ASSINE
search button

Agenda da semana: nova temporada de ópera americana e surpresa na praia

Compartilhar

Semana com poucas estrelas internacionais, série que homenageia instrumento celestial, nova temporada de ópera americana, prata da casa atuando, surpresa na praia  e muita calma para começar o próximo mês com muitas novidades. Clicando na foto, o melhor da música clássica para aliviar a tensão da semana.

URCA – A nova série ZozôClassique teve a estréia do concertos ontem,na verdade acabou hoje de madrugada,na Urca. O clima era muito charmoso,bem francês mesmo,glamuroso e no palco toques tropicais com palmeiras,aconchego puro para se ouvir um concerto em lugar não convencional. A proposta da nova série é apreciar um jantar gourmet antes do recital,com toda calma necessária para se preparar o espirito para ouvir boa música,no caso de ontem,Trios de Haydn,Beethoven e Mendelsssohn,executados pelo excelenge Trio Aquarius,formado pelo pianista Flavio Augusto,violinista Ricardo Amado e pelo violoncelista Ricardo Santoro. O primeiro evento de uma nova série é sempre uma novidade,talvez o desconhecido com um público bem diversificado,uns acompanhavam o recital com muita atenção,outros acompanhavam atentamente seus celulares,uma convivência bem interessante e diferente,onde a única unanimidade era a música,aliás boa música. O Trio Aquarius é formado desde 1991,respiramjuntos,pensam  e vivem a música juntos.O idealizador é o compositor Sergio Roberto de Oliveira que explicava as obras e os compositores. A proposta é muito positiva tem tudo para dar certo,o ambiente é relaxante, os artistas foram exemplares  e fica a torcida da coluna para que a série tenha uma vida longa,afinal o charme da Urca merece.

MÚSICA NO MUSEU – A série que dá oportunidade aos artistas que estão em começo de atividades programou para hoje às 12h30hs,na Casa de Rui Barbosa,a Orquestra das Comunidades Pacificadas apresentando um programa com obras de Bach e os Clássicos brasileiros. Dia 25,às 12h30,no Museu Histórico Nacional, Grupo Raga, com música clássica indiana. Dia 26, às 18h,noPalacio São Clemente,Consulado de Portugal,recital do pianista Paulo Francisco  Paes, tocando obras de Bach,Debussy e Paulo Francisco Paes. Dia 27,às 11h30,no Museu de Arte Moderna, pianista Adriana Kellner, executando Ernesto Nazareth, Heitor Villa-Lobos e Chopin. Dia 28,às 18h,na Casa de Cultura Laura Alvim,recital do violonista Andre Trindade, dedilhando Villa-Lobos, Nonato Luiz, Garoto e André Trindade. Dia 29,às 18h,noMuseu do Exército/Forte de Copacabana,apresentação do Gravíssimo BassEnsemble,no programa Barber,Albinoni e Lipe Portinho. Dia 30, no Centro Cultural Banco do Brasil,recital do tenorLuis Bonfim e da pianista Regina Lacerda, Häendel, Caldara, Verdi, Rossini, Bellini,Guastavin e  Carlos Gomes. Dia 31 às 12h30,no Clube de Engenharia,sopranoBelkiss Campos e pianista Giuseppe Mauro,com páginas de Stefano Donaudy,F.Obrador, G.B.Bononcini,G.Verdi eG.Puccini. Os concertos são todos com entrada franca.

STRAVINSKY – O Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta o balé A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, hoje,dias 25 e 26,às 20h e dia 27 às 17h,com Ana Botafogo,CecíliaKerche,Márcia Jacqueline ,Bruno Cesário,todosbailarinos,a orquestra e o Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com regência de Javier Logioia Orbe. Ingressos no local.

SALA – O programa Sala de Concerto apresenta dia 25 às 17h,a soprano Juliana Castanho-Spector e a pianista Kátia Balloussier,diretamente do Auditório Lorenzo Fernandez do Conservatório Brasileiro de Música,com apresentação e direção de Lauro Gomes e entrada franaca. Como opção acessar a Rádio MEC-FM e assistir de casa.

DESAFIOS – A série de videoconcertosDesafios Musicais apresenta dia 26 duas sessões no Centro Cultural Justiça Federal. O primeiro horário será ás 14h e nova sessão às 16h,com obras diferentes de Bela Bartók no confortável cinema do local. A direção é de Saulo Chermonte e os ingressos são vendidos no local.

METROPOLITAN –Para os leitores que adoram ópera,oportunidade de ver a transmissão ao vivo a temporada do Metropolitan Opera House de Nova Iorque,dia 26 às 14h55,no UCI New York City e UCI Norteshopping. A ópera apresentada será O NarizShostakovich com o barítono Paulo Szot encabeçando o elenco junto com a Orquestra e Coro do Metropolitan Opera House de Nova Iorque e regência de Pavel Smelkov. Ingressos vendidos nos locais.

CRAVO – A 10ª Semana do Cravo UFRJ  apresenta concertos com o instrumento celestial,que é o cravo. Serão três dias de programação, mais precisamente dias 28 e 29 às 18h e dia 30 às 12h e 18h,na Sala da Congregação, na Escola de Música da UFRJ,com os concertos com entrada franca. Serão realizados lançamentos de Tratados e Métodos de Teclados, e mesas-redondas,com entrada franca. Para maiores informações: www.musica.ufrj.br

Dica da Semana - Trio de Ravel pelo Trio Beaux Arts, com esta formação foi considerado como o maior Trio do Planeta.