ASSINE
search button

A agenda da semana e os aplausos na hora errada para Lang Lang

Compartilhar

Semana super feliz para o Rio de Janeiro com suas mais importantes orquestras no palco,e no mesmo dia. Série diária com os concertos lotados, música de câmara nos palcos da cidade, as opções começam a ser muitas. Na dúvida? Dá uma olhada aqui na nossa Sol Maior e clica na foto que o melhor da música clássica com certeza vai estar à disposição para os leitores com várias escolhas para suas agendas musicais. 

PALMAS – A colunista assiste muito o canal Arte 1,onde com certeza o melhor da música clássica pode ser visto e ouvido. Esse final de semana vi três vezes o programa ARTE 1 IN CONCERT: LANG LANG AO VIVOEM VIENA com o recital do meu querido Lang Lang, um dos maiores pianistas do planeta na atualidade. Tocou Beethoven, Albeniz, Prokofiev e Chopin. Estilos perfeitos e um verdadeiro deslumbramento mostrando todo o seu poder de intérprete ,com uma técnica impecável além de um domínio do instrumento raramente visto. O recital foi na Musikverein, totalmente lotada, inclusive com cadeiras extras no palco. O local é uma das salas mais clássicas de Viena,na Áustria,onde Karajan, Bernstein, Zimermann, e outras estrelas sempre se apresentaram,algumas delas “temendo” o conhecimento e julgamento do público vienense. 

Mas algo de muito estranho e imperdoável mesmo aconteceu no recital de Lang Lang. Beethoven passou incólume nos movimentos da Sonata op.57 também chamada Appassionata, mesma situação na linda Suítede Albéniz,com todas suas partes sem interrupção e chega a Sonata nº7de Prokofiev a mais conhecida das Sonatas do compositor russo, parte integrante da maioria dos programas dos grandes pianistas,executada mundo afora,super literatura do piano e pasmen, o público bateu palmas do primeiro para o segundo movimento! Jamais poderia imaginar tal fato acontecendo naquele templo sagrado da música clássica, logo no país de Mozart! Lang Lang não se deixou perturbar, sua concentração é plena, não mexendo um músculo de sua face,e após esperar os aplausos fazerem uma súbita pausa,continuou o segundo movimento da obra muito tranquilo. Tenho sempre chamado atenção que bater palmas fora de hora denota falta de cuidado na leitura do programa dos concertos. O artista quando sobe ao palco,já está concentrado para passar a obra da melhor maneira que puder, a transição de um movimento para o outro, apesar de ser em silêncio, faz parte da construção mental de uma execução. Gestos são pensados, mãos são colocadas em novas posições no teclado, inspirações intimamente pensadas e sentidas,todo um clima construído, e eis que de repente explodem palmas em hora totalmente errada, quebrando toda uma estrutura pensante da obra e do autor através do intérprete, para traduzir ao público o seu melhor.

Na dúvida da leitura do programa,se esqueceu algum movimento,se não conhece a obra,o melhor conselho da colunista é “Ficar com as mãos no colo e deixar os que sabem bater palmas na hora certa”, o sem dúvida será uma ajuda mútua, para o artista e para o público. 

OSB – A OrquestraSinfônica Brasileira participa do programa 15x Áustria,promovido pela Cidade das Artes e Embaixada da Áustria no Brasil, com eventos na Grande Sala da Cidade das Artes.

No dia 22, às 20h, o concerto será regido pelo maestro Roberto Minczuk,regente titular do conjunto,e como convidado terá o violinista austriaco Rainer Honeck, que fará sua estréia ao lado da OSB. No programa o belíssimo Concerto paraViolino  e Orquestra em Ré maior, Op. 61, de Beethoven,uma das páginas mais importantes da literatura do instrumento e a também sublime Sinfonia nº1 em dó menor, Op.68, de Johannes Brahms.

O concerto do dia 23 será às 18h, a orquestra e Honeck fazem homenagem ao austríaco Richard Strauss pelos seus 150 anos de nascimento, executando obras como Don Juan, TrV 156, Op.20, As alegres travessuras de Till EulenspiegelsOp.28 e O Cavaleiro da Rosa, TrV 227, Op.59 - Suíte.

O melhor de tudo é que os concertos serão com entrada franca e para maiores informações basta ligar para  3326-0780. 

OPES  - A Orquestra Petrobras Sinfônica abre sua esperada Temporada de 2014 no próximo sábado, dia 22, às 16h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com concerto da Série Portinari. No palco estará o maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e regente titular da OPES e como convidado o pianista Saleem Askhar. Segundo Karabtchevsky, “Esta será uma primeira visita de um pianista palestino tocando Tchaikovsky sob a regência de um judeu. Quer prova mais concreta de que a música aproxima as pessoas e promove a paz? ”. No programa a  Bachiana Brasileira nº 9, A449, de Heitor Villa Lobos, o Concerto parapiano nº 1 em si bemol menor, op.23 e a Sinfonia nº 5 em mi menor, op. 64, obras de Tchaikovsky. Informações: 2332-9191. 

BERLIM- Atenção músicos, a coluna informa que o prazo para obtenção, por seleção,de uma bolsa de estudos integral oferecida pelo Mozarteum Brasileiro junto à academia da Deutsche Symphonie Orchester (DSO - Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim), acaba no próximo dia 31 de março,às 17h. A oportunidade é sem dúvida fascinante, voltada para jovens instrumentistas de cordas além de proporcionar experiência acadêmica e prática orquestral em um dos mais expressivos conjuntos sinfônicos de Berlim,na Alemanha.

O vencedor terá passagem aérea de ida e volta, Brasil – Alemanha – Brasil, auxílio moradia e alimentação. É a segunda vez que esta oportunidade é oferecida no país. 

Abaixo as preciosas informações. 

Para a inscrição são solicitados os pré-requisitos: 

- Tocar instrumento de cordas,violino, viola, violoncelo ou contrabaixo

- Ter experiência orquestral

- Bons conhecimentos de inglês ou alemão

- Ter entre 18 e 25 anos

- Estar no último ano de formação acadêmica ou ser recém-formado

A seleção do bolsista será feita por membros da DSO, que avaliarão audição gravada em vídeo. A gravação deve ser de uma peça clássica e de uma peça de livre escolha, com um tempo total de cerca de 10 minutos e acompanhamento de piano. Precisa estar disponível no YouTube www.youtube.com  Atenção não é permitido acompanhamento orquestral. 

O link do vídeo no YouTube e o currículo, em inglês, devem ser enviados para o e-mail [email protected].

A viagem para a Alemanha será em agosto e, o início das atividades, em setembro de 2014.

Para todas as informações necessárias, basta ligar para o Mozarteum Brasileiro em São Paulo,fone (11) 3815.6377, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h ou se preferir  o e-mail: [email protected]

Boa sorte e não percam o prazo. 

MÚSICA NO MUSEU – A série continua com os seus concertos no mês de março fazendo homenagem ao compositor Guerra-Peixe. Hoje às 12h30, no Clube de Engenharia, pianista Adriana Kellner  executando obras de Villa-Lobos, Chopin e  Ernesto Nazareth. Dia 21, às 12h30,no Museu  da República, pianista Fernanda Cruz tocando obras de  de mulheres compositoras,como Clara Schumann, Najla Jabor, Dinah Menezes, Cecília Guimarães,Virginia Fiuza, Diva Lyra e  Chiquinha Gonzaga. Dia 22, às 17h, na HEBRAICA, recital da violonista Adriana Ballesté, que vai dedilhar obras de J. Bach, Heitor Villa-Lobos, Marco Pereira, Eric Satie, Manuel Ponce, Dilermano Reis,  João Pernambuco e Astor Piazzola.

Dia 23,às 11h30,no Museu de Arte Moderna, MAM, recital da pianista Fernanda Canaud. No programa uma  homenagem a Guerra Peixe. Dia 24, às 12h30, na Casa de Rui Barbosa, apresentação da soprano Anne Meyer e da pianista Erika Machado .Programa homenageando Chiquinha Gonzaga - Uma mulher e sua música. Dia 25,às 19h30, no Iate Clube do Rio de Janeiromo tão esperado concerto da  Camerata Assis Brasil,com  direção de  João Carlos Assis Brasil.,com a participação especial Márcio Gomes. No programa obras de Mozart, Bach,Victor Assis Brasil e Ernesto Nazareth. Dia 26, às 12h30, no Teatro FIRJAN, nova oportunidade de ouvir a Camerata Assis Brasil com a participação super especial de  Márcio Gomes,uma linda voz. No programa Mozart, Bach,Victor Assis Brasil e Ernesto Nazareth. Os concertos dos dias 25 e 26 certamente serão lotados,é bom chegar cedo. Todos os concertos são com entrada franca.

ASSÍNTOTAS – O diretor da Série Música no Museu, Sergio da Costa e Silva tem experiência nova em arte, sua filha Anna Costa e Silva, faz a primeira mostra individual, com abertura hoje às 19h, na Galeria 01 da Caixa Cultural. Assíntotas é uma vídeo instalação sobre um casal que se relaciona através de "videocartas". São três telas de 5m cada uma, criando um ambiente imersivo que mistura objetos reais e projetados e expande a experiência cinematográfica. A exposição fica até o dia 18 de maio, no local, de terça a domingo das 10h às 21h, e os filmes começam de 50 em 50 minutos,mas ficam em looping. A curadoria da exposição é de Franz Manata.

CORAL – O Coral Israelita Brasileiro, que tanto sucesso faz em suas apresentações, fará concerto dia 26, às 18h30, na Igreja da Candelária sob a regência de Waldemar Gonçalves com um programa dedicado ao folclore judaico,que é lindíssimo,além de obras de Pierre Attaingnant e Weiner. O evento será com entrada franca e para maiores informações: 2233-2324.

Dica da Semana - o super pianista Lang Lang e a Sétima Sonata de Prokofiev