ASSINE
search button

Agenda da semana tem concurso e festival de violoncelo

Compartilhar

Semana  ainda não está agitada: concurso e festival de violoncelo na última semana, escola festejando aniversário, série de concertos diários com diversos  artistas festejando as cordas,orquestra que se reúne uma vez ao ano, enfim com todas estas possibilidades, o Rio de Janeiro se prepara para ouvir no final do mês as estrelas que estão em viagem pelo planeta e deverão chegar para brilhar nos palcos do país. 

OPES – A Orquestra Petrobras Sinfônica convidou o maestro Günter Neuhold,austríaco nascido em Graz, para reger o concerto do dia 9,às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento faz parte da Série Djanira e terá a participação da pianista também austríaca,nascida em Viena, Emma Schmidt como solista. O programa terá como obras, a Abertura Egmont op.84 de L.Beethoven, o Concerto para Piano e Cordas de Alfred Schittke e a belíssima Sinfonia nº1 em Dó Menor op.68 de J.Brahms. Ingressos no local. 

HORTA – A coluna lamenta profundamente o falecimento do jornalista, Luiz Paulo Horta,nosso colega e imortal da Academia Brasileira de Letras. 

ACADEMIA -  Hoje é o concerto,às 20h,da Academia Jovem Concertante, no Espaço Tom Jobim.Com direção artística da pianista Simone Leitão,que também será solista do Concerto nº1 para Piano Trompete eCordas de Shostakovitch,o programa terá também a Sinfonia nº40 em SolMenor de Mozart, as Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos e o Mourão de Guerra Peixe-Clovis Pereira,todos regidos pelo violinista Daniel Guedes. Ingressos no local.   

CLÉLIA – A excelente pianista brasileira Clélia Iruzun radicada em Londres,é a convidada especial do programa Sala de Concerto,do dia 9,às 17h,transmitido atualmente do Conservatório Brasileiro de Música,com apresentação e direção de Lauro Gomes. Ernesto Nazareth,Chopin  e Schumann  são os compositores escolhidos pela festejada pianista em sua vinda ao Brasil,especialmente para este recital no Rio de Janeiro. Para os que não puderem assistir no local,sempre resta a possibilidade de ouvir acessando a Rádio MEC – FM. A entrada é franca. 

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira faz mais uma apresentação na Série Concertos da Juventude, no próximo domingo,dia 11,exatamente às 11h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo o violinista Mauricio Aguiar como regente. No programa obras de Golijov e a Sinfonis em Dó Maior nº60 de Haydn. Ingressos no local a R$1. 

ESCOLA – A Escola de Música da UFRJ,está realizando vários eventos na Semana de Aniversário dos seus 165 anos.Além de vários concertos terá lugar o IV Simpósio Internacional de Musicologia. O local dos eventos será a própria Escola de Música da UFRJ,com concertos sempre  às 19h e as conferências e palestras das 9h às 18h. Para maiores informações basta acessar a programação em www.musica.ufrj.br 

OUTEIRO – Na belíssima Igreja do Outeiro da Glória será realizado o concerto do Conjunto Codex Sanctissima,com direção de Félix Ferrà, no dia 11,às 19h,com entrada franca. 

TRIO – O Trio da UFRJ, formado pelo pianista Luciano Magalhães, violinista Marco Ceccato e violoncelista Mateus Ceccato fazem o recital do dia 14,às 19h,no Salão Leopoldo Miguez,na Escola de Música da UFRJ. Entrada franca.

MÚSICA NO MUSEU – A série apresenta seus concertos de agosto,com uma homenagem especial aos instrumentos de cordas,desfilando pela série violinos,violas,violoncelos e contrabaixos,que são as tradicionais cordas de uma orquestra.O violão também está agregado ao grupo das cordas. Os eventos continuam hoje,às 18h, no Museu da República,com o recital de Angela Carvalho,voz e piano, cantando árias de óperas de Puccini e Verdi. Dia 9,às 15h,no Centro Cultural Justiça Federal, conjunto Villa-Lobos in Jazz,e programa Villa-Lobos. Dia 10,às 19h,na Igreja Nossa Senhora da Glória, concerto com o Madrigal Cruz Lopes e obras de Buenaventura, Soma,Caccini,W.A. Mozart,John Leavitt e G.F.Handel. Dia 11 ,às 11h30, no Museu de Arte Moderna, a série fará uma homenagem ao Dia dos Pais,apresentando o violinista Carlos Weidt,que fará um recital com obras de J. S. Bach,Max Reger e Niccolo Paganini. Todos os concertos da série são realizados com entrada franca.

VIOLONCELO – O Rio International Cello Encounter já está na sua segunda e última semana,com entrada franca,com vários concertos pela cidade e realiza hoje,às 12h,no Conservatório Brasileiro de Música,a segunda fase do 1º Concurso Internacional de Violoncelos. A Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro é o local escolhido para o concerto também de  hoje,às 19h30,com David Chew e o Quinteto Piazzolla. Dia 9, às  10h,na Vila Olímpica da Maré, será realizado um workshop de artistas plásticos tendo ao fundo o som da orquestra de violoncelos. No Espaço Tom Jobim,às 20h, super concerto com os finalistas do 1º Concurso Internacional de Violoncelos. Dia 11,às 11h,no Parque Lage,concerto de música de câmara e às 16h,mais um concerto na Igreja da Candelária.

Dica da Semana, não existe execução melhor no planeta deste Trio de Ravel pelo deslumbrante Trio Beaux Arts