ASSINE
search button

Agenda da semana: sinfonia de horror e talentosa pianista que adora improvisar

Compartilhar

A semana terá muita música de câmara, e a presença de pianista talentosa que adora improvisar, uma sinfonia de horror, orquestras tocando, super concerto barroco em Igreja. Para saber mais? É só ler a coluna para escolher os concertos, e clicando a foto terá muita música clássica,com artistas fazendo o seu melhor papel, que é encantar o público com suas fantásticas interpretações. Vale conferir. 

OPES –A Orquestra Petrobras Sinfônica realiza mais um cyberconcerto,na Série Mestre Athayde,neste sábado,dia 21,às 18h,desta vez em Copacabana na Igreja de São Paulo Apóstolo. O programa terá a regência de um dos mais talentosos violinistas brasileiros,que é Paulo Bosísio,exímio professor de seu instrumento,e responsável pela formação de muitos violinistas no país.No programa,regido Bosísio,serão ouvidas obras de Vivaldi,a  Sinfonia al Santo Sepolcro RV169 e de duas obras eletrizantes de Bach ,o Concerto para dois violinos em rémenor BWV 1043 e Concerto para três violinos e orquestra de cordas em rémaior BWV 1064. Os solistas serão os músicos Carlos Mendes e Ricardo Amando. Será sem dúvida um super concerto com lindíssimo repertório.

A apresentação será em forma de cyberconcerto,lembra que é  uma iniciativa única e pioneira da OPES,que tem o objetivo de popularizar a música clássica e estimular o público a fotografar e filmar o concerto,somente nesta série, para compartilhamento na internet, em redes sociais,blogs e canais de vídeo. Na vérpera ,dia 20,terá mais um ensaio gratuito, às 16h,na Fundição Progresso,na Lapa. Lembro que os Ensaios Abertos da Petrobras Sinfônica são sempre seguidos do Conversa ao Pé do Palco,quando o público é convidado a conhecer os músicos e seus instrumentos em um clima de descontração. Maiores informações: 2220-5070 e 2255-7547. Os concertos serão com entrada franca. 

GABRIELA – A pianista venezuelana Gabriela Montero desembarca na cidade,para mostrar sua arte no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no próximo dia 23,às 20h30, na Série Dell’Arte Concertos Internacionais. A artista vem conquistando o público de várias partes do planeta,com seu carisma uma vez que se dedica ao repertório tradicional além da arte de improvisar. E a platéia deve estar preparada,pois Gabriela pode escolher algumas pessoas e solicitar sugestões de temas para ela imrpovisar,com melodias fornecidas naquela noite.Tudo será uma grande  surpresa,quem será escolhido pela pianista? Após Montero dedilhar as páginas do Klavierstücke op.119 de Brahms,da belíssima Fantasia em DóMaior op.117 de Schumann,então será a vez das improvisações de Gabriela Montero. Prometo que vou contar tudo,na crítica do concerto.Para mais informações: 2332-9191 

BOSTON – Hoje mais um regente brasileiro vai brilhar nos Estados Unidos.É o jovem maestro Marcelo Lehninger que estará regendo a Boston Symphony Orchestra,no concerto de gala inaugurando a temporada 2013-2014,que terá lugar no Boston Symphony Hall. Como a coluna já informou,Lenhinger é o atual regente assistente do conjunto,e será um evento muito esperado e terá uma surpresa que será a participação da Pops Swing Orchestra. Boa sorte Maestro.                                                       

PARIS – O público carioca vai poder assistir a continuação da transmissão direta da temporada da Ópera Nacional de Paris,apresentando este mês, a ópera Hansel e Gretel,com as sopranos Daniela Sindram e Anne-Catherine Gillet, barítono Jochen Schmeckenbecher,tenor Andreas Conrad, Coro Infantil  e Orquestra da Ópera Nacional de Paris,direção musical de Claus Peter Flor e direção cênica de Julia Hansen. Dia 20 e 21 às 10h,no Estação Botafogo. Informações: 2226-1988. 

SALA – O programa Sala de Concerto desta semana,dia 20 às 17h, recebe a flautista Anastasia Petanova e o pianista Ronaldo Rolim,para recital no Auditório Lorenzo Fernandez,no Conservatório Brasileiro de Música,com entrada franca.A direção e apresentação será de Lauro Gomes,com transmissão direta da Rádio MEC-FM.Sempre uma agradável possibilidade de ouvir boa música.

BARCELOS –O tenor Paulo Barcelos e a pianista Eliara Puggina,farão recital na Sala Vera Janacopulos,na Unirio,no próximo dia 20,às 19h. No programa Canções Espirituais de Beethoven. A entrada é franca e maiores informações : 2542-7351. 

TERROR – O clássico dos clássicos do terror,tido como um dos precursores do gênero no cinema, Nosferatu,Uma Sinfonia de Horror, encerrará a série Música & Imagem de 2013, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dentro da programação artística elaborada pelo Maestro Isaac Karabtchevsky.Serão realizados concertos com a projeção do filme mudo dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau. Para quem gosta do gênero as hoje é a primeira apresentação,às 20h.Novas datas dos eventos são dias 20 e 21,também às 20h e dia 22 às 17h,com o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal,sob a regência de Tobias Volkmann, maestro assistente da OSTM. A música desta cópia, com edição do instituto alemão European Filmphilharmonic, foi composta por Pierre Oser, em 2012.

“Esta é uma excelente oportunidade para ver ou rever esta obra imortal do cinema mundial, exemplar do expressionismo alemão. Principalmente, porque exibiremos com a qualidade do Blu-Ray uma versão restaurada com os mais modernos recursos técnicos”, comenta Carla Camurati, presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro.Informações:2332-9191.  

JADE –A Série Jade da OSB Ópera & Repertório apresenta a pianista Linda Bustani,em concerto dia 21,às 16h,com regência de Roberto Duarte,no novo Teatro Bradesco. Informações: 3252-2999. 

CANDELÁRIA – O Projeto Candelária recebe dia 22,às 16h,o recital do Quarteto Spalla Pró-Música, com entrada franca.

 MÚSICA NO MUSEU – A série apresenta hoje,às 12h30,na Casa de Rui Barbosa,concerto com  os tenores Fernando Portari e  Bruno Buzzacchi e Eliseo Sanchez,as mezzo-sopranos Siênia Couto e Jurema Fontoura,a soprano Priscilla Cadette ,o barítono Frederico de Assis e o pianista Claudio Vettori. No programa homenagem ao cantor Alfredo Colósimo.

Dia 20,às 15h no Centro Cultural Justiça Federal,recital do pianista Roberto Goliszewski, com obras de Johann Sebastian Bach,Ludwig van Beethoven e Henrique Oswald. Dia 21,às 19h,na Igreja N.Sra. do Rosário,no Leme,recital da organista Domitila Ballesteros com programa Johann S. Bach,Girolamo Frescobaldi,George Böhm e Johann Gottfried Walther. Dia 22 às 11h30,no MAM- Museu de Arte Moderna, recital do pianista João Bittencourt,com programa Julio Reis. Dia 23 às 19hs,no Teatro Tocando em Você,apresentação de Weber Iago com obras de Villa-Lobos e Weber Iago. Dia 24 às 18h,no Museu do Exército no  Forte Copacabana, Bonde Carioca,apresentando Clássicos nacionais e internacionais. Dia 25 às 12h30,no Museu da República,recital de Luiz Bomfim,voz e Regina Lacerda,piano, com programa Häendel, Caldara,Verdi, Rossini, Bellini, Gustavino e Carlos Gomes. Lembrando que todos os concertos da série são com entrada franca. 

Dica da Semana: o célebre concerto para 4 pianos de Bach,uma verdadeira constelação, com as brilhantes estrelas do planeta tocando, tanto como solistas como integrando a orquestra de câmara.