.

ÁUSTRIA – O evento 15 X Áustria é uma parceria com a  Embaixada da Áustria,com eventos no Rio de Janeiro e uma programação gratuita com concertos, exposições e filmes, tudo realizado na Cidade das Artes na Barra da Tijuca. Continuando os eventos da semana passada, estão programados para o dia 29 de março, às 20h ,mais um concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a pianista Marialena Fernandes. No programa a Abertura La Clemenza di Tito, K.621,e o Concerto para piano e Orquestra K.595 em Si Bemol Maior,obras de W.A.Mozart. Completando o programa a Sinfonia nº 94 em Sol maior “Surpresa” de J.Haydn . Dia 30, às 18h, no mesmo local,será a vez de um recital a quatro mãos,com o duo de pianistas Marialena Fernandes e Ranko Markovic,com programa Seis Peças de A.Schönberg, Algumas Valsas Curtas de W.Rihm, Seis Peças de S.Rachmaninov, Sinais de Dança Op.218 de J.Strauss Sen e A Bela Adormecida,Suíte Op.61ª de P.Tchaikovsky. 

Os concertos serão com entrada franca e informações: 3326-0780.

LIVRARIA CULTURA – Um lugar muito agradável é a Livraria Cultura, da rua Senador Dantas,onde era o Cine Vitória. O local  tem um teatro,o Eva Herz,que atualmente apresenta Silêncios Claros,textos de Clarice Lispector,com récitas até o dia 30 de abril, às terças e quartas-feiras às 19h30. Como o local é aconchegante e pequeno, maiores informações:  3916-2600.

LEBLON – Hoje é a abertura da Série Aliansce, nova série de concertos da empresa Aliansce,de shoppings centers,em parceria com a Orquestra Petrobrás Sinfônica. Os concertos serão realizados em vários shoppings da cidade,com apresentações gratuitas ao longo do ano. Para o concerto de abertura, hoje às 20h , no Shopping Leblon, no 1º piso,a orquestra estará sob a a batuta do maestro Isaac Karabtchebsky, diretor artístico e regente titular da OPES. No programa de hoje, obras de W.Mozart,J.Strauss,Villa-Lobos,Guerra Peixe,entre outros.

Para Renato Rique,fundador e presidente da Aliansce, “A Série Aliansce é uma oportunidade de se emocionar com uma orquestra que é referência nacional no cenário da música clássica, marcada pela crescente evolução, excelência e inovação”.“É um prazer oferecer a força sinfônica e o refinamento da Orquestra Petrobras Sinfônica para apreciação do nosso público”, finaliza Rique. 

A coluna informa que serão onze concertos durante o ano, uma ótima oportunidade para o público conhecer a música clássica e formar novas platéias. As datas estão abaixo,para os leitores anotarem,lembrando que os concertos serão aos domingos, sempre às 17h,nos seguintes shoppings centers:

30/03 – Caxias Shopping

13/04 – Via Parque Shopping

04/05 – Bangu Shopping

11/05 – Shopping Grande Rio

01/06 – Carioca Shopping

24/08 – Caxias Shopping

14/09 – Carioca Shopping

28/09 – Via Parque Shopping

05/10 – Shopping Grande Rio

30/11 – Bangu Shopping

Maiores informações: 2430-5122.

MÚSICA NO MUSEU – A série apresenta hoje, às 18h30 na Igreja Nossa Senhora da Paz,em Ipanema,o conjunto Brazilian Tropical Violins,fazendo um programa de clássicos brasileiros de Villa-Lobos a Tom Jobim.

Dia 28, às 12h30, no Museu Histórico Nacional, concerto com o Grupo Vocal Cantada,com programa dedicado aos  Clássicos Brasileiros. Dia 29, às 18h, no Palácio São Clemente ,Consulado de Portugal,recital da pianista Miriam Grosman.No programa obras de Scarlatti, Schubert, Ernesto Nazareth,Debussy,entre outros. Dia 30,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,música indiana com o Grupo Sangeet Ananda,com meditação com  dança no estilo Kuchipudi e histórias indianas. Dia 31,às 18h,na Casa de Cultura Laura Alvim,conjunto Agora Vaz. Entrada franca.

Dica da semana - Trio Beaux Arts, o mais célebre trio do planeta, tocando Ravel

Tags: coluna, JB, maior, música, nobre, sol

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.