ASSINE
search button

Agenda da semana: músicas de câmara e ópera direto do Velho Mundo

Compartilhar

Depois das emoções fortes desde sexta-feira, a semana agora dá uma desacelerada,digamos um rallentando, para a partir da próxima agitar novamente as vibrações de concertos super esperados, como o da Orquestra Real do Concertgebouw, de Amsterdam. Esta semana é da música de câmara em pequenas salas, tudo muito aconchegante, e uma ópera transmitida ao vivo do Velho Mundo! 

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para mais um concerto da  Série Concertos da Juventude, no próximo domingo, dia 9, às 11h. O programa será todo dedicado aos compositores nórdicos e terá a regência de Leandro de Carvalho. O evento  começa com Peer Gynt, Suite nº1 op.46 de E.Grieg, seguindo  a Estrella de  Soria, Abertura de F.Berwald, Maskarade-Abertura e Dança dos Galos de C.Nielsen e Finlândia op.26 de J.Sibelius. O ingressos para o concerto custa apena R$1. 

NABUCCO – A ópera Nabucco de Verdi é a atração da Temporada doRoyal Opera House, de Londres, que é exibida ao vivo, no dia 11, às 19h, no Cinemark Botafogo, Cinemark Downtown, Cinemark PlazaShopping Niterói e Cinemark Village Mall. No papel principal, o tenor Placido Domingo, Coro e Orquestra do Royal Opera House, tendo como regente Nicola Luisotti e direção de Daniele Abbado. Ingressos nos locais. 

ÓRGÃO – Marcello Martiniano Ferreira é o convidado para o recital de órgão, dia 7, às 20h30, na Basílica de N. Sra. Auxiliadora, com programa Bach, Scarlatti e Haendel. Entrada franca e informações: 2715-3350.

 SALA – O tradicional programa Sala de Concerto, apresentado e dirigido por Lauro Gomes, agora é apresentado e transmitido diretamente da Escola de Música da UFRJ. Dia 7, às 17h, os convidados são a soprano marina Considera, o tenor Ivan Jorgensen, o barítono Ciro D’Araujo tendo a piano Eliara Puggina. O programa terá vários trechos de óperas para todos os gostos e será com entrada franca. 

OPES – A Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta dia 8, às 20h30, a Série MPB & Jazz, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como convidados a cantora Gal Costa, Grupo Água de Moringa, tendo como regentes Carlos Prazeres e Wagner Tiso. No programa, várias homenagens a Tom Jobim, Pixinguinha, Radamés Gnattali e Villa-Lobos. Ingressos no local. 

MÚSICA NO MUSEU – A sériededica todo o mês de junho, como já é tradicional, aos concertos com trechos de óperas, música coral. Enfim, é a vez da voz!  Hoje, às 12h30, no Museu Nacional de Belas Artes, apresentação do Coral do Sistema Firjan, com regência de Eduardo Morelenbaum e Grupo Vocal “Os Men The Sá” e regente Celso Branco. Ao piano, João Braga, e Naife Simões na percussão. No programa, obras de Clássicos Brasileiros. Dia 7, às 12h30, no Centro Cultural Light, Coral Iesa, Oleo e Gas, com regência de Gláucia Henriques e Zeca Rodrigues, programa de Clássicos Brasileiros. Dia 8, às 17h, na A Hebraica, IX Encontro de Corais Hebraicos Professor Jacques Niremberg. Dia 9, às 10h30, no Centro Loyola, na PUC, Abstrassom, com regência de Marcelo Saldanha e um programa diferente, com as Ave Marias. Continuando, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, Grupo Cantada,tendo Bianca Malafaia como regente e programa com Clássicos Brasileiros. Às 17h, continuação do IX Encontro de Corais Hebraicos – Professor Jacques Niremberg. Dia 11, às 12h30, no Centro Cultural Justiça do Trabalho, soprano Anne Meyer, violonista Fernanda Maciel e Isabel Moratti, castanhola, com programa de Canções Espanholas de Tárrega. Dia 12, às 12h30, no Museu da República, Coral da Neoenergia , regente Eduardo Morelenbaum e Grupo Vocal Bateboca, regente Deco Fiori com programa de Clássicos Brasileiros. Todos os concertos são com entrada franca. 

BARROCO – A Orquestra Barroca da Unirio, com direção de Laura Rónai, apresenta dia 11, às 19h, concerto na Série Unirio Musical. No programa, o melhor do barroco, com obras de Telemann, Vivaldi  e Rameau. O concerto é com entrada franca. 

BOSÍSIO – O Quarteto Bosísio, formado pelo festejado violinista Paulo Bosísio e Carlos Mendes, também violinista, mais o violista Dhyan Toffolo e  o violoncelista Marcelo Salles, é a atração do dia 12, às 16h30, na Série Concertos da Associação de Ex-Professores da Escola de Música da UFRJ.  No programa, os Quarteto de H.Villa-Lobos e F. Mendelssohn. A entrada é franca.

Dica da semana: a estrela do momento, Yuja Wang, tocando com o maravilhoso celista Lynn Harrell - Rachmaninov: