ASSINE
search button

Prefeitura e MinC lançam Edital de Cultura no Rio

Compartilhar

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro,junto com o Ministério da Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura da cidade, realizaram ontem, dia 19, às 17h, no Palácio da Cidade,a cerimônia de lançamento do programa Cultura Viva  dos Pontos de Cultura no município do Rio de Janeiro.

Com o salão repleto de convidados e membros do novo Conselho Municipal de Cultura,o Secretário Municipal de Cultura,Sérgio Sá Leitão fez uma brilhante explicação sobre o Programa Cultura VivaCultura,Educação e Cidadania,que foi criado pelo MinC para reconhecer iniciativas já desenvolvidas pela sociedade civil e fomentar a diversidade cultural brasileira a partir do protagonismo social e da autonomia. O Edital é o resultado de um convênio entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro,através da Secretaria Municipal de Cultura e o MinC.

Para entender melhor, as entidades reconhecidas como Pontos de Cultura recebem um total de R$180 mil,divididos em três parcelas de R$60mil, uma a cada ano. E o importante é que podem se tornar Pontos de Cultura pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos,como por exemplo associações, sindicatos, cooperativas e fundações privadas, sediadas ou com filial no município do Rio de Janeiro. Para isto todos os proponentes devem comprovar a existência e atuação na área cultural há três anos,no mínimo. O maior objetivo é o de descentralizar o Cultura Viva no município,e o edital prevê que 30,dos 50 pontos  selecionados, possam desenvolver as atividades nas Áreas de Planejamento3,4 e 5,isto é nas Zonas Norte e Oeste. Importante é informar que o Edital lançado ficará aberto no site da secretaria até o dia 31 de outubro. Um convênio será firmado com as entidades que forem selecionadas e a Secretaria Municipal de Cultura, da mesma forma que deverão se comprometer a apresentar os relatórios anuais de atividades  assim como as prestações de contas. O mais importante é que  todas elas irão compor a Rede Carioca de Pontos de Cultura,um sistema de gestão muito bem compartilhado entre Estado e a sociedade. O Prefeito Eduardo Paes estava muito contente,claro,com o leque de possibilidades altamente positivas de ações da Secretaria Municipal de Cultura,tão bem dirigida pelo Secretário Sá Leitão, e prometeu mais projetos e novidades para a cultura em 2013/2015.

A ministra Marta Suplicy falou muito bem,como sempre,aliás cada dia que passa eu admiro mais a capacidade da ministra, dando sempre a certeza de todo o potencial de transparência que tão bem rege em seu ministério. Apesar de ser paulista,tradicional,é notória a generosidade de Marta com o Rio de Janeiro. Acabou seu discurso dizendo que o “Rio de Janeiro brilha”. Venha sempre ministra,a cidade é mesmo maravilhosa.