ASSINE
search button

Agenda da semana de 14 a 20 de março - música de câmara, óperas e prata da casa 

Compartilhar

A próxima semana será de muitas emoções, quando a Orquestra Petrobras Sinfônica, a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro abrem, finalmente, as suas temporadas de 2013. Enquanto ficamos na espera dos eventos, continuamos com uma semana com muita música de câmara, as últimas transmissões de óperas de Nova York, um simpósio e a prata da casa, ainda bem que nós temos, fazendo as honras  nas séries de concertos da cidade. Vamos também homenagear nesta semana, no dia 20, os 150 anos de nascimento do grande compositor Ernesto Nazareth.   

NAZARETH – Como o mês de março é o mês do aniversário do grande compositor Ernesto Nazareth, que se vivo estivesse faria 150 anos, os festejos são para sua obra e sua memória. Entre os muitos eventos no Rio de Janeiro, no dia 19, às 20h, o pianista André Mehmari fará um recital tocando obras de Nazareth, no Instituto Moreira Salles, que  atualmente é o guardião do acervo do compositor. No mesmo local, dias 20 e 21, será realizado o simpósio  Ernesto Nazareth-150 anos. Dia 20, às 11h30, mesa-redonda  sobre  Nazareth – Memória e Documentação com os palestrantes Alexandre Dias, Sara Cohen, Luiz Antonio de Almeida e Eudóxia de Barros. No mesmo dia, às 15h30, mesa-redonda Nazareth e a Música  Popular, e os palestrantes serão Cacá Machado, Carlos Sandroni e José Miguel Wisnik. Dia 21, às 11h30, mesa-redonda Nazareth e o pianismo carioca, com Cristina Bittencourt e Marcelo Verzoni. Já às 15h30, o tema será Música Instrumental  no Atlântico Negro, com Manuel Bernal,J air Labres e Avelino Romero. O  recital de Mehmari será com ingressos vendidos no local e para os dois dias do  simpósio haverá a distribuição de senhas, meia hora antes dos eventos. Será uma oportunidade única para se conhecer melhor a vida e a obra deste carismático compositor brasileiro.

SALA – O programa Sala de Concerto do dia 15, às 17h, terá como convidada a pianista Patrícia Glatzl fazendo um recital com obras de Bach, Beethoven, Schubert e Chopin. Com direção e apresentação de Lauro Gomes, o recital será no Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, com entrada franca e transmissão, ao vivo, diretamente do estúdio da emissora. Basta somente acessar a Rádio MEC-FM. 

METROPOLITAN – Dia 16, às 13h, será a penúltima exibição da temporada do Metropolitan Opera House, diretamente de Nova York. A ópera Francesca da Rimini , adaptada por Riccardo Zandonai, baseada no episódio  inferno da Divina Comédia de Dante Alighieri, terá transmissão em alta resolução e o conforto garantido das poltronas do New York City Center. É mais uma história de amor proibido, em quatro atos, entre Francesca e seu cunhado Paolo, interpretado pelo tenor Marcello Giordani. A soprano Eva Maria-Westbroek dará vida ao personagem principal da trama, Francesca, casada contra sua vontade com o jovem desfigurado Giovanni Malatesta, conhecido como Gianciotto. Ainda no elenco os tenores Marcello Giordani e Robert Brubaker, o barítono Mark Delavan, o Coro e Orquestra do Metropolitan Opera House, direção cênica de piero Faggioni e regência de Marco Amiliato. Ingressos no local, New York City Center. Informações 2461- 1818. 

MUSICATIVA – Com comentários de Marcel Gottlieb, mais uma sessão de DVD sobre o tema Diálogos Musicais, no próximo dia 20, às 16h, na sede da Musicativa no Leblon. Informações 2267-4056. 

TOLIPAN – Para os amantes do jazz, sugiro aos leitores o belíssimo programa apresentado e produzido por Nelson Tolipan, com suas aulas de puro conhecimento sobre as Big Bands e o mundo do jazz. Impossível perder. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 23h, na Rádio MEC-FM. 

ESTRELAS – A Série Música Clássica nas Estrelas apresenta a sessão comentada de DVD, com várias obras apresentadas por Nelson de Franco, dia 16, às 16h, no auditório do Planetário, com ingressos no local.

LEITURA – A Série Terças Culturais apresenta dia 19, às 19h, na Casa da Leitura, a sessão comentada A Sagração da Primevera: cem anos de uma revolução coreográfica e musical, com comentários de Ricardo Rocha, com entrada franca. Informações 2557-7437. 

CANDELÁRIA – O Projeto Candelária apresenta o Coro e Orquestra Somusica, com regência de Carlos Rato e Ilem Vargas. Dia 20, às 18h30, na Igreja da Candelária, com entrada franca. 

CARTAS – Estréia dia 18, às 17h30 e 20h, no Teatro Leblon, na Sala Tônia Carrero, o projeto Cartas Musicais, Notas Pessoais, com leituras de trechos das cartas e diários de Alma e Gustav Mahler pelos atores do grupo Michael Chekhov. Ingressos no local. 

MÚSICA NO MUSEU – No mês de março, a série enfoca e homenageia com concertos a mulher, musicista e compositora e  o compositor Ernesto Nazareth. Hoje às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal, na Sala de Sessões, recital do oboísta Pierre Descaves e da harpista Vanja Ferreira, com obras de Bach/Grandjany, Vivaldi, Bach, Marcel Tournier e Britten. Dia 15, 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, Masako Tanaka, voz e Anne Garcia Amberget, piano. Obras de Villa-Lobos, Ronaldo Miranda, Fauré e Chiquinha Gonzaga. Dia 16, às 15h, no Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, clarinetistas Claudia Claudino, Midian Miguel, Andressa Leal e Thatiana da Silva. Obras de Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu. Dia17, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, pianista Eudóxia de Barros. Obras de Mozart, Chiquinha Gonzaga, Dinorá de Carvalho e Ernesto Nazareth. Dia 19, às 18h, no Iate Clube do Rio de Janeiro, pianista Fernanda Canaud tocando obras de Francisco Mignone, Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Chiquinha Gonzaga. Dia 20, às 12h30, no Museu da República, pianista Adriana Kelner, obras de Ernesto Nazareth. Os concertos são com entrada franca.

Dica da Semana, a pedidos a belíssima Sonata para violoncelo e piano de Rachmaninov