ASSINE
search button

Orquestre Symphonique de Montréal se apresenta no Municipal

Compartilhar

Chega ao Rio de Janeiro uma das mais conceituadas orquestras da atualidade. A Dell’Arte convidou a Orchestre Symphonique de Montreal para  a estreia de sua  série  de concertos internacionais, no próximo dia 25, quinta-feira, às 20h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo no programa a Abertura Tannhäuser de Richard Wagner, o Concerto para piano e Orquestra nº2, de Franz Liszt,  com o pianista Serhiy Salov e a Sinfonia nº 4 de Johannes Brahms.

O conjunto foi fundado em 1934, e trabalhou com regentes de prestígio como Zubin Mehta, Rafael Frübeck de Burgos e Charles Dutoit, que desenvolveu um importante trabalho com a orquestra.

O atual regente e diretor musical é Kent Nagano, um americano da Califórnia que sucedeu Dutoit em 2006, e permanecerá como regente da orquestra somente até 2014. Também de casa nova, em 2011, o conjunto inaugurou sua atual sede, a Maison Symphonique de Montréal, que foi construída com o apoio do governo de Quebec. 

O regente Nagano foi diretor musical da Berkeley Symphony Orchestra até 2008, começando sua carreira exatamente como assistente de Seiji Ozawa na Boston Symphony Orchestra, posto hoje ocupado pelo brilhante maestro brasileiro Marcelo Lehninger. Nagano também foi diretor musical da Ópera de Los Angeles. 

Para o concerto do dia 25, o solista convidado será o pianista ucraniano Serhiy Salov que após deixar sua terra foi estudar na Alemanha, na Escola de Música de Freiburg. Os ingressos estão sendo vendidos no Theatro Municipal do RJ. Maiores informações: 4002-0019.