ASSINE
search button

Real Concertgebouw visita o Rio de Janeiro

Compartilhar

CONCERTGEBOUW – O Rio de Janeiro recebe no próximo dia 26, às 20h30, no  Theatro  Municipal do Rio de Janeiro, a célebre Orquestra  Real do Concertgebouw de Amsterdam, com toda sua plenitude, tradição e requinte, sem dúvida um dos mais importantes conjuntos sinfônicos do planeta, que já teve os maestros Bernard Haitink e Riccardo Chailly como regentes titulares e conta na atualidade com a regência de Mariss Jansons, nascido na Letônia.

A orquestra foi fundada em 1888, tem uma vida longa, e recebeu oficialmente da Rainha Beatrix dos Países Baixos o nome de “Real”  no ano seu centésimo aniversário, comemorando este ano, seu 125º ano de existência. Realizando quarenta concertos anuais nas mais importantes salas do planeta, nesta temporada viaja em turnê mundial pelos continentes, proeza única de uma orquestra na atualidade. Com seus mais de mil LP,CD e DVD até o momento, a ORC lançou o seu próprio selo, o RCO Live, com uma série de gravações ao vivo, produzidas e realizadas na principal sala da orquestra, no Concertgebouw, famosa pela acústica de excelência.

Para a atual turnê, a presença do maestro Mariss Jansons é marcante, pois trabalha com a orquestra desde 2004 e seu carisma é seu segredo. Após mudar-se com a família para São Petersburgo, estudou violino e regência, tendo  a  sorte de seguir sua formação  com Swarowsky em Viena e  com Herbert vom Karajan em Salzburg. Jansons é o sexto maestro  a ter o posto de regente titular, desde a formação do conjunto.

O convidado especial para a noite do dia 26 é o pianista russo Denis Matsuev, premiado no XI Concurso de Internacional de Piano Tchaikovsky de Moscou, em 1998, e apreciado como um dos nomes da nova geração de pianistas, além de ser diretor artístico de três importantes festivais internacionais.

O programa é formado  por  obras  muito expressivas como a Abertura de A Megera Domada op.25 de Johann Wagenaar, a linda Rapsódia sobre um tema de Paganini de Rachmaninov,que terá como solista o pianista russo Denis Matsuev , e a Sinfonia op.64 nº5 em Mi Menor de Tchaikovsky.

Ingressos no local.