Jornal do Brasil

Quarta-feira, 30 de Julho de 2014

Sol maior

Agenda: ópera no cinema e chamada para concursos da OSB

Maria Luiza Nobre

Semana muito calma com apresentações de óperas no cinema e no rádio, a série com concertos todos os dias e a chamada para concursos de uma conhecida orquestra na cidade. Para saber mais?  É só ler a Sol Maior de hoje e para aliviar é só clicar na foto e ouvir o melhor da música clássica. 

ÓPERA I – A primeira ópera exibida ao vivo, na Rede UCI, será Rusalka do compositor tcheco Antonin Dvorak ,que faz parte da temporada de 2014 do Metropolitan Opera House de Nova York, com suas transmissões ao vivo para os cinemas internacionais. Será a primeira participação da super cantora Renée Fleming, que tanto encantou o Rio no palco do Theatro Municipal, no projeto “MET ao vivo em HD” interpretando o papel da sereia Rusalka. No elenco também  Piotr Beczala como o belo príncipe, Dolora Zajick como a bruxa Jezibaba e Emily Magee como a princesa rival de Rusalka, todos conduzidos por Yannick Nézet-Séguin e com direção cênica de Otto Schenk. No Rio as exibições serão no UCU New York City Center e UCI ParkShopping Campo Grande e para maiores informações sobre o evento acessar o site: www.ucicnemas.com.br 

ÓPERA II – A Rádio MEC FM,atravésda parceria com a Rádio Cultura FM de São Paulo, transmite até maio, os espetáculos da temporada 2013-2014 do mesmo Metropolitan Opera House,todos os domingos às 15h acessando 98.9 MHz. Ótima opção para os que não podem ou não querem sair de casa, simplesmente com um rádio é possível ouvir o melhor da temporada americana. 

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira faz audições para novos instrumentistas com inscrições abertas até o dia 14 de fevereiro. A coluna está sempre atenta para dar as informações importantes para os leitores e também para os músicos que nos dão o prazer de suas leituras. Este ano a novidade é a abertura da vaga de regente assistente da OSB, além de 14 vagas,ao todo, para instrumentistas para os naipes de violinos , viola, violoncelo, contrabaixo, flautim/flauta, corne inglês/oboé, contra fagote/ fagote  e trompete.

Atenção porque os dias das inscrições para músicos são de acordo com cada naipe e até o dia 14 deste mês, elas podem ser feitas para as vagas de viola, violoncelo, contrabaixo e fagote/contrafagote, além de maestro assistente. 

Mais uma informação importante, as inscrições para músicos brasileiros e estrangeiros deverão ser feitas única e exclusivamente pelo email selecao@osb.com.br e os candidatos devem acessar o site da OSB www.osb.com.br. onde poderão ler com calma os editais e saber como seguir todas as exigências solicitadas. 

São três as fases do processo de seleção.

A primeira será baseada na avaliação do currículo, além de mais uma novidade este ano, que é uma execuçãoem vídeo , que deve ser enviado pelo candidato junto à ficha de inscrição,apenas através de links de Youtube, Vimeo etc. O vídeo deverá ter a duração de no mínimo 15 e no máximo 30 minutos e conter duas obras ou dois movimentos contrastantes de uma mesma obra. Essa etapa se encerra no dia 18 de fevereiro, tanto para a vaga de maestro assistente quanto para as vagas de naipes abertas neste primeiro momento. Em seguida outra fase quando ocorrem as provas de audição presenciais.

No caso da vaga de regente assistente serão convocados até oito maestros para a fase das audições. Neste segundo momento,que será presencial,a realização da prova será no dia 18 de março na sala de ensaios da OSB, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro,quando os candidatos regem obras de Beethoven - Sinfonia nº 5 em dó menor, op. 67 – primeiro e terceiro movimentos, Shostakovich - Sinfonia nº 10 em mi menor, op. 93 – segundo movimento e Barber  - Adagio para cordas, op. 11.

Já para a terceira e última fase que será no dia 19 de março, os três candidatos selecionados passam por um concerto com solista, também na Cidade das Artes. O felizardo regente assistente terá um salário mensal no valor de  R$ 15.833,00 mais R$ 1.000,00 de gratificação por concerto regido.  Ao vencedor será oferecido um contrato de um ano, que poderá ser renovado por até três anos, caso haja interesse de ambos. 

No caso dos instrumentistas serão 13 as vagas disponíveis,com o seguinte preenchimento para os seguintes naipes abaixo:

Viola – 2 vagas – Tutti

Violoncelo  - 1 vaga - solista - Categoria 1

Contrabaixo- 1 vaga - solista - Categoria 1

Fagote/contrafagote - 1 vaga -Contrafagote e Segundo Fagote - Categoria 2

As inscrições vão até o dia 14 de fevereiro e os candidatos devem enviar junto à ficha de inscrição um vídeo com a sua execução para o repertório exigido na primeira fase das audições. Após análise curricular, divulgada no dia 18 de fevereiro, os candidatos realizam testes na Cidade das Artes,no Rio de Janeiro,na sala de ensaio da OSB, na seguinte ordem: dia 12 de março para viola e violoncelo,13 de março para contrabaixo, e 14 de março para fagote/contrafagote.

As inscrições para os demais naipes se iniciam nos meses de março e abril. Do dia 10 de março ao dia 24 do mesmo mês podem se inscrever os músicos interessados nas seguintes vagas dos naipes abaixo:

Violino  - 6 vagas

                 1 vaga – Spalla

                 1 vaga – Solista – Categoria 1

                 1 vaga – Concertino dos Segundo Violinos – Categoria 3

                 3 vagas – Tutti 

Do dia 7 ao dia 21 de abril  serão as inscrições para os seguintes naipes:

Trompete  - 1 vaga

Segundo Trompete  - 1 vaga-  Categoria 3

Flautim/flauta  - 1 vaga - Flautim e Segunda Flauta - Categoria 2

Corne inglês/oboé - 1 vaga - Corne Inglês e Segundo Oboé - Categoria 2

Na seleção realizada em dezembro do ano passado, foram contratados nove novos músicos para a orquestra. Atualmente o conjunto tem 74 músicos e a OSB espera atingir o número de 95 instumentistas até 2016, de acordo com o seu projeto de excelência musical. È importante saber que a contratação do músico seguirá os preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que contempla os seguintes benefícios: 13º salário, férias, FGTS, plano de saúde e vale transporte. Os detalhes de remuneração estão no site da OSB. O salário mensal base é de 9 mil reais (categoria Tutti), podendo chegar até quase 11 mil. A OSB reserva-se o direito de não preencher o total de posições oferecidas.

Com todas estas informações da coluna, corram músicos e boa sorte.

MÚSICA NO MUSEU – A sériede concertos diários reina absoluta neste verão com concertos variados para todo tipo de gosto. Hoje às 12h30 no Museu Nacional de Belas Artes o concerto será uma homenagem a Guerra Peixe com Adriana Kellner,Alda Leonor,Fernanda Cruz e Ana Luisa Serpa. Dia 7 às  12h30h, no Centro Cultural Light, concerto com a talentosa Dani Spielman no sax e Marcelo Gonçalves no violão,fazendo um programa com obras de Chiquinha Gonzaga, Henrique Alves, Ernesto Nazareth, Villa-Lobos, Jacob do Bandolim e Pixinguinha. Dia 8 às 17h no Clube A HEBRAICA, apresentação do  Boçabessa e programa de clássicos brasileiros. Dia 9 às 11h30 o já tradicional concerto no  Museu de Arte Moderna, recital da pianista Fernanda Cruz executando páginas de Clara Schumann e Robert Schumann. Dia 11 às 12h30, no Museu da República, recital da pianista Cristina Nascimento com programa G.Gershwin, Chopin e Brahms. Dia 12 às 12h30 no Centro Cultural Banco do Brasil – Tenda, concerto especial com o Grupo Sangeet Amanda da Índia apresentando no programa Meditação com Música, Dança e Histórias Indianas. Os estilos de música serão Qawwali  e Bhajans e a dança no estilo Kuchipudi e popular. A coluna sempre informa que os concertos da série são todos com entrada franca.

Dica da Semana é uma paixão. Uma criança de apenas 8 anos tocando com uma seriedade invejável. Exemplo emocionante

Tags: coluna, JB, maior, música, nobre, sol

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.