ASSINE
search button

Agenda da semana: boas oportunidades de concursos para músicos

Compartilhar

Semana ainda morna sem acordes mais vibrantes, programação de balé, possibilidade de um brasileiro estagiar em Berlim, orquestra brasileira contratando novos músicos. Para saber mais? Clica na foto e tenha uma agradável leitura da coluna, que sempre procura dar em primeira mão as oportunidades de concursos para os músicos, opções de recitais e concertos e tudo o que acontece na música clássica na cidade maravilhosa,no país e também no mundo, sempre ouvindo o melhor da música clássica. 

MINAS GERAIS – Atenção músicos a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais,dirigida brilhantemente pelo maestro Fabio Mechetti,abre inscrições de 3 de fevereiro a 7 de março, para preencher as vagas ainda existentes no seu seleto conjunto. A chamada é especialmente para as vagas de trompete principal associado, trombone principal associado, violoncelo principal, músicos de seção de violoncelo, violino e viola.  As audições serão nos  dias 14, 15 e 16 de março, em Belo Horizonte, em local a ser divulgado posteriormente aos candidatos inscritos. Somente serão aceitas inscrições de candidatos brasileiros ou naturalizados. Os interessados devem consultar o edital de audições no site www.filarmonica.art.br

A coluna conta mais detalhes,para a seleção,as inscrições podem ser feitas por email ou por correio. Os candidatos serão avaliados por uma banca examinadora presidida pelo maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais. Os selecionados devem estar preparados para assumir a função já no início de abril de 2014.

Mais ainda,a contratação é pela CLT e os salários variam de R$ 7.603,76 a R$ 9.276,59, além de benefícios como plano de saúde, seguro de vida em grupo, vale-transporte e vale-alimentação. O edital completo pode ser acessado no site da Filarmônica www.filarmonica.art.br/audicoes, onde os candidatos também têm acesso aos repertórios exigidos nas audições. O telefone da orquestra é (31) 3245-0675 – e o e-mail para contato [email protected]  disponíveis para informações.

Importante: Os documentos solicitados no edital devem ser enviados para o e-mail [email protected] ou,via correios, para o seguinte endereço: Rua Paraíba, 330 – 12º andar – Funcionários – Belo Horizonte – MG – CEP: 30.130-917. As inscrições terão confirmação por meio de e-mail ou telefone e cada candidato será informado da data, horário e local da audição.

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi criada em 2008 pelo Governo de Minas com o intuito de inserir o Estado nos circuitos nacional e internacional da música clássica. Excelência artística e vigorosa programação – esse é o perfil da Filarmônica de Minas Gerais, formada por 90 músicos, provenientes de todo o Brasil, além de países da Europa, da Ásia e das Américas. Bravo ao Maestro Mechetti por mais esta iniciativa. 

BERLIM – O Mozarteum Brasileiro irá conceder uma bolsa de estudos integral, com a duração de um ano,na academia da Deutsche Symphonie Orchester – a Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim, para instrumentistas de cordas. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de uma experiência acadêmica e o mais importante é a prática orquestral em um dos mais importantes conjuntos da Alemanha,sendo uma expressiva oportunidade para o músico que for escolhido,pois a bolsa inclui as passagens aéreas de ida e volta,Brasil-Alemanda-Brasil, mais o auxílio moradia e alimentação. A coluna informa também que essa é a segunda oportunidade que a orquestra oferece aos músicos brasileiros, com a parceria do Mozarteum. Em 2013 o felizardo foi o contrabaixista Luiz Eduardo Ferreira dos Santos, de 25 anos, ganhador de uma bolsa, sendo que hoje o músico está aperfeiçoando sua técnica,ao lado de alguns dos melhores músicos do mundo.

Mais informações para a inscrição, os candidatos devem tocar um instrumento de cordas ,isto é,violino, viola, violoncelo e contrabaixo, além de ter  experiência orquestral.bons conhecimentos de inglês ou alemão,ter entre 18 e 25 anos e estar no último ano de formação acadêmica ou ser recém-formado. Para a inscrição é preciso fazer uma gravação de uma peça clássica e de uma obra de livre escolha,com duração de 10 minutos com acompanhamento de piano e deverá estar disponível no Youtube www.youtube.com  e não será permitido acompanhamento com orquestra.

O link do vídeo no Youtube e o currículo, em inglês, devem ser enviados para o email [email protected]

A seleção será feita por membros do conjunto alemão que apreciarão a audição gravada em vídeo. Lembramos que a viagem para a Alemanha será em agosto e as atividades terão início em setembro de 2014 e as inscrições se encerrarão no dia 31 de março de 2014 às 17h. Para maiores informações a coluna informa os contatos: Mozarteum Brasileiro, fone: (11) 3815.6377  e email: [email protected] Boa sorte a todos é o desejo da coluna. 

BALÉ – Para quem gosta de espetáculos de balé, coisa ainda rara na cidade, existe a possibilidade de apreciar o Balé “Jóias” de George Balanchine, com música de Fauré, Stravinsky e Tchaikovsky, nos cinemas UCI New York City Center e UCI ParkShopping Campos Grande, nos dias 22 às 17h e 23 às 14h, com as transmissões da temporada do Teatro Bolshoi. Informações: 2461-1818. 

MÚSICA NO MUSEU – Concertos diários são os objetivos da série,programando para hoje,às 12h30,na Casa de Rui Barbosa, recital da violinista Carol Panesi, apresentando obras de  Garoto, Villa Lobos, Dorival Caymmi, Hermeto Pascoal. Dia 21 às 12h30,no Museu Histórico Nacional, violonista Aloisio Laurindo Jr, violão de 13 cordas,dedilhando  “Transcrições & Interpretaçõesc - Granata,Giovanni Battista,Carulli, Ferdinando,  Pavlistcheff, Nicolas,Tarrafo e  Pasquale. Dia 22 às 11h30,no Parque das Ruínas,Abstrassom e programa dedicado aos “Clássicos do Carnaval”. Dia 25 às 18h no Museu do Exército- Forte de Copacabana, apresentação de Al Nur Kibir com o violonista e aludista Maxwell de Oliveira ,o compositor e arranjador Radoslav Mirianov, José Amâncio (Yussef) e Jaffer ,percussionista com um programa de Música Arabe do Seculo XIII. Dia 26,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil, na Tenda, apresentação do Abstrassom e os Clássicos do Carnaval. As apresentações são todas com entrada franca.

Dica da Semana: o célebre maestro Claudio Abbado, que não está mais entre nós, e a deslumbrante pianista Yuja Wang