Jornal do Brasil

Domingo, 22 de Abril de 2018 Fundado em 1891
Sol Maior

Colunistas - Sol Maior

Agenda - semana de festa no Theatro Municipal 

Jornal do Brasil Maria Luiza Nobre

A semana é de festa para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ópera ao vivo de Paris, e ao vivo no Municipal, orquestras se apresentando, um premiado coro de meninos talentosos, piano a várias mãos,quantas surpresas. Basta ler a coluna ouvindo a Dica da Semana, escolhida pela colunista e bons concertos! 

THEATRO - O Theatro Municipal do Rio de Janeiro celebra 104 anos no próximo  dia 14 de julho,com uma programação muito variada,e o melhor gratuita,possibilitando uma visita aos que não conhecem o local. A comemoração da data já é uma tradição na cidade, reunindo  os três corpos estáveis da casa,isto é,o Ballet,o Coro e a Orquestra Sinfônica. Também estão incluídos no programa a Banda de Fuzileiros Navais,o grupo Os Pequenos Mozart e os alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. A festa começa bem cedo,já às 8h30, está programada a Banda de Fuzileiros Navais,que toca nos arredores do Theatro Municipal. Às 9h30, o grupo Os Pequenos Mozart, formado por crianças de 3 a 14 anos,se apresenta sob a direção de Suray Soren,executando obras de Mozart, Vivaldi, Pixinguinha, Brahms e Beatles. Continuando às 10h30,os alunos da Escola Estadual de Dança MariaOlenewa sobem ao palco do Municipal e brindam o público com duas coreografias,Estudos de Dança com músicas de Strauss. Lumbye com coreografia assinada por Dalal Achcar e La Bayadère com músicas de Minkus e coreografia de Marius Petipa.O terceiro ato do Ballet o Lago dos Cisnes,com música de Tchaikovsky e coreografia de Yelena Pankova,será a atração do meio-dia,tendo no papel do Cisne,a primeira bailarina Márcia Jaqueline, contracenando com Filipe Moreira, intérprete do Príncipe Siegfried. Continuando às 14h, o Coro do Theatro Municipal,sempre considerado como um dos melhores do país,dará vida a cantata Carmina Burana de Carl Orff,com regência de Jésus Figueiredo e como solistas a soprano Priscila Duarte,o tenor Jacques Rocha e o barítono Leonardo Páscoa.O projeto Falando de Ópera dará sequência, às 17h15, com palestra do maestro Silvio Viegas,ao dia festivo,traduzindo a ópera A Valquíria de Richard Wagner,que mais tarde, às 18h, será estreada ,na versão integral,no palco do grande templo cultural do Rio de Janeiro,com o soprano Eliane Coelho,o baixo-barítono Licio Bruno,o soprano Eiko Senda,o tenor Zvetan Michailov,o mezzo-soprano Denise de Freitas,o soprano Daniella Carvalho,o baixo Sávio Sperandio e as Valquírias Daniella Carvalho,  Veruschka Mainhard,Flávia Fernandes, Magda Belotti, Carolina Faria, Marina Considera e Daniela Mesquita,com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,com a regência e direção musical do maestro Luiz Fernando Malheiro concepção e direção cênica de André Heller-Lopes.A coluna deseja vida longa ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro e seus corpos estáveis. 

AGENDA com a programação especial 

8h30- Banda dos Fuzileiros Navais

9h30- Os Pequenos Mozart - Escadaria do Foyer

10h30 - Escola Estadual de Dança Maria Olenewa

12h –  Ballet do Theatro Municipal

14h –  Coro do Theatro Municipal

17h15h - Projeto Falando de Ópera

18h –  Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e solistas 

Os eventos serão todos com entrada franca e para maiores informações: 2332-9191. 

BOYCHOIR – Surpresa na Série OSB Ópera & Repertório,com apresentação dia 13,às 16h, noTeatro Bradesco,no Shopping Village Mall,  Barra da Tijuca. Como convidado especial do concerto da Série Jade, o Pacific Boychoir Academy, coro formado por 170 meninos e jovens da Califórnia, entre 4 e 18 anos, altamente credenciados por seu primoroso nível artístico,inclusive ganhando dois  prêmios Grammy, em 2004 e 2010.

O regente será o talentoso maestro Roberto Tibiriçá,antigo regente titular do conjunto,tendo sob sua batuta um programa inteiro com obras de W.Mozart,como o maravilhoso Réquiem,em Dó Menor K-626,obra composta  e  inacabada  pelo compositor e finalizada por seu aluno Süssmayr e a Sinfonia nº40 em Sol Menor K-550,conhecida como A GrandeSinfonia,finaliza o programa .Ingressos no local,ou informações na própria OSB,no telefone 2505-8383. 

FALSTAFF - Pela primeira vez no Brasil, a temporada 2012-2013 de óperas e balés da Ópera de Paris será exibida nos cinemas do Circuito Estação – Odeon Petrobras, Estação Ipanema, Estação Vivo Gávea e Estação Botafogo, sendo o primeiro ano que a célebre Ópera de Paris exibe seus eventos neste formato,com projeções ao vivo em 19 países europeus, Estados Unidos e Brasil, além de 50 salas na França. Este fenômeno só é possível graças à tecnologia digital. Este mês será apresentada a ópera Falstaff  de Giuseppe Verdi,em vários cinemas da cidade com horários variados,todos informados,pela coluna,para a melhor escolha dos leitores: 

Estação Ipanema 1 – Dias 13e 14 às 10h

Odeon Petrobras –  Dias 13 e 14 às15h e dias 15 e 16 às 13h

Estação Vivo Gávea 5 – Dias 15 e 16 às 21h e dias 17 e 18 às 20h 

VALQUÍRIA – A ópera A Valquíria de Richard Wagner,terá sua versão completa encenada no grande templo cultural do Rio de Janeiro,que é o Theatro Municipal,tendo no palco o soprano Eliane Coelho, o baixo-barítono Licio Bruno,o soprano Eiko Senda,o tenor Zvetan Michailov,o mezzo-soprano Denise de Freitas,o soprano Daniella Carvalho,o baixo Sávio Sperandio e as Valquírias Daniella Carvalho,Veruschka Mainhard, Flávia Fernandes,Magda Belotti,Carolina Faria, Marina Considera e Daniela Mesquita, com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,com a regência e direção musical do maestro Luiz Fernando Malheiro e concepção e direção cênica de André Heller-Lopes. Após a estréia dia 14 de julho às 18h, novas récitas estão anunciadas para 17 e 19 de julho às 19h e dia 21 às 17h no mesmo local. 

PIANORQUESTRA – O grupo criado pelo pianista Claudio Dauelsberg lança seu mais recente DVD Multifonias,com concerto no próximo dia 16,às 20h30, noEspaço SESC/Copacabana,com o Grupo Pianorquestra e Teresa Cristina na voz.No programa obras de Arvo Pärt,G. Ligeti,Milton Nascimento,Ronaldo Bastos,Priscilla Azevedo e do próprio Claudio Dauelsberg. Novo concerto dia 17 está marcado,com o mesmo grupo,desta vez,com a voz de Mariana Baltar e mesmo repertório. Ingressos no local. 

CAMERATA – A Orquestra Rio Camerata faz concerto hoje,às 19h,no Museu do Exército/Forte de Copacabana,com regência de Israel Menezes,com entrada franca. 

SALA – O programa Sala de Concerto, tradição da Rádio MEC,com apresentação e produção de Lauro Gomes,convidou para dia 12,às 17h,no Auditório Lorenzo Fernandez,do Conservatório Brasileiro de Música, o Duo de Violoncelos,formado pelos irmãos gêmeos Paulo Santoro e Ricardo Santoro. A entrada é franca. 

MÚSICA NO MUSEU – A série anual de concertos,que na verdade,não tem interrupção,desde sua criação,há exatos 15 anos,fará parte da Jornada Mundial da Juventude,com apresentações de com jovens músicos de até 25 anos. Hoje,às 18h,no Cntro Cultural Justiça Federal,violinista Carol Panesi,fazendo um programa de clássicos brasileiros. Dia 12.às 15h,no mesmo Centro Cultural Justiça Federal será a vez da Orquestra Infanto-Juvenil  das  Comunidades   Pacificadas tocando obras de Grieg,Rossini,

Villa-Lobos,Campello,Meyer e Tom Jobim. Dia 13,às 11h30,no Parque das Ruínas,violonista Pedro Barros,dedilhando textos de Bach,Padro Barros,De Falla,Duke Ellington,Villa-Lobos e Pixinguinha. Dia14,às 11h30,no Museu de Arte Moderna,pianista Felipe Naim,tendo no programa os compositores Bach, Haydn, Mendelssohn, Schumann, Brahms, Chopin e Villa-Lobos. Dia 15,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,um duo com Aleska Henriques,violoncelo e Anderson Alves,piano,com programa Bach e Villa-Lobos. Dia 16,às 12h30,no Real Gabinete de Leitura,violonistas Maria Luisa Tonácio e Felipe Rodrigues executando obras de Roberto Velasco, Gismonti,Barros,Dyens,Debussy e Verocal. Dia 17,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil,pianista Vinicius Dias e programa Schubert,Villa-lobos,Rachmaninov,Chopin e Liszt. 

FESTIVAL -  O Festival Vale do Café também é um grande sucesso com concertos realizados nas fazendas históricas,situadas exatamente na região do Vale do Café,e em praças públicas,sempre com bons concertos. Para a edição de 2013,está previsto o período de 16 a 27 de julho. A programação poderá ser acessada em www.festivalvaledocafe.com 

Dica da Semana: o Concerto de Vivaldi para Mandolino, primoroso



Tags: JB, coluna, maria luiza, nobre, sol maior

Compartilhe: