ASSINE
search button

Agenda de 25 de abril a 1º de maio: semana agitada com óperas e harpas

Compartilhar

Semana agitada, como a coluna gosta, com muitas opções de concertos sinfônicos, uma belíssima ópera no palco, outra no cinema, a chegada de maio - o mês em que o Rio é a capital das harpas no planeta -, música de câmara em diversas salas aconchegantes, nova série, concertos nas igrejas, enfim, o Rio  é música pura! 

AÍDA – Para quem não assistiu à estreia de Aída, um dos sucessos do compositor  G.Verdi, a coluna recomenda as próximas récitas. Sempre no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, dia 26, às 20h, dia 28, às 17h, e dia 1º de maio, também às 17h. Ingressos são vendidos na bilheteria do Theatro Municipal. Para obter maiores informações: 2332-9191. 

MONTRÉAL – Hoje é o concerto da Orquestra Sinfônica de Montreal, tendo como regente o americano Kent Nagano, inaugurando a Série Internacional de Concertos da Dell’Arte, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 20h30. No programa, a Abertura Tannhäuser de R.Wagner, o Concerto nº2 para Piano e Orquestra de F.Liszt com o pianista ucraniano Serhiy Salov, e finalizando com a Sinfonia nº4 de J.Brahms. Ingressos no local, ou para informações: 2332-9191. 

FAUSTO – A ópera Fausto de Gounod é atração de hoje, às 19h, com o Coro e a Orquestra do Royal Opera House diretamente de Londres, com exibição no Plaza Shopping, Shopping Downtown, Botafogo Praia Shopping, e Village Mall. Ingressos nos locais.

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira convidou o pianista Jean-Louis Steuerman  para ser o solista do próximo concerto dia 27,às 16h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Série Turmalina. O festejado artista, um grande intérprete de Bach, executará o Concertante  para Piano e Orquestra, de João Guilherme Ripper, e o Concerto para Piano e Orquestra nº3, de Beethoven. Completando o programa, também a Sinfonia nº1em Ré Maior op.25 “Clássica” de Prokofiev, e a Serenata para Cordas, de Alberto  Nepomuceno. O regente será o maestro Roberto Minczuk, regente titular do conjunto. Informações: 2332-9191. 

HARPA – Maio é o mês onde o Rio de Janeiro se torna a capital da harpa no planeta. Isto é possível graças ao RioHarpFestival, evento que ganhou importância internacional no setor, trazendo ao Rio harpistas de várias partes do mundo. O festival chega à sua oitava edição, este ano, dando ênfase ao instrumento que, por vezes, esteva esquecido. O festival apresentará instrumentistas de 26 países, muitos já tendo visitado a  cidade, e outros que visitarão o Rio pela primeira vez. O concerto de abertura será dia 1º de maio, às 16h, no Palácio Guanabara, tendo no programa obras de Alfre Reed, Saint-Saens, Hans Zimmer, John Williams e  Stravinsky. 

MÚSICA NO MUSEU – A sérieapresenta hoje, às 12h30, na Casa de Rui Barbosa, a pianista Adriana Kellner, com programa Nazareth e Chopin. Dia 26, às 12h30, no Museu Histórico Nacional, recital do pianista Newton Nazareth tocando obras de Nazareth. Dia 27, às 18h, no Palácio São Clemente, Ricardo Mac Cord Trio, com Fernando Trocado, flauta,  Marcus Ribeiro, violoncello, e Ricardo Mac Cord, piano. Obras de Bach, Ricardo Mac Cord, Saint-Saëns e Haydn. Dia 28 ,às 11h30, no Museu de Arte Moderna, pianista Ana d’Souza, homenageando Ernesto Nazareth. Dia 29, às 18h, na Casa de Cultura Lauro Alvim, recital com o Trio Guitane Gipsy formado por Carol Panesi, no violino, Pedro Araújo, na guitarra cigana, e Pedro Alune, no  contrabaixo. Dia 30, às 12h, no Clube de Engenharia, pianista Monica Kudiess. Entrada franca em todos os concertos. 

SÃO JOSÉ – O Coro da ACM, com regência de Ilem Vargas, faz o concerto de hoje, às 12h, na Igreja de São José, no Centro, com entrada franca. 

CCPJ – O Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro apresenta  no próximo dia 30, às 19h, no Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, a nova Série Música no Palácio ,com quarto concertos de música de câmara. Para a abertura da nova série, o convidado é o pianista russo Vadim Rudenko, muito conhecido da plateia carioca. Sucesso garantido pelo belíssimo local e pela iniciativa da programação. 

SALA – O programa Sala de Concerto, apresentado e dirigido por Lauro Gomes, está sendo realizado na Escola de Música da UFRJ, mas a transmissão continua ao vivo, pela Rádio MEC FM. O convidado do dia 26, às 17h, é o excelente flautista Marcelo Bomfim, com um belíssimo programa Telemann. A entrada é franca, e lembro que o programa poderá ser ouvido por quem estiver em casa, no trânsito estressante ou em qualquer lugar que o rádio acessar a Rádio MEC. 

PRELÚDIO 21 – Dia 27, às 15h, no Centro Cultural da Justiça Federal, temporada de concertos do Grupo Prelúdio 21 apresentando a violinista Karin Hellqvist e a pianista Heloísa Amaral com entrada franca. 

UFRJ – Apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, dia 29, às 19h, com regência de André Cardoso, no Salão Leopoldo Miguez. No programa, obras de José Maurício Nunes Garcia e Mozart com entrada franca. 

SINDI – A Orquestra  Sindi  Refeições faz concerto dia 30, às 18h, no Museu do Exército/Forte de Copacabana, com entrada franca e um ótimo programa. 

Na Dica da Semana, o genial maestro Leonard Bernstein regendo e tocando Mozart