ASSINE
search button

Agenda de 21 a 27 de fevereiro - Royal Opera House no Municipal

Compartilhar

O final de fevereiro aquece as baterias para a temporada de 2013, que promete ser bem festiva. Concertos e recitais da série que nunca para, galas de ballet que estão chegando, tudo para agitar o Rio de Janeiro, a eterna capital cultural do país. 

MÚSICA NO MUSEU INTERNACIONAL – Depois do sucesso dos concertos de verão, a série de música clássica que nunca para segue além-mar, com concertos neste início de março, em pleno calor, da Austrália, um lindo país, com seus eventos em Brisbane, Canberra e Sydney, onde tem uma belíssima ópera em plena baía daquela cidade. Aliás, o que o Rio de Janeiro deveria também ter, o que foi proposto por esta colunista ao nosso prefeito Eduardo Paes. Antes, porém, a série leva o Almendrix Trio à Santiago, no Chile, fazendo homenagem a Ernesto Nazareth nos 150 anos de nascimento do compositor. Para o Havaí, seguirá a pianista Mirian Grosman, irmã do nosso tão admirado pianista Arnaldo Cohen. O apoio ao projeto é do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. 

MÚSICA NO MUSEU – A série apresenta dia 22, às 12h30, no Museu Histórico Nacional, o harpista Daniel Garcia, com programa Carlos Gardel,Villa-Lobos e Francisco Tárrega. Dia 23, às 12h, na Hebraica,r ecital do violonista Cedmon Alves, com obras de Tárrega, João Pernambuco e Cedmon Alves. Dia 24, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, recital da pianista Raquel Gierszonowicz, com obras de Bach, Nepomuceno, Nazareth, Chopin, Debussy e Tchaikovsky. Dia 26, às 12h30, no Museu do Exército/Forte de Copacabana, concerto de música tradicional indiana, com o Grupo Al Nur Kibir. Dia 27, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, recital do pianista Robert Fuchs, com obras de Bach, Mozart, Villa-Lobos, Schumann, Guarnieri, Chopin e Liszt. Todos os concertos da série são com entrada franca. 

ROYAL GALA – Três apresentações de gala serão realizadas, com oito primeiros bailarinos de uma das mais importantes companhias de ballet da Inglaterra. Os eventos marcam o início da parceria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Royal Opera House. A Royal Opera House, instituição de grande prestígio internacional, que faz 400 espetáculos por ano no seu consagrado teatro em Londres, em Covent Garden, é a grande convidada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para a abertura da temporada da Casa, em 2013, exatamente dias 1º, 2 e 3 de março, abrir a temporada 2013 desta Casa, nos dias 1º,  2 de março, às 20h, e dia  3, às 16, sempre no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nos espetáculos, batizados de Gala Royal Opera House, serão dançados pas de deux,de famosos ballets, com coreografias contemporâneas, cantadas árias de óperas e obras sinfônicas, todas homenageando os bicentenários dos compositores Giuseppe Verdi e Richard Wagner. No elenco estarão oito primeiros bailarinos do Royal Ballet, de Londres, três cantores líricos, que foram formados pelo Programa Jette Parker para Jovens Artistas e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo regida pelo maestro inglês Dominic Grier. As apresentações fazem parte de uma parceria institucional, inaugurada entre o Theatro Municipal do Rio e a Royal Opera House. 

Está em desenvolvimento um programa de longo prazo – prioritariamente, em relação à dança – que inclui formação de plateia, capacitação técnica e educação artística para os dois países. Parte deste trabalho é a realização do Simpósio Educacional, que acontece no Rio nos dias 21 e 22 de fevereiro, voltado para profissionais da área. Estarão no palco os bailarinos da principal companhia de ballet da Grã-Bretanha, Leanne Benjamin, Sarah Lamb, Steven McRae, MarianelaNuñez e Edward Watson, junto com os brasileiros Roberta Marquez e Thiago Soares – irão executar números de alguns dos mais populares ballets do repertório do Royal Ballet, a exemplo da cena do balcão de Romeu e Julieta e o pas de deux do Cisne Negro, de O Lago dos Cisnes. Infelizmente não poderemos ver o bailarino Federico Bonelli, que sofreu um acidente e estará impossibilitado de viajar ao Brasil. Como o artista não poderá ser substituído em tempo hábil, o bailarino Steven McRae dançará no pas de deux de Romeu e Julieta, no lugar de Bonelli. 

Já a coreografia Thais, de Massenet  teve de ser suprimida do programa. Novos coreógrafos também  mostrarão seus trabalhos atuais, como Wayne McGregor (da companhia), Christopher Wheeldon (colaborador artístico) e Alastair Marriot. Intercaladas poderão ser ouvidas áreas de óperas com  a soprano Dusica Bijelic, a mezzo-soprano Justina Gryngyte e o tenor Pablo Bemsch apresentando Sansão e Dalila de Saint-Saëns, O Elixir de Amor Donizetti e Giuditta de Lehar, além de um dueto de O Amigo Fritz de Mascagni.  Um grand finale já está anunciado, com trecho da opereta O Morcego de Johan Strauss Jr.e reunirá o  trio de cantores e os oito primeiros bailarinos, que irão dançar uma coreografia de Liam Scarlett.  “É uma grande satisfação receber em nosso palco artistas da Royal Opera House para apresentar a excelência técnica de seus bailarinos, interpretando alguns dos melhores números de repertório do Royal Ballet, e trechos de obras musicais marcantes do universo lírico”, afirma Carla Camurati, presidente da Fundação TMRJ. 

Já Tony Hall, o diretor executivo da Royal Opera House, afirma que  “é uma verdadeira honra ter sido convidado a trazer artistas da Royal Opera House para a abertura da temporada de 2013 do Theatro Municipal”. Ele também comenta sobre a chegada das Olimpíadas ao Rio. “Penso que a passagem do bastão de Londres 2012 para o Rio 2016 é tão empolgante – o impacto da Olimpíada Cultural no Reino Unido foi muito forte e gratificante – que há uma energia e entusiasmo genuínos para construirmos um forte e duradouro relacionamento entre os dois países que irá muito além do movimento olímpico”, diz Hall. 

Para a informação dos leitores, são  importantes  os  dados  que o Brasil tem um expressivo papel nas sessões de cinema da Royal Opera House, sendo o quarto maior público entre os 32 países onde são apresentadas as óperas e os ballets do Teatro. Também é o terceiro maior grupo que interage por meio das redes sociais da Royal Opera House, depois da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos. 

A coluna anuncia toda a programação para os leitores poderem comprar seus ingressos, já que o início de março está chegando. 

PROGRAMA 

>> Prelúdio de Os Mestres Cantores de Nuremberg 

WAGNER – In the Hothouse

ImTriebhaus, de The Wesendonk Lieder

Coreografiade Alastair Marriott

Cantora: Justina Gringyte, mezzo-soprano

Bailarinos: Sarah Lamb & Steven McRae 


>> TCHAIKOVSKYO Lago dos Cisnes, pas de deux(Ato III)

Coreografia de MariusPetipa e Lev Ivanov

Bailarinos: MarianelaNuñez& Thiago Soares 


>> SAINT-SAËNS– Sansão e DalilaMon coeur s’ouvre a ta voix

Cantora: Justina Gringyte, mezzo-soprano 


>> PROKOFIEV– Romeu e Julieta, pas de deux (Ato I – Cena do Balcão)

Coreografia de Kenneth MacMillan

Bailarinos: Roberta Marquez & Steven McRae 


>> MASCAGNI O Amigo FritzIl padrone fra poco sarà desto

Cantores: Dusiša Bijeli?, soprano& Pablo Bemsch, tenor 


>> VERDI Abertura de A Força do Destino 


>> SCANNER Qualia, pas de deux

Coreografia: Wayne McGregor

Bailarinos:  Leanne Benjamin &Edward Watson 


>> LEHÁR – GiudittaMeineLippensiekü?en so hei?

Cantora: Dusiša Bijeli?, soprano 


>> ARVO PÄRT–After the Rain

Spiegel im Spiegel

Coreografia de Christopher Wheeldon

Músico solista: Robert Clark

Bailarinos: Marianela Nuñez & Thiago Soares 


>> MASSENET-Manon,pas de deux (Ato I, Cena II)

Coreografia de Kenneth MacMillan

Orquestração: Martin Yates

Bailarinos: Sarah Lamb & Edward Watson 


>> DONIZETTI – O Elixir do AmorUna furtiva lagrima

Cantor: Pablo Bemsch, tenor 


>> TCHAIKOVSKY – A Bela Adormecida, pas de deux (Ato III)

Coreografia de MariusPetipa

Figurinos: Oliver Messel

Bailarinos: Roberta Marquez& Steven McRae 


>> STRAUSS II - O MorcegoChampagne Trio

Coreografia: Liam Scarlett

Cantores: DušicaBijeli?, soprano; Justina Gringyte, mezzo-soprano; Pablo Bemsch, tenor

Bailarinos: Leanne Benjamin, Sarah Lamb, Roberta Marquez, MarianelaNunez, Federico Bonelli, Steven McRae, Thiago Soares e Edward Watson. 

Regente:Dominic Grier

                                                         ***

Superdica do concerto de Gala de 60º aniversário da orquestra Filarmônica de Israel: