ASSINE
search button

Agenda - semana promete fortes emoções com 'Carmina Burana' e mais

Compartilhar

A semana promete fortes emoções com uma ópera, orquestra paulista visitando a cidade maravilhosa, prata da casa fazendo boa música de câmara, palestras e orquestra da cidade. É só conferir na Agenda da Semana e escolher as melhores opções da boa música  no Rio e ter todas as informações do que acontece no mundo da música clássica. 

ÓPERA – Com estréia marcada para hoje, às 20h, sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a ópera Carmina Burana, uma cantata cênica que foi composta por Carl Orff. A obra é baseada em 24 poemas encontrados na coleção medieval dos séculos XI e XII,tendo árias de  solo que são verdadeiros desafios para os cantores,como por exemplo a ária para tenor,a Olim lacus colueram. Para mais esta realização na atual temporada  da casa, serão  sete récitas com coreografia de Mauricio Wainrot e regência de Abel Rocha. No elenco além do Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,serão solistas Deborah Ribeiro,Karen Mesquita, Priscila Albuquerque, Priscila Mota, Cícero Gomes, Edifranc Alves, Filipe Moreira, Joseny Coutinho, Moacir Emanoel e Rodrigo Negri e os primeiros bailarinos Cecília Kerche, Claudia Mota, Márcia Jaqueline e Francisco Timbó e os cantores Lina Mendes, Sebastião Câmara e Homero Velho. Também  participam a pianista Priscila Bomfim,o coreógrafo Carlos Gallardo,os figurinistas Mini Zucheri e Carlos Gallardo com remontagem de Miguel Angel Elias e Eric Frederic. Completam o programa  dois pas-de-deux  do mesmo coreógrafo, Ecos com música de Samuel Barber e Chopin nº1,sobre o segundo movimento do Concerto nº1 de F.Chopin.  Além da estréia de hoje,às 20h, as  récitas serão dias 22, 23, 27 e 28 às 20h; dias 24 e 31 às 21h e dia 25 às 17. Ingressos e informações na bilheteria do Theatro Municipal do RJ ou pelo tel- 2332-9191.

OSESP – Uma das mais importantes orquestras sinfônicas do país,a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo,visita a cidade brindando o público carioca com um concerto no domingo, dia 25, às 17h,na Cidade das Artes,na Barra da Tijuca, tendo a presença de sua titular,a regente americana Marin Alsop. No programa a Sinfonia nº4 do talentoso compositor paulista Camargo Guarnieri e a Sinfonia nº 1 de G.Mahler. Ingressos no local ou maiores informações: 3325-0102. 

OPES – A Orquestra Petrobras Sinfônica celebra os 200 anos do nascimento do compositor Richard Wagner,com um concerto da Série Portinari, no próximo dia 24, às 16h,no palco do Theatro  Municipal  do  Rio de Janeiro, sob a batuta de seu Diretor Artístico e  Maestro Titular Isaac Karabtchevsky. Como convidada a soprano alemã Gun-Brit Barkmin, que já esteve no Brasil cantando com o conjunto em 2010. No programa  Wesendonck Lieder (WWV 91), Tristão e Isolda – Preludio eLiebestod, as AberturasRienzi (WWV 49) - Parsifal e Tannhäueser,Prelúdio do terceiro ato de Lohengrin, e a Cavalgada das Valquírias, de A Valquíria. Ótimo programa para os amantes de Wagner. Ingressos na bilheteria no Theatro Municipal do RJ e informações: 2332-9191. 

CD – A pianista  Joana Holanda lança seu mais recente CD,com selo SESC, intitulado Piano Presente,com uma visão da música do século XXI,passando por textos da compositora Marisa Resende,por exemplo. 

CAMERATA – A OrquestraRio Camerata faz concerto hoje,às 19h,no Forte Copacabana, na Sala de Exposições,com regência de Israel Menezes e como solista convidada,a flautista Odette Ernest Dias. No programa obras de Telemann e Haendel. Entrada franca. 

DESAFIOS – A série de videoconcertos Desafios Musicais,agendou duas sessões no sábado 24,às 14h e 16h,no Cinema do Centro Cultural Justiça Federal. Ingressos no local. 

SALA – O programa Sala de Concerto desta semana será realizado diretamente do Auditório Lorenzo Fernandez ,do Conservatório Brasileiro de Música,dia 23,às 17h,onde poderão ser ouvidas Canções Napolitanas nas vozes do tenor Ivan Jorgensen,do barítono Ciro d’Araujo e  no piano de Eliara Puggina. O concerto é com entrada franca no local,mas para ouvir de casa,em uma sala de espera,um engarrafamento,ou outro lugar,é bem fácil,só acessar a Rádio MEC FM,98.9MHz . 

HARPAMuito prazer,eu sou a harpa é a nova série de concertos do Centro Cultural Justiça Federal,programando para dia 27,às 19h, um recital com  a  harpista  Vanja  Ferreira  e  o  clarinetista Itamar Vidal. Ingressos no local. 

CANDELÁRIA – A Orquestra de Sopro Die Gersthofer Blasharmoniker com regência de Josef Thöne é a atração da Série Projeto Candelária na próxima quarta-feira,dia 28,às 18h30,com um programa dedicado a Bach e Vivaldi. O concerto é com entrada franca. 

UFRJ – O pianista Jonas Dantas será o solista da Orquestra de Câmara Carioca, regente Vilane Andrade, dia 28,às 18h,no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, na Série Talentos UFRJ,com entrada franca.   

MÚSICA NO MUSEU- O diretor da Série Música no Museu ,Sergio da Costa e Silva,chegando da Europa,onde os concertos Música do Museu Internacional foram sucessos de público em Viena e em Lisboa. No Brasil,mais precisamente no Rio de Janeiro a série já se tornou única por realizar concerto diários com lotação de público e sucesso expressivo. Dia 23, às 12h30h, no Real Gabinete Português de Leitura,violonista Cedmon Alves e Reinaldo Pestana, percussão. Programa Francisco Tarrega e  Heitor Villa Lobos. Dia 24 às 11h30 no Parque das Ruínas,Coral Nova Iguaçu Country Club- Coral da PUC,com regência de Geraldo Leão & Gláucia Henriques,apresentando um programa com Clássicos Internacionais. Dia 25 às 11h30,no Museu de Arte Moderna,um lindo concerto com Os Pequenos Mozart com direção artística da violinista  Suray Soren. Programa Vivaldi, Mozart, Brahms, Pixinguinha e  folclore brasileiro. Dia 26 às 18hs,na Casa de Cultura  Laura Alvim,Coral Obalalá e regência de Obadias Ferreira da Rocha,com programa de música brasileira. Dia 27 às 18h,no Museu do Exército / Forte de Copacabana, Tita Avendaño e participação especial André Mazzoni. O programa é dedicado ao Violão Latinoamericano com obras de Agustín Barrios Mangoré, Antonio Lauro,Guillermo Rizzotto, Juan Antonio Sánchez, Celso Machado, Eduardo Martín e Leo Brouwer. Dia 28 às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil, recital do pianista ArthurVillar,apresentando obras de J.S.Bach, C.Debussy, F.Liszt  e L.V.Beethoven. Sempre lembrando que todos os concertos da série são com entrada franca.

Dica da semana - "As Quatro Estações" de Vivaldi por Itzhak Perlman, linda versão