ASSINE
search button

Maestro José Antonio Abreu homenageado pelo maestro Dudamel

Compartilhar

Ovacionado  por mais de oito minutos, o que significa muito, o maestro José Antonio Abreu foi homenageado pelo maestro Gustavo Dudamel em mais um verdadeiro delírio em Caracas. 

A Orquestra Simon Bolivar e o Coro aplaudiram de pé Abreu, que foi o criador do célebre El Sistema, o lendário projeto que comemora, este ano, seus 38 anos de existência, formado por 350 orquestras infantis e juvenis da Venezuela, considerado um verdadeiro símbolo da humanidade, e reconhecido no mundo inteiro como o mais importante acontecimento na música do século XXI. Segundo as palavras do maestro Claudio Abbado, após visitar Caracas, “hoje em dia a salvação da música de concerto encontra-se nas mãos destes meninos e jovens venezuelanos e é com eles que temos de aprender, aqui na Europa.” 

O concerto foi realizado no novo teatro do prédio da Fundação El Sistema, inaugurado há pouco tempo, com seus 1500 lugares e uma acústica maravilhosamente perfeita, fato que hoje em dia é considerado uma sorte. Até dia 24 de fevereiro, as homenagens continuam para quem dedicou e continua dedicando sua vida a realizar sonhos, sendo admirado por toda a elite do mundo musical do planeta.

O maestro Abreu sempre foi considerado um visionário, tornando realidade seus ideais humanitário e musicais, mesmo que aparentemente impossíveis. Foi ministro da Cultura  da Venezuela e sua intuição o ajudou a ser reverenciado por todas as vertentes políticas de seu país, onde de uma lado reina a exuberante força financeira advinda de sua riqueza petrolífera, e de outro lado a população pobre, onde crianças vivem entre pobreza e a desesperança, tendo como  consequência seus males, como a delinquência  infantil e juvenil.

Com a criação do conhecido El Sistema, que atualmente tem já tem frutos em Nova York assim como em outras cidades do mundo, é direcionado o ensino da música, proporcionando, portanto, uma vida mais digna a estes jovens e crianças, pois além do ensino gratuito, recebem vários auxílios.

A coluna sempre irá aplaudir este acontecimento que mistura a mais pura assistência social com uma atividade profissional do exercício musical, no seu sentido mais profundo, somente faltando ao nosso querido maestro Abreu o Prêmio Nobel da Paz, após já ter recebido o Prêmio Príncipe de Astúrias de las Artes,da Espanha, o Prêmio da Paz de Seul, Coreia , e o Prêmio Musical America, em Nova York, em 2013, como o Educador do Ano.