ASSINE
search button

Agenda da semana: após 27 anos, Theatro Municipal encena 'Aida', de Verdi

Compartilhar

Semana felizmente com muitas opções: Aída, de Verdi, no palco do Municipal, muita música de câmara, transmissão ao vivo de óperas nos cinemas, isto é o Rio de Janeiro, a cidade das emoções. 

AÍDA – Sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro uma das óperas mais importantes do italiano Giuseppe Verdi, Aída, em montagem inédita, comemorando  o bicentenário de nascimento do autor. Nas mãos e pelas mãos do maestro Isaac Karabtchevsky, todo sucesso está apostado. Todas as cartas lançadas para a tão aguardada abertura da temporada de óperas, plenas e completas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sem dúvida o palco mais tradicional de música clássica do país. Para as récitas, além do Coro e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foram convidadas a soprano italiana Fiorenza Cedolins, nos dias 20, 23, 26 e 28 de abril, dividindo com a soprano brasileira Eliseth Gomes, dia 1º de maio, o papel-título de Aída. Completando o elenco, o tenor italiano Rubens Pelizzari como Radamés, a mezzo-soprano russa Anna Smirnova como Amnéris, o barítono brasileiro Lício Bruno como Amonasro, o baixo brasileiro Sávio Sperandio como Ramfis, o baixo também brasileiro Carlos Eduardo Marcos como Faraó, direção cênica e iluminação de Iacov Hillel, cenários e direção de arte de Hélio Eichbauer, e direção musical e regência de Isaac Karabtchevsky.

A participação especial da Escola de Dança Maria Olenewa, dirigida por Maria Luisa Noronha, e da Cia. Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, tendo a querida Dalal Achcar como diretora artística. Estreando também o projeto Falando de Ópera, que terá palestra gratuita com uma hora de duração, como geralmente são realizados nos teatros americanos e europeus e para felicidade geral dos cariocas, com início uma hora e meia antes de cada récita, no Salão Assyrio, e como palestrante o maestro Silvio Viegas, regente titular da Orquestra Sinfônica da casa. É um cenário perfeito para assistir à ópera passada no Egito, onde a princesa etíope Aída vive como escrava de Amnéris, filha do rei do Egito. Não posso contar mais, para vocês não perderem as emoções desta ópera tão linda e carismática. A estreia será dia 20, às 20h, e novas récitas dia 26, às 20h, e dias 23 e 28 de abril e 1º de maio, às 17h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ingressos no local. Informações: 2332-9191. 

FAUSTO – A ópera Fausto, de Gounod, terá transmissão direta do Royal Opera House, em Londres, dia 20, às 11h, dia 21, às 16h, e dia 23, às 19h, nos cinemas do Plaza Shopping, Shopping Downtown, Botafogo Praia Shopping e Village Mall. No elenco, o tenor Vittorio Grigolo, como Fausto. Ingressos vendidos nos locais. 

SALA – O programa Sala de Concerto, com direção e apresentação de Lauro Gomes, passará a ser apresentado e transmitido diretamente da Escola de Música da UFRJ, enquanto a Rádio MEC estiver em obras. Nesta sexta-feira, dia 19, os convidados são a soprano Priscilla Cadete, o oboísta Harold Emert e o pianista Claudio Vettori. No programa, obras de Villa-Lobos, Brahms, Daelli e Chopin. A entrada é franca e aos que preferem ouvir de casa, é só acessar a Rádio MEC FM e bom concerto. 

PALÁCIO – Acaba de ser sancionado o projeto de lei da deputada Luzia Toledo, dando o nome de Palácio da Cultura Sonia Cabral à antiga sede da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, homenageando a professora e pianista que tanto desenvolveu a cultura em seu estado. 

IBGE – O Coral do IBGE faz apresentação na Igreja Santíssima Trindade, no Flamengo, hoje, às 19h30, com regência de Márcio Carvalho. Entrada franca. Informações: 2553-3114. 

MÚSICA NO MUSEU – Hoje, às 12h30, no Centro Cultural Justiça do Trabalho, Grupo Jazztopia com programa Gershwin. Dia 19, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, recital do pianista Marcos Leite com obras de Ernesto Nazareth. Dia 20, às 18h, no Clube A Hebraica, recital do violonista Pedro Barros tocando obras de Manuel de Falla, Bach,  Piazzolla, Pixinguinha e Guinga. Dia 21, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, Grupo Corda com programa Piazzolla. Dia 23, às 20h, no Iate Clube do Rio de Janeiro, Conjunto Villa-Lobos, com programa Bach e Tom Jobim. Dia 24, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil,Madrigal Cruz Lopes, com regência de José Machado Neto e ao piano Regina da Costa Tatagiba. A entrada é franca para todos os concertos. 

GROTA – A Orquestra de Cordas da Grota faz concerto com direção de Nayran Pessanha, dia 23, às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal. Ingressos no local. 

RIO – A Orquestra Rio Camerata se apresenta hoje, às 19h, no Museu do Exército, no Forte de Copacabana, com direção de Israel Menezes. No programa obras de Haendel, Purcell, Sammartini e Schubert. Entrada franca. 

APRENDIZ – Os alunos e professores do Projeto Aprendiz fazem apresentação dia 24, às 12h30, na Sala de Cultura Leila Diniz em Niterói, com entrada franca. Informações: 2717-4055. 

MUSICATIVA – Seguem as palestras sobre música clássica no Musicativa do Leblon, com comentários de Marcel Gottlieb, dia 24, às 16h, com obras de Mozart, Pergolesi e Gluck. Ingressos no local e informações: 2267-4056.

Na dica da semana, a estrela da atualidade, a pianista Yuja Wang, e o célebre maestro Claudio Abbado.