Agenda da semana: harpas e inauguração de novo teatro

Depois do belíssimo recital do célebre violoncelista Yo-Yo Ma, o Rio de Janeiro continua  sendo a capital mundial da harpa, com inúmeros eventos nos mais diversos locais da cidade, aliando a música e o turismo com concertos em museus, igrejas, sinagoga, pontos turísticos e em salas de concertos tradicionais. Inauguração de um teatro para artes na Barra, que será um ponto de sucesso, sem dúvida, uma rádio tradicional fazendo 30 anos e muita música de câmara. São as emoções da próxima semana. 

RIO HARP FESTIVAL – Com um concerto de abertura no Palácio Guanabara, o RioHarpFestival assume durante o mês de maio a total responsabilidade de fazer do Rio de Janeiro a capital mundial da harpa. Na 8ª edição do evento, este ano, os concertos estão mais lotados do que nunca. Quem é amante do instrumento pode ficar uma tarde inteira apreciando um dos mais antigos instrumentos da história da música. >> Hoje os concertos serão todos realizados no Centro Cultural Banco do Brasil, no Teatro 2, começando às 12h30, com o violinista Bruno Pinna e a harpista Gilda Dettori, tendo no programa obras Donizetti, Marcel Tournier, Spohr, Fauré e Saint-Saëns. Às 14h, harpista Diana Grubisic com programa Hasselmans, Debussy, Fauré e Tournier. Encerrando o dia, às 18h, harpista Ina Zolorovetchi com programa Tournier, Hindemith e Debussy.  

>> Dia 10, os concertos continuam no Centro Cultural Banco do Brasil, no Teatro 2, começando às 12h30, com Enrico Enron, seguindo com o concerto às 14h, do violinista Bruno Pinna e da harpista Gilda Dettori tocando Fauré, Saint Saëns e Tournier. Às 16h, harpista Diana Grubisic com  programa Debussy, Fauré e Hansselmans. Para o concerto das  18h, harpista Ina Zolorovetchi, com programa Hindemith, Tournier e Debussy. Finalizando o dia, já às 20h, o Grupo Les Alizes, com programa Bach, Bach, Rossini e Massenet.

>> Dia 11, os concertos continuam no mesmo local, no Centro Cultural Banco do Brasil, Teatro 2, com o Grupo Les Alizes formado pelo flautista  François Detton, violinista Cecile de Rocca Serra, violoncelista Jean-Eric Thirault, harpista  Claire Le Fur e percussionista Guy Louiset, executando obras de Thirault, Leclair, Bach, Rossini e Massenet. Às14h, violinista Bruno Pinna e harpista Gilda Dettori com programa Fauré,  Donizetti, Spohr e Fauré. Continuando a tarde, às 18h, harpista Ina Zolorovetchi, com programa Debussy e Tournier. 

>> Dia 12, o Centro Cultural Banco do Brasil, Teatro 2, continua sendo o local para os concertos do dia, começando às 12h30, com o Grupo Les Alizes, com programa Bach, Rossini e Massenet. Às 14h, harpista Tatiana Henna executando obras de John Thomas, Robertson, Britten e O’Carolan. 

>> Dia 13, os concertos mudarão de local, sendo realizados no Centro Cultural Justiça do Trabalho, às 12h30, com o harpista Jorge Enrrique Corredor, continuando às 14h, com o harpista  Hildo Ariel Aguirre tendo no programa obras de Ariel, Aldemaro Romero, René Devia e Wilson Choperena. Às 16h, é só atravessar a rua e  entrar na Rua Buenos Aires, pois o concerto será na Associação Comercial do Rio de Janeiro, auditório do subsolo, com a Orquestra Brasileira de Harpas fazendo um programa Wagner, Verdi,Weber e Ravel.  

>> Dia 14, os concertos serão no Centro Cultural Justiça do Trabalho, começando às 12h30 com o harpista Hildo Ariel Aguirre, programa Romero e Choperena. Às 14h, Jorge Enrrique Corredor, e finalmente, para relaxar, às 20h, o concerto será no belo auditório do Iate Clube do Rio de Janeiro, tendo o mar como cenário do local, que é deslumbrante, para ouvir a harpa de Josh Layne.  

>> Dia 15, os concertos voltam ao Centro Cultural Banco do Brasil, mas desta vez serão na Sala 26, às 12h30, com o harpista Jorge Enrrique Corredor . Às 14h, harpista Angel Tolosa, e às 16h será a vez do harpista Josh Layne com programa Fauré, Layne,Bach,Beethoven  e Renié.

Todos os concertos são realizados com entrada franca, mas é preciso chegar cedo para garantir os melhores lugares. 

TEATRO BRADESCO – A partir do dia 10, às 21h, a vida cultural do Rio de Janeiro conhecerá o mais novo e moderno espaço cultural especialmente planejado para acolher em seu palco as mais diversas emoções, com capacidade pra 1.060 pessoas. É o Teatro Bradesco no Shopping Village Mall, exatamente no piso L3 do local, na Barra da Tijuca. A nova sala carioca será administrada por duas produtoras, a Opus Promoções de Porto Alegre e a Dell’Arte Soluções Culturais do Rio de Janeiro. Para a estreia carioca, subirá ao palco, no próprio dia 10, a Orquestra Sinfônica Brasileira, inaugurando a Série Jade, tendo como regente o maestro Roberto Minczuk, regente titular do conjunto, e como solista o violinista Augustin Hadelich. No programa, obras de William Walton, Thomas Adès e  Brahms. Maiores informações: 3252-2999. Lembrando que o teatro fica na Av.das Américas, 3900. Na coluna de amanhã, sexta-feira, darei mais detalhes da extensa programação do local.

OSB – Continua a Série Ametista da Orquestra Sinfônica Brasileira,d ia 11, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com regência de Roberto Minczuk, titular do conjunto e tendo como solista convidado o violinista Augustin Hadelich. No programa a Suite de The Wise Virgins de William Walton, o Concerto para Violino op.23 Concentric paths, de Thomas Adès, e a Sinfonia nº4 op.98 de Johannes Brahms. Ingressos no local. 

RÁDIO MEC – Comemorando os 30 anos da Rádio MEC, será apresentado no programa Sala de Concerto um especial para aplaudir as três décadas de grande trabalho da emissora, que é a principal e mais tradicional transmissora de concertos do país. Recebendo os convidados e os artistas, o festejado Lauro Gomes, o mais antigo produtor e apresentador da emissora, incansável durante todos estes anos. Para o concerto do dia 10, às 17h, com transmissão ao vivo, diretamente da Escola de Música da UFRJ, vários músicos foram convidados, entre eles as pianistas Maria Josephina Mignone e Clara Sverner, a violinista Tamara Barquette, o fagotista Noel Devos, entre muitos outros. Como sempre dou a dica: os que não puderem ir têm a opção de acessar a Rádio MEC FM, de casa, do carro ou mesmo do celular. O concerto é com entrada franca.

BARRA MANSA – A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa faz o próximo concerto dentro da Série Domingo no Municipal, dia 12, às 11h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O grupo foi fundado em 2004, como parte do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, sendo considerada como uma das referências nacionais em iniciativas de inclusão social através da música. Para a apresentação de domingo, o regente será Eder Paolozzi, que irá substituir apenas neste concerto o maestro Vantoil de Souza, diretor artístico do conjunto. Como solista convidado o pianista russo Vadim Rudenko tocando o Concerto para Piano e Orquestra de Tchaikovsky, e completando o programa a Sinfonia  nº8, de Beethoven. Um ótimo programa para a manhã de domingo, novos hábitos para as crianças, com ingressos a R$ 1. 

DESAFIOS – A Série Desafios Musicais programou  duas apresentações para dia 11, no Centro Cultural Justiça Federal. A primeira será às 14h, e a segunda, às 16h, no confortável cinema do local, onde poderão ser adquiridos os ingressos. A direção e produção é de Saulo Chermont. 

CORAL – o Coral Infantil da UFRJ, o Coral Brasil Ensemble, a pianista Claudia Feitosa, todos tendo a regência da talentosa Maria José Chevitarese, fazem o concerto do Projeto Candelária, dia 15, às 18h30, na Igreja da Candelária, com a entrada franca. 

RIO – A pianista Simone Leitão leva o projeto Brasil Classical Série Rio Para a Penha e Duque de Caxias, com entrada franca. Os concertos serão dias 15, às 15h, no Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias, dia 16 de maio, às 15h, na Arena Carioca da Penha, e dia 17, às 15h,d e volta ao Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias. Todos eventos com entrada franca.

Dica da Semana, Brahms tocado por estrelas: