ASSINE
search button

Agenda da semana - de 31 de janeiro a 6 de fevereiro: em clima de Carnaval

Compartilhar

Estamos chegando a fevereiro, e a Série Música no Museu homenageia momo e sua folia com os clássicos do Carnaval, nos quais marchinhas, sambas e sambas enredos exaltam colombinas, pierrôs, confetes e serpentinas, assim como todos os símbolos desta folia, culminando no concerto do dia 9 de fevereiro, em homenagem ao aniversário de Carmem Miranda.

A Youth Orchestra of the Americas faz seleção de músicos,dando a oportunidade a músicos brasileiros de fazerem uma turnê com o conjunto.

Festivais de verão, e o Rio de Janeiro infelizmente sem nenhum. Mas a temporada caminha a passos lentos para, logo depois das folias de momo, começar seus concertos internacionais, novas séries e outras surpresas.

MÚSICA NO MUSEU -  A série de concertos festeja momo com programas temáticos, começando dia 1º, às 12h30, no Centro Cultural Light, com recital de Cedmon Alves, violão, e Reinaldo Pestana, percussão. No programa, As marchinhas do Carnaval de Lamartine Babo. Dia 2, às 18h, no Clube A Hebraica, o festejadíssimo músico Tuninho Galante e Marceu Vieira  fazem o programa Sambas em Homenagem às Escolas de Samba. Dia 3, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, concerto com Vozes do Mundo e programa Os Clássicos do Carnaval. Dia 4, às 12h30, na Biblioteca Nacional, grupo Abstrassom apresentando clássicos do Carnaval. Dia 5, às 12h, no Real Gabinete de Leitura, Luiz Carlos Araújo, violão e teclado, com programa Colombina,Pierrô, Confete e Serpentina – Os Símbolos do Carnaval. Dia 6, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, Orquestra de Pandeiros – Clarice Magalhães, pandeiro e voz, José Luis Acciaris, violão e voz, Scott Hill, saxofone, clarinete e voz. L.Gonzaga, Ana Melo, Galego, Fernando Barcellos, Pedro Barros, Jonatas Motta, Maria Imaculada e Junior, pandeiristas. No programa, músicas de L.Gonzaga, C.Veloso, P.McCartney, Martinho da Vila, A.Valença e Zequinha de Abreu. Concertos com entrada franca.

YOA – Atenção músicos: acaba no dia dia 15 de fevereiro o prazo das inscrições para a seleção de músicos brasileiros para fazer parte da Youth Orchestra of the Americas. São poucas as vagas e devem ser, esperamos, muitos os interessados. A coluna dá a dica do site da orquestra, www.yoa.org,  que deverá ser visitado, no qual estão todas as informações necessárias, e o mais importante, o formulário de inscrição, que é grátis. Boa sorte.

CONVERSAS – O Museu do Meio Ambiente inova com a série Conversas no Museu, com o intuito de debater os aspectos culturais, econômicos e ambientais relativos à festa de carnaval, que é sinônimo de alegria, música e cultura. A antropóloga Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, autora de Carnaval Carioca:dos bastidores ao desfile, junto com Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, e Glenn Suba, que coordena projeto de gestão de resíduos em blocos de rua e tem anos de experiência em recuperação dos desgastes das festas, são os convidados para o debate, que acontecerá dia 5, às 10h, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico. O evento é com entrada franca. Para maiores informações, o telefone é 3204-2504.

BERLIM – Para quem estiver de viagem para Berlim nestes dias, são imperdíveis os concertos da Orquestra Filarmônica de Berlim, com regência do maestro Gustavo Dudamel, de hoje a 3 de fevereiro. A coluna aposta no maestro para o futuro cargo eletrizante de maestro titular do tão célebre conjunto alemão.

MUSICATIVA - Marcel Gottlieb continua com suas sessões de videoconcertos, sempre muito bem elucidativas para os que não conhecem música e desejam entender mais este fantástico universo, no Leblon, na agradável sala da Musicativa.

NAZARETH – Dia 3, às 12h, mais um programa do Ciclo Ernesto Nazareth-150 anos, homenageando o importante compositor brasileiro, com sua vida e sua carreira contada por seu pesquisador e biógrafo oficial LuizAntonio de Almeida, do Museu da Imagem e do Som. A produção e apresentação é de Lauro Gomes. Basta acessar a Rádio MEC – FM.

Dica da semana - Carnaval de Viena de Robert Schumann, pelo pianista Sviatoslav Richter