Jornal do Brasil

Terça-feira, 22 de Maio de 2018 Fundado em 1891
Sol Maior

Colunistas - Sol Maior

Rio, capital mundial da harpa

Jornal do Brasil Maria Luiza Nobre

A partir desta quarta-feira, dia 1º de maio, o Rio de Janeiro será a capital mundial da harpa.

A abertura do 8º RioHarpFestival será realizada às 16h do próprio dia 1º de maio, com um concerto no Palácio Guanabara do harpista russo Anjdres Izmaylov e da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, com  a regência do capitão-tenente Nerias Morel e primeiro-tenente Thiago Santos. No programa, obras de Alfre Reed, Saint-Saens, Hans Zimmer, John Williams e Stravinsky.

Durante o mês de maio, harpistas de 26 países farão 131 concertos gratuitos em 11 cidades do país. Os concertos e recitais serão realizados em vários museus, espaços culturais e principais pontos turísticos da cidade, como o Corcovado, a Ilha Fiscal, o Jockey Club, a Biblioteca Nacional, o Forte de Copacabana, a Ilha Fiscal, o Real Gabinete Português de Leitura,em Igrejas e Sinagoga. O festival é um evento já consolidado na agenda cultural da cidade e homenageia a harpa, um dos mais antigos instrumentos musicais da história da humanidade, que tem seu som ligados aos sonho e ao belo. 

Festival começa neste dia 1º de maio

Nesta edição de 2013 os destaques são Andres Izmaylov, harpista principal da Orquestra Nacional Sinfônica da Ucrânia e co-principal da Filarmônica de S. Petesburgo, o também russo Alexander Boldachev, Ronith Mues, da Alemanha, harpista principal da Orquestra Konzerthaus de Berlim, Aité Ursa Tinga, da Suíça, o Coral The Central College, Estados Unidos, Kris DeWild e  Josh Layne, da Suíça, harpista e compositor considerado o gênio da harpa. O festival terá seu encerramento dia 4 de junho, com um concerto na Escola Municipal Tim Lopes, na Comunidade do Alemão, com o harpista argentino Daniel Garcia e por Habiba Doorembus, da Holanda.

O programa completo está nos sites www.musicanomuseu.com.br  e www.rioharpfestival.com 



Tags: JB, coluna, maria luiza, nobre, sol maior

Compartilhe: