ASSINE
search button

Agenda da semana - nova temporada com concertos memoráveis

Compartilhar

A semana começa bem, com as aberturas das temporadas da Orquestra Petrobras Sinfônica, da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro! Enfim, em tempo de novo Papa, temos nova temporada e que bons ventos tragam concertos memoráveis, que o Rio de Janeiro bem merece. 

NAZARETH – Continuando com o Simpósio Ernesto Nazareth-150 anos, realizado no Instituto Moreira Salles, hoje às 11h30, Mesa-redonda com o tema Nazareth e o pianismo carioca, tendo como palestrantes Cristina Bittencourt e Marcelo Verzoni. No mesmo local, às 15h30, nova Mesa-redonda sobre Música Instrumental no Atlântico Negro com Manuel Bernal, Jair Labres e Avelino Romero. Os eventos  serão com entrada grátis, mas haverá distribuição  de  senhas meia-hora antes de cada evento. Informações: 3284-7400. 

OPES – A Orquestra Petrobras Sinfônica faz a abertura da sua temporada 2013, em grande estilo, homenageando o bicentenário de Giuseppe Verdi. Com um concerto, na Série Djanira, totalmente dedicado ao compositor, que foi considerado o maior autor nacionalista da Itália, assim como Richard Wagner foi na Alemanha, obras preciosas serão ouvidas no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, dia 22, às 20h. Com o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, a OPES será regida por seu diretor artístico e regente titular, maestro Isaac Karabtchevsky, apresentando as Quatro Peças Sacras,que são, na verdade, as últimas obras de Verdi, e que podem ser executadas na íntegra ou mesmo separadas, sendo, portanto, Ave Maria, Stabat Mater, Laude Alla Vergine e Te Deum. Também no programa a  Abertura da ópera La Forza del Destino,Va pensiero,da ópera Nabucco,Coro dos Ferreiros,da ópera Il Trovatore e Abertura e Marcha Triunfal da ópera Aída. Ingressos no local.

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira abre a temporada de 2013 com a estreia mundial na peça Tributo a Ernesto Nazareth, obra encomendada pela orquestra a Yamandu Costa, que será o solista, e Paulo Aragão. O conjunto sobe ao palco com a regência de seu regente titular, o maestro Roberto Minczuk, que completará o programa com o Concerto Romanesc de György Ligeti, as Impressões Brasileiras de Respighi e as Bachianas Brasileiras nº7 deH.Villa-Lobos. O concerto será dia 23, às 20h, na Série Ametista, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ingressos no local. 

OSTM – A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro abre sua temporada de 2013 com a Série Música e Imagem, dia 27, às 20h, com repetição do mesmo programa nos dias 28 e 30, sempre às 20h. Será exibido o filme A Morte de Siegfried de Richard Wagner, que sempre foi um grande sucesso de público e da crítica especializada, com direção de Fritz Lang e trilha sonora original de Gottfried Huppertz, adaptada por Frank Strobel. A projeção será acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,sob a regência do maestro Silvio Viegas. Ingressos no local. 

SALA – O tradicional programa Sala de Concerto tem como convidado do próximo dia 22, às 17h, o pianista Francisco Pellegrini. Com apresentação e direção de Lauro Gomes, serão ouvidas obras de Ernesto Nazareth, com o tema Ernesto Nazareth e seu tempo.A entrada é franca para os que quiserem ver ao vivo, no Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, e, para os que preferirem ouvir pelo rádio, que é o que a colunista sempre faz, basta acessar somente a Rádio MEC-FM,98.9 MHz. 

GROTA – A Orquestra de Cordas da Grota, com regência de Nayran Pessanha, é o programa do dia 26, às 19h, no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal. Ingressos no local com meia-entrada para estudantes e idosos.

MÚSICA NO MUSEU – O diretor da série, Sergio da Costa e Silva, recebe no dia 27 de março, às 19h, no Palácio Pedro Ernesto, Câmara de Vereadores, a Medalha Pedro Ernesto, por iniciativa da vereadora Laura Carneiro. Dando prosseguimento aos concertos, dia 22, às 12h30, no Museu Histórico Nacional, Grupo Vocal Cantada. Dia 23, às 18h, no Clube A Hebraica, Grupo Vocal Agora Vaz, com regência de Celia Vaz.  Dia 27, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, pianista Maria Teresa Madeira. 

DESAFIOS – A Série Desafio Musicais retoma as suas atividades dia 23, no Centro Cultural Justiça Federal, com duas sessões comentadas por Saulo Chermont, dia 23, às 14h e 16h. Serão ouvidas obras de Weber, Schumann, e Beethoven.Ingressos no local.  

CARTAS – Os Atores do Grupo Michael Chekhov continuam dia 25 com duas sessões, às 17h30 e 20h, do Projeto Cartas Musicais, Notas Pessoais, com leituras de trechos de cartas e diários da família Mozart, no Teatro do Leblon, Sala Tônia Carrero. Ingressos no local.  

CHEVITARESE – A Orquestra Sinfônica da UFRJ, regida por Ernani Aguiar, e o Coral Brasil Ensemble, dirigido pela festejada regente Maria José Chevitarese, fazem concerto dia 26, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, com entrada franca.  

APRENDIZ – Os alunos do Projeto Jovem Aprendiz fazem concerto dia 27, às 12h30, na Sala de Cultura Leila Diniz, com entrada franca. Maiores informações: 2717-4055. 

MUSICATIVA – O pioneiro das sessões de DVDs comentadas, Marcel Gottlieb, apresenta vários cursos em vários horários com temas de alto nível e gravações de excelência. O auditório da Musicativa, no Leblon, é um dos melhores locais para  conhecer a música clássica. Informações: 2267-4056.

Na Dica da Semana, Mozart puríssimo com a grande pianista Maria João Pires