Jornal do Brasil

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

Sol maior

Pianista ganha Concurso Jovens Músicos mas flautista leva a bolsa de US$ 105 mil

Maria Luiza Nobre

O pianista Rodrigo Gomes Oliveira Guilherme Nascimento foi o vencedor do VI Concurso Jovens Músicos – Música no Museu 2013, mas a bolsa de estudos no valor de US$ 105 mil dólares americanos foi concedida ao flautista Guilherme Nascimento que ganhou o 2º lugar. 

Como a coluna já havia informado,é condição para ganhar a bolsa de estudos passar na prova de conhecimentos de inglês, que antecede o concurso,e que é realizada com os representantes da James Madison University,instituição americana que oferece o grande prêmio que possibilita um jovem com muita sorte fazer seus estudos superiores naquela universidade. Por esta razão a professora Lori Piitz, representante da James Madison University entrevistou todos os candidatos interessados na bolsa,e em comum acordo com os demais professores americanos,que acompanharam o concurso à distância e comunicados via Internaet, foi escolhido o 2º colocado do Concurso como o único ganhador da bolsa de estudos. A tarefa de escolha foi árdua, mas a professora Lori ressaltou a excelência dos jovens músicos selecionados nas versões anteriores, informando também que estão tendo um excelente aproveitamento nos seus cursos na instituição americana.   

Informamos o resultado final: 

Vencedor da Bolsa da James Madison University: flautista Guilherme Nascimento 

1º Lugar – Rodrigo Gomes Oliveira, piano

2º Lugar – Guilherme Nascimento, flauta

3º Lugar – Ayrton Coelho Pisco, violino

4º. Lugar- Wesley Guedes da Silva, clarineta

5º. Lugar –Eduardo Paes Barreto, violão. 

A coluna parabeniza a todos os candidatos, lamentando apenas que o primeiro lugar tenha vencido o concurso mas não tenha levado a tão sonhada bolsa de estudos. Lembro também que em curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos é condição obrigatória conhecer a língua inglesa,fato aliás muito normal, e fica mais uma vez a sugestão da colunista, de que é necessário saber línguas, sobretudo quando se quer estudar no exterior ou trabalhar em um mercado internacional. O músico pode ser talentoso mas na hora da verdade,visando um curso de Mestrado ou Doutorado,é fundamental saber falar,escrever e ler o inglês. Resta a torcida para o próximo concurso no ano que vem,estudem inglês para ganhar o concurso e ganharem a bolsa,que é realmente maravilhosa. 

LIVRO - Hojea partir das 19h,ma Livraria Argumento do Leblon, será olançamento tão esperado do livro Música no Museu 15 anos depois de Sergio da Costa e Silva, onde o autor conta todas as histórias, trajetórias, sucessos tudo muito bem ilustrado com muitas fotos e depoimentos de artistas que se apresentaram na Série Música no Museu ao longo destes 15 anos com muito mais de 5000 concertos. A  Livraria Argumento do Leblon, fica na rua Dias Ferreira 417,onde Sergio dará seus autógrafos.  Informações: 2239-5294.

Tags: coluna, JB, maior, nobre, sol

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.