ASSINE
search button

Festival Brasil Vocal 2013

Compartilhar

O Festival Brasil Vocal 2013, teve ontem seu lançamento ,com show do Grupo Equale, no Centro Cultural Banco do Brasil. O evento tem como objetivo  reunir dois concursos nacionais: de arranjo e de novos grupo vocais a capella. 

O concurso nacional de arranjo, que já está na sua terceira edição, é direcionado para grupo vocais a capella,  exclusivo para a Música Popular Brasileira. Já o concurso nacional de novos grupos, como o nome traduz, é destinado aos novos grupos. 

O objetivo do projeto é incentivar a criação de vários grupos e como é de nível nacional, espera-se a uma expressiva participação. O Festivalzinho também será aberto aos talentos infantis. 

As inscrições já estão abertas e são gratuitas, podendo participar brasileiros  natos  ou naturalizados, sem limite da idade. O prazo para a formalização das inscrições é até o dia 20 de agosto,e para todas as informações acessar o portal do CCBB Rio (https://www.bb.com.br/cultura). 

O concurso concede, este ano, o Prêmio Especial para arranjos feitos para músicas do compositor Vinicius de Moraes,que este ano completaria 100 anos de nascimento.

Paralelamente será realizada,uma mostra com consagrados grupos vocais brasileiros – Boca Livre, Quarteto em Cy e MPB 4 – dividindo o palco com os novos grupos, vencedores da edição anterior, misturando-se, assim, diferentes gerações e traçando, desta forma, um painel do gênero no Brasil atual.

A novidade é que no final do festival será lançado um álbum com as partituras dos 12 arranjos finalistas da segunda edição do concurso,com distribuição gratuita. A coluna informa, desde já, a agenda de eventos para organização dos grupos: 

>dia 20 de agosto – Final das inscrições no portal do CCBB 

>dia 11 de setembro – Divulgação dos finalistas 

>dias 5 e 6 de outubro – Será montada uma tenda na praça do Centro Cultural dos Correios, atrás do CCBB,com o programa do Festivalzinho, mostra de grupos vocais com trabalhos especialmente dedicados ao público infanto-juvenil,com apresentações,dia 5,de Be Bossa Kids e dia 6 do Coral Infantil e Juvenil São Vicente a Capella.     

>dias 9,10 e 11 de outubro – Será a Mostra de grupos vocais brasileiros, com shows reunindo consagrados grupos vocais convidados assim como os vencedores da edição anterior.

Dia 9, apresentação do Grupo Laugi 7,de Brasília,que foi o 1º lugar em                                 2012 e o Grupo Boca Livre.

Já no dia 10,será a vez do Grupo Ordinarius,do Rio de Janeiro 2º lugar em 2012,e o tradicional Quarteto em Cy. Para o dia 11,estão programados o Grupo MP7,de Salvador,3º lugar em 2012,e o também tradicional MPB4. 

>dia 12 de outubro – Apresentação dos arranjos finalistas e apuração. 

>dia 13 de outubro -Apresentação dos grupos finalistas, e divulgação dos grupos e arranjadores premiados e lançamento do álbum de partituras (com CD encartado) dos arranjos finalistas da primeira edição do concurso. 

O evento tem a curadoria de Carlos Belém,realização no Centro Cultural Banco do Brasil e os ingressos podem ser adquiridos no local.

A coluna deseja boa sorte a todos.