Jornal do Brasil

Domingo, 19 de Agosto de 2018 Fundado em 1891
Sol Maior

Colunistas - Sol Maior

Agenda diversificada: orquestra tocando clássicos e cyberconcerto

Jornal do Brasil Maria Luiza Nobre

Semana bem diversificada: orquestras sinfônicas tocando música clássica, rock e também um cyberconcerto. Série fazendo sucesso na cidade maravilhosa  e  também na Europa. Ópera francesa no Rio?  É só ler a coluna e clicar na foto para ouvir o melhor da música clássica, escolher os concertos e ter tudo muito bem agendado para as novas emoções. 

OPES – A Orquestra Petrobras Sinfônica realiza mais um cyberconcerto no próximo domingo, dia 15, às 16h,na Igreja do Sagrado Coração de Maria, em Copacabana. É a sétima apresentação da Série Mestre Athayde, que tem como objetivo levar música clássica às igrejas,e inova quando, somente nesta série, estimula o público a fotografar e filmar o evento para depois ser compartilhado nas redes sociais, por esta razão é um cyberconcerto.  O regente será Sammy Fuks,flautista de formação, e terá como solista, o oboísta Victor  Astorga, fazendo  um programa com  La Clemenza di Tito K-621, de Mozart, o Concerto para Oboé e Orquestra de Haydn e a Suite para Orquestrade Câmara II de Villa-Lobos, obra especialmente dedicada a Mindinha Villa-Lobos, a Mindinha do Villa, a grande  mulher admirável do compositor  brasileiro que tanto trabalhou para  a divulgação  das obras de seu marido, sempre devotando o seu amor sempre eterno.

Na véspera,o conjunto ainda realiza o seu já tradicional Ensaio Aberto ao Público, às 16h, na Fundição Progresso,na Lapa.  Um dado importante, após o ensaio, é realizada uma Conversa ao Pé do Palco,quando a orquestra convida o público a conhecer os músicos e seus instrumentos, com um clima de muita descontração. Os concerto são com entrada franca. 

COIMBRA - Prosseguindo sua atuação internacional, a Série Música noMuseu  fez o maior sucesso em Portugal. Em Coimbra tiveram que fechar a Biblioteca Joanina , que estava simplesmente superlotada com a presença de  muitos dos alunos daquela célebre universidade ,imaginem, mesmo com suas tradicionais capas, não conseguiram entrar e apreciar o concerto. O artista que se apresentava era o simpático e talentoso pianista João Carlos Assis Brasil, tocando clássicos brasileiros de Villa-Lobos a Tom Jobim. A platéia estava empolgada e foi brindada com três bis,pelo excelente intérprete, que seguiu depois para Lisboa, fazendo mais uma apresentação ,desta vez, no  Palacio Foz, levando  a platéia ao delirio. O curioso é que mesmo tendo inaugurado o horário das 16h,em pleno domingo, Música no Museu lotou completamente o lindo Salão dos Espelhos do Palacio Foz, sendo necessária a colocação de  dezenas de cadeiras extras. Depois de tanto sucesso, veio o convite para quatro apresentações no ano que vem. Depois de concertos em cidades do Chile e Australia no início do ano, exatamente em janeiro, passando por Portugal em junho, julho e agora em setembro, antes tendo feito sucesso em Viena em agosto,será  em outubro a vez de Buenos Aires e, assim, Música no Museu se expande para o mundo depois de consolidar-se no Brasil como a maior Série de Musica Clássica, chegando a realizar 500 concertos no ano. 

RECIFE – Com o Teatro de Santa Isabel completamente lotado, com o público em pé ,inclusive nas galerias, foi realizado ontem às 20h,o primeiro concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife, apresentando o novo Regente Titular e Diretor Artítico do conjunto, o Maestro Marlos Nobre. Para informação dos leitores a orquestra é a mais antiga do Brasil e após sua nova repaginação,já têm entre seus músicos vários jovens instrumentistas, oriundos de projetos sociais da capital pernambucana, proporcionando, portanto, a oportunidade  aos talentosos  jovens músicos de já poder ter assento em um conjunto sinfônico ,assim como ter emprego em sua própria cidade. 

SÃO PAULO – A Orquestra Sinfônica da NDR vem pela primeira vez ao Brasil sob a regência de Thomas Hengelbrock,outra grande atração da Temporada do Mozarteum em São Paulo. Para os leitores que sempre me pedem sugestões de concertos na capital paulista,a coluna informa que serão quatro apresentações, melhor  ainda,duas serão gratuitas ,uma na área externa ,também chamada platéia externa do Auditório Ibirapuera no dia 29 de setembro às 11h,e a segunda uma Matinê Clássica para crianças no Auditório Ibirapuera no dia 28 de setembro às 16h. Para as apresentações gratuitas os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Auditório Ibirapuera, 1h30m antes do concerto e por ser um espetáculo destinado ao público infantil, cada adulto deve levar no mínimo três crianças. Já para os dias 30 de setembro e 1º de outubro ,sempre às 21h,a orquestra se apresenta na Sala São Paulo,quando terá como solista a pianista sul-coreana Hyun-Jung Lim,que atualmente ostenta o título da mais jovem intérprete a gravar todas as 32 sonatas para piano de Beethoven, com apenas 24 anos, pela EMI Classics, em 2010. Super informação da coluna, alunos brasileiros  poderão  fazer Masterclasses,na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), somente no dia 1º de outubro das 10h às 13h com integrantes Orquestra Sinfônica da NDR,com vagas específicas  para violino,viola,violoncelo,contrabaixo,flauta,oboé,trompa e trompete. As vagas são limitadas, por esta razão a corrida é em prestíssimo. Para alunos ativos, inscrições pelo site da EMESP -  www.emesp.org.br

Para alunos ouvintes, inscrições pelo Mozarteum, fone (11) 3815-6377. 

PARIS – O público carioca vai poder assistir a transmissão direta da temporada da Ópera Nacional de Paris,apresentando este mês, a ópera Hansel e Gretel,com as sopranos Daniela Sindram e Anne-Catherine Gillet, barítono Jochen Schmeckenbecher,tenor Andreas Conrad, Coro Infantil  e Orquestra da Ópera Nacional de Paris,direção musical de Claus Peter Flor e direção cênica de Julia Hansen. Dia 14  e 15 às 10h,no Estação Ipanema. Dia 16 às 13h no Cine Odeon e às 21h no Estação Vivo Gávea. Dia 17 às 13h,no Cine Odeon e às 21h no Estação Vivo Gávea. Informações: Estação Ipanema: 2279-4603; Cine Odeon: 2240-1093 e Estação Vivo Gávea: 3875-3011.                         

OSB – A Orquestra OSB Ópera & Repertório faz seu primeiro concerto da série no próximo dia 14,às 17h,no Espaço Tom Jobim. Na regência,o spalla do conjunto,o violinista Michel Bessler e como solistas,os violinistas Priscila Rato e Marco Catto. No programa o Intermezzo da Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni,as Danças Folcóricas Romenas de Bela Bartók,o lindíssimo Concerto para Dois Violinos em Ré Menor de Bach,o também belo Adagio para Codas em Sol Menor de Albinoni e a Holberg Suite op.40 de E.Grieg. Ingressos no local e informações: 2274-7012. 

SALA –Lauro Gomes apresenta e dirige o programa Sala de Concerto, diretamente do Auditório Lorenzo Fernandez do Conservatório Brasileiro de Música, recebendo na próxima sexta-feira, às 17h,o contrabaixista Vinicius Frate e a pianista Katia Balloussier. No programa do duo, páginas de Henrique Oswald, Ernst Mahle,Schubert,Jayme Ovalle e Radamés Gnattali.Sempre com entrada franca, existe ainda a  possibilidade de ouvir o concerto clicando a Rádio MEC-FM. Informações: 3478-7600. 

ROCK – A Orquestra Sinfônica Brasileira,desta vez com seu Regente Titular,maestro Roberto Minczuk,estará mais uma vez,na Cidade do Rock,no Palco Mundo, na fantástica sexta-feira 13,às 17h,tocando obras de Beethoven,Villa-Lobos e Eduardo Souto. Os ingressos estavam quase esgotados. 

ERNANI – O compositor Ernani Aguiar será o regente da Orquestra Sinfônica da UFRJ,em concerto hoje,às 19h,no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ. Entrada franca. 

MÚSICA NO MUSEU – A série que mais concertos realiza no ano,continua suas apresentações no Rio de Janeiro,nesta quinta.dia 12,às 18h,no Centro Cultural Justiça Federal,apresentando o Conjunto de Violoncelos das Comunidades Pacificadas fazendo um programa Bach, Mozart, Villa Lobos, Ernesto Nazareth e Tom Jobim. Dia 13,às 15h,também no Centro Cultural Justiça Federal,recital do pianista Boris Marques,executando obras de F.Chopin, H.Villa-lobos, Scriabin,Liszt, Rachmaninov e Scarlatti.Dia 14,às 11h30,no Parque das Ruínas,pianista Ernane Marones,dedilhando os clássicos brasileiros. Dia 15,às 11h30,no Museu de Arte Moderna, pianista Fernanda Cruz, com páginas de Franz Liszt e  Frédéric Chopin. Dia 16,às 12h30,no Clube de Engenharia,pianista Adriana Kelner, tocando Ernesto Nazareth,Villa-Lobos e  F .Chopin. Dia 17,às 20h,no Iate Clube do Rio de Janeiro,Duo Katz-Corker formado pelo violoncelista Bernardo Katz e pianista Maria Luiza Corker.apresentando obras de Fauré,Brahms e Marlos Nobre. Dia 18,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,pianista Maria Helena Andrade,obras de Bach, Schumann, Albeniz e  Villa-Lobos. Todos os concertos da série são com entrada franca.

Dica da Semana: pianista Yuja Wang, a nova musa do piano, seu extraordinário talento e suas minissaias. Claudio Abbado é o célebre regente.



Tags: coluna, jb, maria luiza, nobre, sol maior

Compartilhe: