ASSINE
search button

Agenda da semana de 7 a 13 de março: música de câmara com a prata da casa

Compartilhar

As temporadas das orquestras sinfônicas no Rio de Janeiro ainda não começaram, mas enquanto isto não acontece, a cidade vai esquentando a série de música de câmara com a prata da casa, que diga-se de passagem é ouro puro. São poucos os concertos, mas a série que não para coloca seus artistas nas salas dos museus, e com seu público cativo, faz a festa do início da temporada desde o começo do verão. 

MASUR – O carismático Maestro Kurt Masur, tão conhecido e querido dos cariocas, sofreu uma queda em  Tel Aviv e infelizmente quebrou a bacia há algumas semanas atrás. Já foi operado e está em recuperação. No ano passado, Masur levou uma queda, e Fernando Bicudo, um dos diretores artísticos da Orquestra Sinfônica Brasileira, naquela época, teve que correr e substitui-lo por outra estrela de brilho intenso, que é o maestro Lorin Maazel. A coluna deseja melhoras ao maestro emérito, assim como torce para que ele suba aos palcos do Rio com muita saúde.

RONALDO MIRANDA – O compositor Ronaldo Miranda, que morou décadas na cidade e hoje mora em São Paulo, terá um CD lançado e dedicado ao piano, seu instrumento, pela pianista Patrícia Bretas. O recital será dia 13, às 18h30, no Centro Cultural Banco do Brasil. O CD terá a gravação de onze obras do compositor e a participação da também pianista Josiane Kevorkian, com quem Patrícia tem um duo de piano. É uma ótima oportunidade para se conhecer o universo deste compositor. Ingressos no local.

NAZARETH – Comemorando os 150 anos de nascimento de Ernesto Nazareth, Lauro Gomes apresenta e produz o o ciclo em homenagem ao  compositor, com a participação e depoimentos de Luiz Antonio de Almeida, biógrafo de Nazareth, com gravações exclusivas e contando tudo que deve ser conhecido da vida e obra deste grande compositor, no dia 10, às 12h, na Rádio MEC-FM.

MÚSICA NO MUSEU – A série este mês leva seus concertos além do Atlântico. Realiza três concertos na Austrália, um no Havaí e também no Chile. Enquanto isto, no Rio de Janeiro, a série programou para hoje, 12h30, no Museu Nacional de Belas Artes, a voz de Neti Szpilman e o piano de Maria Luisa Lundberg, com obras de Chiquinha Gonzaga. Dia 8, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, Trio Bellatrix, formado pela pianista Catherine Henriques, violinista Denise Emmer e Milena da Matta. Obras de Bach, Clara Schumann, Alma Mahler, Cecile Chaminade e Thereza de Toledo Lara. Dia 9, às 18h, no Clube A Hebraica, soprano Anne Meyer e pianista Erika Machado, com obras de Chiquinha Gonzaga. Dia 10, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, pianista Alda Leonor, com obras de Chiquinha Gonzaga, Meireles, Lavinia Cazzani e Maria de Lourdes Campelo. Dia 11, às 12h30, no Centro Cultural Justiça do Trabalho, clarinetistas Camila Claudino, Midian Miguel, Andressa Leal e Thatiana da Silva. Obras de Haendel, Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu. Dia 12, às 12h30, no Real Gabinete Português de Leitura, soprano Anne Meyer e violonista Fernanda Maciel. Dia 13, às 12h30, no Museu da República, soprano Anne Meyer e pianista Erika Machado. Todos os concertos são com entrada franca.

SALA – O tradicional programa Sala de Concerto convida no próximo dia 8, às 17h, a flautista Odette Ernest Dias, o fagotista Cosme Silveira e a harpista Vanja Ferreira para mais um concerto da série produzida e apresentada por Lauro Gomes, decano dos produtores da Rádio MEC. O evento será no Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, na Rádio MEC, com entrada franca e, para os que assistirem de casa, a transmissão será ao vivo da emissora, em FM. 

OPES – A coluna informa que termina, no próximo dia 12, o prazo da venda das assinaturas da Orquestra Petrobrás Sinfônica.

ÓRGÃO – A Série Concertos na Igreja Luterana Martin Luther apresenta o organista Pierre Zevort , dia 9, às 18h, com um programa dedicado aos compositores Louis Marchand, Couperin, Pietro Yon, Cesar Franck e Louis Vierne. Entrada franca.

MUSICATIVA – Diálogos Musicais é o nome da mais nova série de sessões de  DVDs comentadas, com obras de Bach, Vivaldi e Mozart , por Marcel Gottlieb em sua Musicativa, no Leblon. Ingressos no local.

Na Dica da Semana, um dos maiores trios do planeta, o Trio Beaux Arts tocando o Trio de Ravel. Sonho.