ASSINE
search button

Agenda da semana de 4 a 10 de abril: mais uma abertura de temporada

Compartilhar

A semana tem mais uma abertura de temporada, mais precisamente de um conjunto que foi sucesso desde sua criação, por Fernando Bicudo e Pablo Castellar, ambos, diretores artísticos da Orquestra Sinfônica Brasileira. Ainda uma ópera em forma de concerto, maestro e solistas vibrantes e talentosos, muita música de câmara, palestras e a vinda de um artista amado por uns e nem tanto por outros. É o Rio de Janeiro que começa a vibrar na temporada de 2013. Organizem as agendas! 

OSB  O&R – A OSB Ópera & Repertório inicia sexta-feira, dia 5, às 20h, a sua temporada de 2013, na Série Ônix,n o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O maestro Roberto Tibiriçá será o regente da ópera Sonho de uma noite de verão, em forma de concerto, nunca apresentada no Brasil, e considerada a mais perfeita tradução operística de Benjamin Britten, do célebre clássico de Shakespeare. A direção artística é de Pablo Castellar e a consultoria de elenco de André Heller-Lopes. Os solistas são nomes de extrema competência como a mezzo Luisa Francesconi, a soprano Gabriela Pace, o barítono Leonardo Neiva, o tenor Eric Herrero, a soprano Flavia Fernandes, o barítono Guilherme Rosa, a mezzo Carolina Faria, o baixo Murilo Neves, os tenores Marcos Paulo e Thiago Soares, o barítono Vinícius Atique, o baixo Patrick Oliveira, o baixo/barítono Márcio Marangon, a contralto Lidia Schaffer e o Coro de crianças da OSB. Ingressos no local. 

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira inicia dia 7, às 11h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Série Concertos da Juventude, que foi criada em 1943, fazendo, portanto, 70 anos de formação de plateias. A regência será de Leandro de Carvalho, com obras de Mendelssohn e Tchaikovsky. Ingressos no local a R$1,00.

ZANON – O festejado violonista Fábio Zanon é o novo coordenador artístico e pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão. A coluna parabeniza a OSESP pela escolha desejando, desde já, sucesso. 

RIEU – O violinista e regente André Rieu, holandês de nascimento, vem ao Rio de Janeiro este mês. Desde já a coluna informa que serão realizados quatro apresentações, dias 11, 12, 13 e 14, em vários horários no HSBC Arena. Os concertos terão muitas valsas vienenses, sempre tendo como ponto de partida a família Strauss, e o fato é que atraindo vários tipos de gosto, o carismático Rieu se apresenta para verdadeiras multidões em todo o planeta. Sua agenda é lotadíssima, e a presença do Brasil em seu grupo é deslumbrante, com a carismática e talentosa soprano Carmen Monarcha, dona de uma das mais lindas vozes da atualidade, além da sólida base clássica que lhe deu sua mãe, a também soprano Marina Monarcha. Os ingressos no local e para maiores informações: 3035-5200. 

MALB – O tradicional Movimento Artístico Lúcia Branco-MALB apresenta uma palestra ilustrada com Adelina Santiago, dia 5, às 17h30, no Conservatório Brasileiro de Música, também com as presenças da soprano Loide Mendonça, do flautista Carlos Rato, pianistas Marysa Maia, Nieves Rato e Iza Castilho, Renato Mota Costa, percussão, e o bailarino David Bittencourt. O evento é com entrada franca. 

QUINTETO – O Quinteto de Metais da Orquestra Petrobrás Sinfônica faz um concerto dia 6, às 16h, dentro da programação da Série Mestre Athayde, na Igreja N. Sra. do Carmo da Lapa executando obras de Haendel,  Mozart, Dukas,Vinicius de Moras e Ernani Aguiar. Entrada franca. 

HALFIM – A escritora Miriam Halfim, membro da Academia Carioca de Letras, é a convidada da próxima reunião mensal dos Amigos do Sabadoyle, dia 6, às 16h30. Falará sobre “Os Cristãos Novos – 500 anos de Brasil. Sucesso garantido.

NAZARETH – Continuam as homenagens ao compositor Ernesto Nazareth, desta vez com um recital ilustrado com a participação dos narradores Luiz Paulo Barreto e Duanny Dantas, pianista e diretor musical Francisco Pellegrini, percussionista Oscar Bolão e direção geral de Luciana Barboza. Dia 9, às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal. Os ingressos poderão ser comprados no local. 

CANDELÁRIA – O Ensemble  Instrumental do Conservatório Brasileiro de Música, com regência de Ueslei Banus, está programado para dia 7,às 16h, na Igreja da Candelária, com programa Buxtehude e Pegolesi. O concerto será com entrada franca. 

MÚSICA NO MUSEU – Hoje às 12h30, no Museu Nacional de Belas Artes,recital de piano de Raquel Gierszonowicz, executando obras de Bach, Alberto Nepomuceno, Ernesto Nazareth, Chopin, Debussy e Tchaikovsky. Dia 5, às 12h30,n o Centro Cultural Light, Orquestra de violões com programa Bach, Verocal,Britten e Edu Lobo. Dia 6, às 18h, no Clube A Hebraica violonistas Felipe Rodrigues e Maria Luisa Tonácio dedilhando páginas de Roberto Velasco, Agustin Barrios e Antonio Lauro. Dia 7, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, pianistas Daniele Espíndola e Adriano Tavares. No programa obras de Chopin, Schumann, Liszt e Lorenzo Fernandez. Dia 8, às 12h30, no Clube de Engenharia, pianista Gardenia Garcia tocando Chiquinha Gonzaga e Tom Jobim. Dia 9, às 11h30, no Real Gabinete Português de Leitura, apresentação do Quinteto Brasilidade. Dia 10, às 12h30, no Centro Cultural banco do Brasil, um recital esperado da violinista Nadia Myerscough e da festejada pianista Clélia iruzun, radicada em Londres. No programa obras de Mozart, Marlos Nobre e Villa-Lobos. 

MUSICATIVA – As palestras da semana, com DVDs comentados, terão como tema “Diálogos Musicais através de belíssimos concertos dos grandes mestres”,com Marcel Gottlieb, na Musicativa.  Maiores informações: 2267-4056.

Dica da Semana com a estrela brasileira Carmen Monarcha: