ASSINE
search button

Agenda de 12 a 18 de dezembro - semana de emoções pré-natalinas

Compartilhar

Semana de emoções pré-natalinas com concertos nas igrejas, orquestras já finalizando as temporadas oficiais e os últimos acordes antes do Natal estão mesmo com a música de câmara que é um verdadeiro dínamo em todos os dias do ano, ópera direto da capital cultural do planeta, palestras  e sessões comentadas sobre a grande música assim como os últimos dias do festival de tango. Para dar uma relaxada? É só clicar e o melhor da música clássica certamente poderá ser ouvido na coluna. 

MARIUCCIA – Hoje seria o aniversário da grande dama do violino que foi Mariuccia Iacovino. A sua falta é sentida por todos os que tiveram o privilégio de conhecer uma artista maravilhosa,altamente profissional, trabalhadora e incentivadora dos jovens que começavam suas carreiras e corriam para o apartamento da Av. Rui Barbosa para ter a bênção da expressiva violinista. Seus concertos foram memoráveis assim como a sua beleza e a sua generosidade. A coluna envia um beijo para o céu para Mariuccia, que tanto amou seus amigos e colegas e resta somente a saudades entre seus admiradores e amigos. 

SCOPEL – O pianista Aleyson Scopel fez um belíssimo recital no final de semana, com a estréia brasileira do volume XV das Cartas Celestes de Almeida Prado. A obra é muito bonita e Scopel fez os efeitos sonoros que certamente o compositor iria aplaudir. A família Almeida Prado foi representada pelas expressivas presenças de Contanza e Elenice, filha e mulher do compositor que vieram ao Rio especialmente para prestigiar a primeira audição da obra. Bravo também para a execução da Sonata em Lá Maior de Schubert. Sem dúvida Scopel é um pianista muito talentoso. 

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica convida para o concerto da Série Mestre Athayde, no dia 14, às 16h, na Igreja Santa Mônica no Leblon,com regência de Carlos Prazeres. No programa obras de Haendel com entrada franca. Informações:  2512-8657. 

TANGO – Continua o Festival Internacional Tango Brasil com apresentações dias 12 às 18h, 13 às 21h, 14 às 21h e 15 às 20h, no Centro Cultural Banco do Brasil com o concerto do grupo Libertango formado pelo flautista Alexandre Caldi, pianista Estela Caldi e Marcelo Caldi no acordeão. Ingressos no local e maiores informações:  3808-2020. 

DESAFIOS – A Série Desafios Musicais apresenta duas sessões comentadas no Centro Cultural Justiça Federal, no dia 14 com a  primeira às 14h e a segunda às 16h15,no confortável cinema do local. A produção é de Saulo Chermont ,os ingressos poderão ser comprados no local e para todas as informações basta ligar para 3261-2550. 

PRELÚDIO – O Grupo Prelúdio 21 faz mais um concerto no Centro Cultural Justiça Federal, dia 14 às 15h com participações do trompetista Thiago Vieira, da violinista Marla Rathbun, violoncelista Ricardo Santoro, pianistas Ingrid  Barancoski,  Patrícia Bretas, Maria Luiza Lundberg e Caio Senna. No programa obras de Sergio Roberto de Oliveira, Neder Nassaro e Marcos Lucas. Entrada franca e informações:  3261-2550. 

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira faz concerto do Projeto Aquarius, no próximo dia 14 às 20h, no Jardim da Cidade das Artes na Barra da Tijuca, com regência do maestro Roberto Minczuk e participação do Coro de Crianças da Orquestra Sinfônica Brasileira e do Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e regente Julio Moretzsohn. No programa obras de Beethoven, Mozart, Verdi, Puccini e Rossini. Entrada franca e para maiores informações: 3326-0780. 

IGREJA I – Dia 15 às 17h, concerto na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis,com vários solistas, órgão e direção musical de Izabel Vivante com entrada franca. 

IGREJA II – Dia 15 às 19h30, concerto do flautista Felipe Marateo e violonista Bruno Ferrão, na Igreja Presbiteriana Ipanema-Leblon com entrada franca. Informações: 2287-5698. 

IGREJA III – Dia 15 às 19h30 concerto do Duo Jade na Paróquia N.Sra.da Conceição e Santo Antonio em Santa Cruz. Para maiores informações: 2413-7474. 

IGREJA IV – Concerto da Banda Sinfônica e do Coro do Corpo de Fuzileiros Navais tendo como regentes Sidney da Costa Rosa, Nerias de Oliveira Morel e Thiago Santos da Silva. Dia 18 às 18h30 na Igreja da Candelária e no programa obras de Verdi,Webber e Ari Barroso. A entrada é  franca e informações: 2233-2324. 

ÓPERA – A temporada está acabando no Rio de Janeiro ,mas em Nova Iorque está a todo vapor. No próximo dia 14 às 15h55, no UCI New York City Center e UCI ParkShopping Campo Grande,aqui no Rio de Janeiro, poderá ser assistida e acompanhada com transmissão ao vivo,a ópera Falstaff de Verdi diretamente do Metropolitan Opera House de Nova Iorque,com regência do festejado maestro James Levine e Coro e Orquestra do MET . Ingressos e informações: 2461-1818 e 2461-1107. 

MÚSICA NO MUSEU –  A Série Música no Museu termina o ano com a realização de mais de 500 concerto no ano de 2013,além do VI FestivalInternacional de Sopros, do VIII Rio Harp Festival, do VI Concurso JovensMúsicos e do lançamento do livro Música no  Museu 15 anos depois. Para festejar os 16 anos do projeto, dia 20 às 19h,será realizada uma Missa em  Ação de Graças na Igreja N.Sra.da Paz,em Ipanema com apresentação do Madrigal Cruz Lopes. Os concertos diários seguem até o final de dezembro,começando logo em janeiro com os concertos de verão. Dia 12 às 18h00 no Centro Cultural Justiça Federal na Sala de Sessões, apresentação do Madrigal do Leme com  regência de Anton Steuxner.No programa Músicas Natalinas de 5 séculos: Luis de Victória, Johann Eccard, Michael Praetorius, J.S.Bach, François Couperin, Gustav Holst e Franz Gruber. Dia 13 às 15h00,no Centro Cultural Justiça Federal concerto da Orquestra de Violoncelos de Volta Redonda e Coral de Trompetes com regência de Sarah Higino,com programa Bach, Michelcorrete,David Popper,Saint-Saens e Villa-Lobos. Dia 14 às 17h no Clube Hebraica, recital da pianista Adriana Kelner tocando páginas de Villa-Lobos, Chopin e Ernesto Nazareth. Dia 15 às 11h30,no Museu de Arte Moderna recital da soprano Anne Meyer e pianista Rafael Simonaci. Programa Villa-Lobos. Dia 17 às 20h no Iate Clube do Rio de Janeiro,recital do excelente Duo Milewsky formado pelo violinista Jerzy Milewsky e da pianista Aleida Schweitzer, com obras de F.franco,Rigaudon,Mozart,Chopin,Venutti e Canções de Natal. Dia 18 às 12h30 no Museu da Republica recital de Luis Bomfim, voz e da pianista Regina Lacerda, apresentando um programa de árias de ópera. Todos os concertos da série são com entrada franca.

Na Dica da Semana, o pianista Arthur Rubinstein, um dos maiores artistas do planeta, tocando Brahms