ASSINE
search button

Agenda: primeiros acordes da temporada 2014

Compartilhar

Semana de promessas para a abertura da temporada de concertos de 2014, que por coincidência será no mais importante palco da cidade,que é o Theatro Municipal do Rio de Janeiro,onde certamente desfilarão os mais importantes nomes nacionais e internacionais da música clássica.

Palestras, concertos, recitais, videoconcertos, óperas, para saber mais?

A coluna conta tudo e sugere o melhor da música clássica para atrair bons fluidos e prazer para os leitores da Sol Maior. Basta clicar na foto,ler e ouvir música, juntos como no melhor tutti de uma orquestra. 

NONA – Começa oficialmente a Temporada 2014 com o esperado Concerto de Abertura no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com Orquestra e Coro da Casa executando a Nona Sinfonia de L.Beethoven.

A grande sinfonia também chamada “Coral” é considerada uma das grandes obras-primas de Beethoven, sendo também a primeira criação,de um compositor de importância, a empregar a voz humana com o mesmo destaque dado aos instrumentos da orquestra. Um dado interessante é que a universalidade da Nona Sinfonia é tão grande que a Ode a Alegria foi transformada,em arranjo do maestro Herbert von Karajan, no Hino da União Européia. Para a versão de amanhã, às 20h, além do coro e da orquestra do Municipal,serão quatro os convidados solistas,a soprano russa Ekaterina Bakanova, a mezzo-soprano brasileira Edinéia de Oliveira,o tenor brasileiro Fernando Portari e o baixo-barítono,também brasileiro,Daniel Germano, todos sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky. 

A coluna informa,desde já, a programação do primeiro semestre de 2014 para os leitores fazerem suas escolhas,as dicas estão logo abaixo: 

BALLETS NUESTROS VALSES E NOVOS VENTOS 

BALLET DO THEATRO MUNICIPAL 

Dias 16 e 23 de março, às 17h

Dias 17, 20, 21, 22, 26, 27 e 29 de março, às 20h

Dia 30, às 11h – Domingo no Municipal 

Músicas: Teresa Carreño e Erik Satie 

Coreografias: Vicente Nebrada e Roseli Rodrigues 

No elenco: Cecília Kerche, Claudia Mota, Márcia Jaqueline, Karen Mesquita, Renata Tubarão e Karina Dias, Carolina Neves, Adriana Duarte, Francisco Timbó, Moacir Emanoel, Cícero Gomes, Filipe Moreira, Paulo Ricardo, Rodrigo Negri e Diego Lima. 

CARMEN, DE BIZET 

CORO E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO MUNICIPAL

Dias 10, 12, 15, 16 e 17 de abril, às 20h

Dias 13 e 19 de abril, às 17h 

Música: Georges Bizet 

Libreto de  Henri Meilhac e Ludovic Halévy 

Direção cênica: Allex Aguilera 

Regência: Isaac Karabtchevsky 

No elenco:

Carmen: mezzo-sopranos Luisa Francesconi e Edinéia de Oliveira

DonJosé: tenores Fernando Portari e José Manuel Chu

Micaela: soprano Ekaterina Bakanova

Escamillo: barítono Valdis Janson

LA BAYADÈRE BALLET  E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO MUNICIPAL 

Dias 28 e 29 de maio e 2, 3 e 7 de junho, às 20h

Dia 31 de maio, às 16h

Dias 1º e 8 de junho, às 17h

Dias às 20h 

Música: Ludwig Minkus

Coreografia: Marius Petipa por Louis Ortigoza 

Regência: Javier Logioia Orbe 

CONCERTO BRASILEIRO 

CORO E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO MUNICIPAL 

Dia 21 de junho, às 20h

Dia 22 de junho, às 11h – Domingo no Municipal 

Composições de Francisco Mignone, Oscar Lorenzo Fernandez, Alberto 

Nepomuceno, Cláudio Santoro e Heitor Villa-Lobos 

Regência: Helder Trefzger  

CHICO-REI, UM CLÁSSICO BRASILEIRO 

BALLET, CORO E

ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO MUNICIPAL 

Dias 3, 4 ou 5, 7 ou 8, 10, 11 e 12 de julho, às 20h

Dia 6 de julho, às 17h 

Música: Francisco Mignone 

Coreografia: Eric Frédéric 

Regência: Silvio Viegas

SALOME 

CORO E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO MUNICIPAL 

Dia 31 de julho, às 20h

Dias 2, 4, 5 e 6 de agosto, às 20h 

Música: Richard Strauss 

Regência: Silvio Viegas 

Solistas convidados: Cristina Baggio e Paulo Queiroz 

Para maiores informações : 2332 – 9191 

OSB - A temporada de 2014 da Orquestra Sinfônica Brasileira traz várias surpresas, e a maior delas é a vinda,mais uma vez ao Rio de Janeiro,do carismático maestro americano Lorin Maazel,considerado uma das mais célebres batutas da atualidade. O regente estará com o conjunto em três concertos do Ciclo Mozart-Tchaikovsky,quando apresentará as três últimas sinfonias escritas por cada um destes compositores. O espetacular flautista Sir James Galway com mais de 30 milhões de álbuns vendidos é uma das grande apostas da OSB ao lado da mezzo-soprano Jennifer Larmore e de Albert Mayer,primeiro oboísta da Filarmônica de Berlim. A relação de artistas convidados é muito maior, tendo ainda na regência, o alemão Clau Peter Flor que fará sua estréia na cidade, além de Lorin Maazel e de Roberto Minczuk,regente titular do conjunto. Serão solistas pela primeira vez com a OSB,a violinista Arabella Steinbacher,o violoncelista Johannes Moser e o pianista Ricardo Castro que será regente e solista no mesmo concerto. 

Com a realização de concertos na Cidade das Artes as séries têm novos palcos. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro serão 12 concertos pelas Séries Ametista, Topázio e Turmalina. Já na Cidade das Artes as apresentações serão 14,sendo sete na Série Cidade das Artes e sete concertos de música de câmara. A Série Safira realizará os tradicionais quatro concertos na Sala São Paulo,na capital paulista.

O lançamento será nos dias 15 de março, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro,em um concerto fechado e 17 de março em sua nova sede, a Cidade das Artes, com uma apresentação aberta ao público, sob a regência do maestro titular Roberto Minczuk.

Para saber mais sobre o processo de assinaturas acesse o site da OSB – www.osb.com.br

MÚSICA NO MUSEU – A Série Música no Museu ,com seus já tradicionais concertos diários apresenta hoje,às 12h30,na Igreja Santa Cruz dos Militares,o  Coro de Câmara Harvestehude,da Alemanha.No programa obras de Heitor Villa-Lobos, Johann Sebastian Bach e Eric Whitacre.

Dia 14,às 12h30 no Clube de Engenharia,recital da pianista Cristina Nascimento, apresentando obras  de  Beethoven, Mozart, Debussy,

Bach e Debussy.  Dia 15,às 11h30, no Parque das Ruínas, recital da violonista Adriana Ballesté, dedilhando páginas de J. SBach, Heitor Villa-Lobos,Marco Pereira, Eric Satie, Manuel Ponce, Dilermano Reis, João Pernambuco e Astor Piazzola. Dia 16,às 11h30, no Museu de Arte Moderna, MAM,pianista Alda Leonor,com programa G. Peixe, L. CazzaniI, Chiquinha Gonzaga, U. Najar, M. José Lima Pereira, Cecília Guimarães, Maria Amélia,Diva Lyra,Dinah Menezes e Virgínia Fiúza. Dia 17,às 12h30,na Biblioteca Nacional,recital da violinista Carol Panesi,no programa obras de Garoto, Villa-Lobos,Dorival Caymmi e Hermeto Pascoal. Dia 18,às 18h,no Museu do Exercito / Forte Copacabana,concerto com o Quarteto Gaia: Denise Emmer, cello, a vio l ista Elza Marins, viola e Ana Cristina Gelape e Milena da Matta, violinos.apresentando os compositores J. Bach ,Henry Purcell, F. Schubert, L. van Beethoven,P. Tchaikovsky e J. Brahms.Dia 19 às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil, Maria de Andrade,piano com programa Mozart, Beethoven, Chopin, Albeniz e  Manuel de Falla.

ÓPERA – Quem não gosta de ver ópera em grande estilo? Ótima oportunidade para ver no próximo dia 15,às 13h55, na Rede UCI de cinemas, a ópera “Werther”, do compositor francês Jules Massenet.

A obra faz parte da atual temporada de espetáculos do Metropolitan Opera House, de Nova York, que vai até maio. A apresentação terá sessão única em 16 cinemas de 10 cidades. O espetáculo tem pouco mais de três horas de duração e os fãs ainda poderão acompanhar, durante os intervalos, entrevistas ao vivo com os atores e o backstage de um dos palcos de música clássica mais famosos do mundo.  O espetáculo narra o amor impossível do poeta Werther pela jovem Charlotte, que não pode corresponder ao sentimento porque se casa com outro. O alemão Jonas Kaufmann, eleito melhor cantor de ópera de 2013, é quem dá vida ao personagem principal.

Os ingressos para todas as óperas do MET custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada) e estão disponíveis para compra no site da UCI (www.ucicnemas.com.br), nos caixas de autoatendimento e nos balcões de atendimento.  

DESAFIOS – A Série Desafios Musicais de videoconcertos está programando novo encontro para o dia 15 de março,sempre na agradável sala do Centro Cultural Justiça Federal,desta vez com dois concertos audiovisuais. A primeira sessão será às 14h com programa J.Brahms e a segunda será às 16h, apresentando obras de S.Prokofiev. A direção e produção é de Saulo Chermont e os ingressos podem ser adquiridos no local. Informações: 3261-2550.

DICA DA SEMANA: Beethoven e a Nona Sinfonia pelo célebre Leonard Bernstein