ASSINE
search button

CDs da semana -  Bach e Vivaldi

Compartilhar

A coluna traz para os leitores dois CDs esta semana. Um acabou de ser  lançado no começo do mês com obras de um célebre compositor italiano,mas precisamente veneziano,Antonio Vivaldi. O outro é uma leitura rara dos Prelúdios e Fugas de Johann Sebastiab Bach.

J.S.BACH 

Uma leitura rara,que foi lançada há algum tempo,mas que merece a atenção toda especial dos leitores amantes de Bach.Como todos sabem,o Kantor de Leipzig,como era chamado o adorável Bach,escreveu para keyboard,isto é teclados,órgão,cravo,por exemplo.Como o piano é um adorável teclado,não é nenhum problema a interpretação de Bach no piano,com todos os mecanismos que o instrumento tem,inclusive os pedais.Os puristas devem aprender a conviver com os contrários.Sendo assim,temos uma expressiva e memorável interpretação da primeira parte do Cravo Bem Temperado,com seus Prelúdios e Fugas pelo carismático e genial pianista italiano Maurizio Pollini, gravando Bach pela primeira vez,e reafirmando suas qualidades como  um dos maiores pianistas de seu tempo,dono de uma técnica deslumbrante,um fraseado perfeito e um estilo único. Uma super gravação que  enriquece toda discoteca,e, se ainda não tiverem,leitores,que tal começar com o melhor. Vocês vão gostar,com certeza.

>> J.S.BACH

The Well-tempered Clavier  - 2 CDs

Part 1 – BWV 846-869

Maurizio Pollini,piano

0289 477 8078 6 GH 2

Deutsche Grammophon


ANTONIO VIVALDI 

 Lançado na primeira semana de março, o CD Vivaldi com moto, pelo selo  ARCHIV Produktion,que é um selo específico da Deutsche Grammophon para a música antiga.  É uma leitura sofisticada e bem trabalhada dos Concertos para Violino e Orquestra de Cordas do grande compositor veneziano Antonio Vivaldi,que foi um dos maiores violinistas de seu tempo e tornou-se padre,em 1703. 

São verdadeiras jóias,estas páginas, com música de grande beleza e alto astral, que ganharam a belíssima interpretação  do  violinista italiano Giuliano Carmignola,antigo discípulo do célebre violinista Henryk Szeryng, em Genebra, começando logo após,sua carreira internacional com o maestro Claudio Abbado. Atualmente o artista é contratado com exclusividade pela Deutsche Grammophon,e para alegria da coluna,o artista toca em um violino Stradivarius,mais precisamente,o Baillot Stradivarius, de 1732. Um ótimo CD para começar uma discoteca ou para completar as gravações dos concertos de Vivaldi. 

>> Antonio VIVALDI

Vivaldi com moto

Seis Concertos para Violino e Orquestra de Cordas

Concerto para Violino e Cordas em Mi Menor RV 281

Concerto para Violino e Cordas em Dó Maior RV 187

Concerto para Violino e Cordas em Ré Maior  RV 232

Concerto para Violino e Cordas em Lá Maior  RV 283

Concerto para Violino e Cordas em Mi bemol Maior RV 254

Concerto para Violino e Cordas em Ré Menor RV 243

Giuliano Carmignola,violino

Accademia Bizantina

Ottavio Dantone,regente

1CD

0289 479 1075 6 CD DDD AH

ARCHIV Produktion