Jornal do Brasil

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

Sol maior

Violoncelista Lynn Harrell toca no Rio

Maria Luiza Nobre

Semana agitada recebendo estrela do violoncelo,estréia brasileira de obra importante,orquestras a todo vapor terminando suas temporadas,coro tradicional festejando,festival de tango e a prata da casa sempre se apresentando. Para relaxar? Claro que vou colocar o violoncelista Lynn Harrell para os leitores poderem apreciar a excelência da arte do célebre artista. Mas assistir ao vivo, é um uma experiência memorável. 

HARRELL – Sempre vi o célebre violoncelista Lynn Harrell tocar pelo mundo, Londres, Paris, Nova York e sempre fiquei fascinada com sua arte maravilhosa,de extrema naturalidade,um verdadeiro Mestre.Admiração muito profunda,imaginem perder os pais ainda com 17 anos e pegar o seu violoncelo e ficar na casa dos seus amigos,quando na casa de seus pais, só se respirava música. Harrell tem a lembrança de seus pais sempre no palco com ele,uma vez que o seu poderoso violoncelo Montagnana de 1720 foi comprado o dinheiro da sua parte,na herança deixada por seus pais. 

Lynn Harrell
Lynn Harrell

Tristezas de lado, Harrell que nasceu em Nova York teve o privilégio de estudar na Juilliard School na mesma cidade,e mais tarde entrando então para a Orquestra de Cleveland. Solista requisitado pelas maiores orquestras do planeta,é um exímio camerista, professor admirado em suas masters classes,fez nestes mais de 40 anos,uma das carreiras mais especiais do circuito internacional.Além do seu Montagnana é o feliz proprietário de um Stradivarius de 1673,exatamente o mesmo instrumento de propriedade da também violoncelista Jacqueline Du Pré. Para sua visita ao Rio de Janeiro,sobe ao palco do Theatro Municipal no próximo dia 7,às 16h, quando será solista convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira,em concerto da Série Topázio,brindado o público com a Pequena Suíte de W.Lutoslawski e com o Concerto para Violoncelo nº2 op.126 de D.Schostakovich. Completa o programa os Quadros de Uma Exposição de Mussorgsky/Ravel,com regência de Roberto Minczuk.Resta a dúvida, Harrell tocará no seu Stradivarius?  Informações: 2332-9191.

CORO – O Coro do Theatro Municipal do Rio deJaneiro é uma das instituições mais tradicionais da cidade,e está fazendo 80 anos de atividades,e para consagrar os muitos momentos de sucesso serão realizados dois concertos,dias 6 às 20h e dia 7 às 21h,no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com o Coro e a Orquestra Sinfônica daquela casa. O programa terá vários solistas e participações especiais da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais e do Coral Infantil da UFRJ. O Coro foi criado junto com a Orquestra da casa em 02 de maio de 1931,uma vez que havia um sistema de contratação de cantores e músicos avulsos,e somente em 1933 foi organizado e se exibiu com nova formação com a regência do maestro Santiago Guerra,seu maestro titular até 1975. Com um vasto repertório desde Monteverdi até compositores contemporâneos, sempre foi admirado e respeitado pelo alto nível profissional de seus integrantes. Na atualidade seu maestro titular é Maurílio dos Santos Costa e Jésus Figueiredo seu maestro assistente. Para entender melhor o programa,os intérpretes e as obras,a coluna informa detalhadamente o repertório dos concertos festivos. Para maiores informações: 2332-9191

CORO E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO MUNICIPALDO RIO DE JANEIRO 

CONCERTO COMEMORATIVO DOS 80 ANOS

Programa: Trechos corais de óperas 

Verdi – La Forza del Destino  Abertura

Wagner – Tannhäuser – Grande Marcha da Entrada dos Convidados

Carlos Gomes – Il GuaranyO Dio Degli Aymorè

                        Solistas: Cecília - Helen Heinzle, soprano

                                       Peri - Pedro Gattuso, tenor

                                       Cacique – Pedro Ismael Olivero, baixo 

Verdi – Don Carlo – Auto da Fé

           Solistas: Don Carlo - Ivan Jorgensen, tenor

                          Filippo - Jorge Mathias, baixo

                          Elisabetta - Danielle Gregório, soprano

                          Rodrigo - Ciro D’Araújo, barítono

                          Araldo Reale - Celso Mariano, tenor

                          Tebaldo - Elisabete Pelliccione, mezzo-soprano

                          Voce dal Cielo - Rose Provenzano, soprano 

Boito – Mefistófeles – Prólogo

           Solista: Mefistófeles - Pedro Ismael Olivero, baixo 

Verdi – AidaGloria all’Egitto – Grande Cena da Marcha Triunfal 

Participações Especiais

Coral Infantil da UFRJ

Maestro Preparador: Maria José Chevitarese 

Banda do Corpo de Fuzileiros Navais

Regência: Jésus Figueiredo 

A  coluna deseja vida longa ao Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

GRÁTIS – O Mozarteum Brasileiro promove uma masters class extra, dentro do Projeto Mozarteum, com o violista russo Vladimir Babeshko no dia 10,das 14h às 17h, na escola de Música do Estado de São Paulo,a EMESP. Os estudandes e jovens músicos terão esta super oportunidade de conhecer as técnicas de interpretação,participando da aula com este profissional experiente e reconhecido e o melhor a participação é totalmente gratuita. A aula de aprimoramento musical será aberta a alunos ativos e ouvintes. As vagas são limitadas. Informamos com detalhes como fazer a inscrição. 

Masterclass – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) 

End.: Largo General Osório, 147 – Luz, São Paulo, SP 

Para participar: 

Alunos ativos - Inscrições através da EMESP - www.emesp.org.br 

Alunos Ouvintes - Inscrições pelo Mozarteum -telefone (11) 3815-6377, de segunda a sexta das 10h às 17h. 

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica faz os últimos concertos da temporada de 2013 da Série Mestre Athayde,com regência de Antonio Augusto e como solista o trompista Josué Silva, no dia 6, às 16h,com mais um Ensaio Aberto na Fundição Progresso. Para este evento a entrada será gratuita,mas são somente 80 lugares. Informações: 2220-5070. O outro concerto será dia 7,às 16h,na Igreja da Candelária,com o mesmo programa e artistas e a entrada é franca. Informações: 2233-2324.

TANGO – Para os apreciadores do tango,ótima oportunidade para rever os concertos do Festival Internacional Tango Brasil, dias 8 às 21h e 9 às 20h,no Centro Cultural Banco do Brasil, na Tenda da Praça dos Correios. Informações: 3808-2020.

Dica da semana - o célebre violoncelista visita a cidade. Emoções fortes no Theatro Municipal.

Tags: coluna, JB, maior, nobre, sol

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.