ASSINE
search button

Agenda da semana - 28 de março a 3 de abril: música clássica em clima de Páscoa

Compartilhar

A temporada de 2013 começou com ótimas energias, plateias lotadas, e agora continua com recitais de música de câmara. Nesta semana santa, de muitas reflexões, existem boas opções: Ernesto Nazareth continuando a ser homenageado. Através de suas obra, um duo muito tradicional e talentoso faz recital e a reinauguração de um talk show. Dudamel não vem ao Rio, irá somente a São Paulo e Brasília. A coluna deseja a todos os leitores uma Feliz Páscoa, com muita música clássica. 

OSTM – A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como regente o maestro Silvio Viegas, apresenta hoje e dia 30, sempre às 20h, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Série Música e Imagem com a exibição do filme A morte de Siegfried de Fritz Lang com trilha sonora de Gottfried Huppertz. Ingressos no local. 

GANDELMAN – O produtor, diretor e músico Teo Lima apresenta a Jam Session da Nova Vida, com um bate-papo no estilo de um talk show. Para a reinauguração, a presença festejada  do  talentoso saxofonista Leo Gandelman. O evento será na próxima terça-feira, dia 2 de abril, às 19h30,na Igreja Cristã Nova Vida. A entrada é franca, mas com lugares com limite de lotação. Sucesso garantido. Para maiores informações: 2541-0922. 

CORAL – A coluna deseja parabenizar o Coral da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, que fez uma apresentação de alto nível e, portanto, de grande sucesso, ontem, durante a entrega da Medalha Pedro Ernesto ao empresário Sergio da Costa e Silva. Afinadíssimas, as vozes têm na sua maestrina uma líder e deveriam se apresentar mais. É sucesso garantido. 

ALMEIDA PRADO – O grande e queridíssimo compositor Almeida Prado, que infelizmente não está mais entre nós, será homenageado em recital solo comentado pela pianista Ingrid Barancoski, dia 3 de abril, às 18h, na abertura da Série Música no Conservatório, no Auditório Lorenzo Fernandez,d o Conservatório Brasileiro de Música. É uma boa oportunidade para se conhecer mais o universo do compositor das Cartas Celestes, além da estreia brasileira de 3 Mosaicos Sonoros e estreia mundial da Elegia em memória de Messiaen. As Cartas Celestes XVIII foram as últimas obras da famosa série, com dedicatória para a pianista que está entre suas mais verdadeiras intérpretes. Completando o programa,  obras de Messiaen, Camargo Guarnieri e Gilberto Mendes. Entrada franca. 

MÚSICA NO MUSEU – A série apresenta hoje, às 12h30, na Casa de Rui Barbosa, a soprano Orly Bach e a pianista Cristina Nascimento. No programa, obras de Chiquinha Gonzaga, Clara Schumann, Puccini, Carlos Gomes e Tchaikovsky. Dia 30, às 18h, no Palácio São Clemente, recital da pianista Miriam Grosman, chegada do Hawai, onde se apresentou com obras de Bach, Busoni, Antonio Soler, Francisco Mignone e Villa-Lobos. Domingo de Páscoa, dia 31, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, pianista Fernanda Cruz, com programa de compositoras mulheres como Clara Schumann, Najla Jabor, Dinah Menezes, Virgínia Fiúza e Cecília Guimarães. Dia 1º de abril, às 12h30, na Biblioteca Nacional, Grupo Vocal Agora Vaz, com programa dedicados aos clássicos brasileiros. Dia 3, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, apresentação do tradicionalíssimo Duo Milewski, formado pelo violinista Jerzy Milewsky e pela pianista Aleida Schweitzer, com belo programa: Bach, Gershwin, Venutti, Debski, Abreu, Azevedo, Francoeur e Kirman. Todos os concertos da série são com entrada franca.

JOVEM – A Orquestra Jovem de Paquetá faz concerto hoje, às 19h, no Teatro Bennet, com regência do maestro Bruno Jardim. Dia 30, às 12h, nova apresentação no Paquetá Iate Clube. Nos programas, obras de Bach, Rossini e  Mozart. O conjunto tem vinte jovens músicos, que são integrantes do projeto social Bem Me Quer Paquetá

DUDAMEL – O maestro Dudamel está em turnê com a grande Orquestra Sinfônica Simón Bolivar, e fará apresentações dias 6 e 7 de abril em São Paulo e dia 9 em Brasília. É uma grande pena que não venha ao Rio de Janeiro. A coluna foi a primeira a intuir que o genial Gustavo Dudamel será o próximo regente da Orquestra Filarmônica de Berlim. A coluna sabe mais coisas, mas não pode revelar. Mistério puro guardado a muitas chaves. 

ROSTROPOVICH -  O célebre violoncelista Mstislav Rostropovitch faria ontem aniversário, se ainda estivesse vivo. Resta apenas a admiração plena ao mais célebre dos violoncelistas do planeta.

A Dica da Semana não poderia deixar de ser a Alleluia, de Haendel.