ASSINE
search button

Theatro Municipal anuncia a programação do 2º semestre de  2013

Compartilhar

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro anuncia a temporada do segundo semestre de 2013 que leva a assinatura do Maestro Isaac Karabtchevsky.

A presidente da Fundação TMRJ afirma “Tenho uma grande alegria em anunciar a programação do segundo semestre da temporada de 2013, desenhada com a visão sábia e inspirada do nosso querido Maestro Isaac Karabtchevsky”.

Já o maestro que assina a programação artística comenta "Nossa programação 2013 se completa agora trazendo obras consagradas do repertório mundial mescladas com primeiras audições e títulos instigantes. Uma Temporada que me parece à altura da tradição do nosso querido Theatro Municipal”.

A coluna informa toda a programação do segundo semestre,incluindo janeiro de 2014,para os leitores terem uma visão dos eventos que serão realizados no palco do Municipal. 

A partir de 22 de agosto, será apresentado  o ballet Carmina Burana, com coreografia de Mauricio Wainrot e música de Carl Orff, com o Ballet, Coro e Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Abel Rocha. O programa é completado por dois pas-de-deux do mesmo coreógrafo, Ecos e Chopin nº1. Na sequência, em setembro, virá o concerto da série Música & Imagem, com o filme Nosferatu, Uma Sinfonia de Horror, com direção de Friedrich Wilhelm Murnau, música de Michael Obst e adaptação de Pierre Oser; o ballet A Sagração da Primavera, de Nijinski, celebrando um século da estreia da obra, em outubro; a ópera Billy Budd, marcando o centenário de nascimento do compositor inglês Benjamin Britten, em novembro. Em dezembro, a programação será encerrada com o ballet O Quebra-Nozes, com música de Tchaikovsky e coreografia de Dalal Achcar, a partir do dia 13. 

Serão oito récitas do ballet Carmina Burana, entre os dias 22 de agosto e 1º de setembro. O espetáculo traz a cantata profana composta pelo alemão Carl Orff  em 1937, uma das obras mais conhecidas do repertório sinfônico. Mauricio Wainrot dividiu sua coreografia em cinco cenas principais, mantendo os nomes dados pelo compositor: Fortuna, Primo Vere, Na Taberna, Cours D'Amours e Fortuna, criando uma obra forte, harmoniosa e coordenada. No elenco estão as primeiras bailarinas Claudia Mota, Márcia Jaqueline e solistas do Ballet do TM. Completam o programa dois pas-de-deux do mesmo coreógrafo – Ecos, com música de Samuel Barber; e Chopin nº1, sobre o segundo movimento do Concerto Nº 1, de Chopin – executados pelos primeiros bailarinos do Theatro Municipal Cecília Kerche e Francisco Timbó. 

O concerto com projeção do filme Nosferatu, Uma Sinfonia de Horror, da série Música & Imagem, terá apresentações nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro, com o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob a regência de Tobias Volkmann. Este clássico filme do diretor alemão Friedrich Wilhelm Murnau tem música de Michael Obst e adaptação de Pierre Oser.

 Os 100 anos da estreia do ballet A Sagração da Primavera - Le Sacre du Printemps, uma das obras mais emblemáticas do Século XX, serão lembrados com nove apresentações do Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre 19 de outubro e 3 de novembro. Composto em 1913 por Igor Stravinsky para os Ballets Russes, de Sergei Diaghilev, a obra foi coreografada por Vaslav Nijinsky e recriada por Millicent Hodson e Kenneth Archer.  Os direitos exclusivos da coreografia no Brasil foram adquiridos pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1995, quando foram realizadas duas temporadas com enorme sucesso de público e crítica. Dezoito anos depois volta aos palcos do TM. 

Terceiro título de ópera na temporada 2013, Billy Budd, que celebra o centenário de nascimento de seu autor Benjamin Britten, terá a primeira audição brasileira com cinco apresentações entre os dias 17 e 25 de novembro. Com produção original do Teatro Municipal de Santiago do Chile, o espetáculo com o Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, terá direção musical de Isaac Karabtchevsky, direção cênica de Marcelo Lombardero, cenários de Diego Siliano e contará no elenco com Leonardo Neiva, Roger Honeywell e Hector Guedes. Britten adaptou para ópera o conto homônimo de Herman Melville, com libreto do grande romancista E. M. Forster, autor de best-sellers como Passagem Para a Índia e Maurice, que ganharam versões cinematográficas. 

Como já é tradição em dezembro, o belíssimo ballet O Quebra-Nozes, com coreografia de Dalal Achcar, fecha a programação de 2013 com treze récitas entre o dia 13 de dezembro e 5 de janeiro de 2014, apresentadas pelo Ballet e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Silvio Viegas. A enorme popularidade desta obra comprova o fascínio exercido nas plateias a partir do encontro do conto de Alexandre Dumas com a música de Tchaikovsky e a coreografia original de Marius Petipa e Lev Ivanov recriada por Dalal Achcar. 

AGENDA DO SEMESTRE 

AGOSTO - CARMINA BURANA / CHOPIN Nº1 ECOS

CARMINA BURANA

Ballet,Coro,Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e Solistas

Regência: Abel Rocha 

Coreografia: Mauricio Wainrot.

Música: Carl Orff

No elenco: Claudia Mota, Márcia Jaqueline e solistas do BTM

Cantores solistas: Lina Mendes, Sebastião Câmara e Homero Velho

Cenários e Figurinos:Carlos Gallardo

Remontagem: Miguel Angel Elias

 

CHOPIN Nº1 / ECOS 

Coreografia: Mauricio Wainrot 

Música: Frederic Chopin, (Concerto n° 1 para piano e orquestra, segundo movimento) e Samuel Barber (Adágio para Cordas), respectivamente

No elenco: Cecília Kerche e Francisco Timbó 

Figurinos: Mini Zuccheri e Carlos Gallardo, respectivamente 

Remontagem: Miguel Angel Elias e Eric Frederic

Dias 22, 23, 27, 28 de agosto, às 20h

Dias 24 e 31 de agosto, às 21h

Dia 5 de agosto, às 17h

Dia 1° de setembro,às 11h–Domingo no Municipal com ingressos a R$1,00 

SETEMBRO - NOSFERATU, UMA SINFONIA DE HORROR

Série Música & Imagem

Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Regência: Tobias Volkmann

Direção: Friedrich Wilhelm Murnau.

Música: Michael Obst, adaptada por Pierre Oser

Dias 19, 20, 21 de setebro às 20h

Dia 22 de setembro às 17h

  

OUTUBRO - A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA

Ballet   e Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Regência: a confirmar

Coreografia: Vaslav Nijinski

Música: Igor Stravinsky

Dias 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de outubro

Dias 1, 2 e 3 de novembro 

NOVEMBRO - BILLY BUDD

Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Ópera de Benjamin Britten

Regência: Isaac Karabtchevsky

Direção Cênica: Marcelo Lombardero

Direção Musical: Isaac Karabtchevsky

Cenários: Diego Siliano

No elenco Leonardo Neiva, Roger Honeywell e Hector Guedes

 Dias 17, 19, 21, 23 e 25 de novembro 

DEZEMBRO e JANEIRO - O QUEBRA-NOZES

Ballet e Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Regência: Silvio Viegas

Coreografia: Dalal Achcar

Com base na criação original de Marius Petipa e Lev Ivanov

Música: Piotr Ilitch Tchaikovsky

Dias 13, 14, 17, 18, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de dezembro de 2013

Dias 3, 4 e 5 de janeiro de 2014

 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano s/n° - Centro 

Informações: (21) 2332-9191

Vendas na Bilheteria, no site Ingresso.Com ou por telefone (21) 4003-2330

Desconto de 50% para estudantes e idosos