Jornal do Brasil

Segunda-feira, 18 de Junho de 2018 Fundado em 1891
Sol Maior

Colunistas - Sol Maior

Youth Orchestra of the Americas seleciona músicos brasileiros 

Jornal do Brasil Maria Luiza Nobre

A Youth Orchestra of the Americas é um projeto que foi inspirado no prestigiado El Sistema da Venezuela, criado pelo gênio visionário do maestro José Antonio Abreu. O conjunto já está no seu 12º ano de criação, desenvolvendo  atividades musicais e sociais e promovendo uma verdadeira união no continente, uma vez que sua estrutura é composta por jovens músicos,de 18 a 30 anos, vindos das Américas do Norte, do Sul e Central, assim como do Caribe. Atualmente, o diretor musical e regente principal é o festejado maestro e violinista mexicano Carlos Miguel Prieto, que teve como seu antecessor o maestro venezuelano Gustavo Dudamel. O tenor Plácido Domingo é o conselheiro artístico da YOA, e no Conselho Administrativo, a presença brasileira fica com a empresária Cosette Alves e com Maria Izabel Abdenur, que é casada com o ex-embaixador do Brasil na capital americana. 

Como o conjunto excursiona em várias regiões do planeta, já brilhou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e em Salvador, época que teve como compositor residente o brasileiro Marlos Nobre. Já tocaram para o Papa, em Roma, e no ano passado se apresentaram na China e na Coréia do Sul.

Os músicos são selecionados em vários países, e, após o resultado final, os jovens, então, serão reunidos para os ensaios, masters classes e finalmente para os concertos tão esperados, nas mais significativas salas de concertos dos países em que a YOA se apresentará este ano, no Panamá, Costa Rica,  Nicarágua, El Salvador, Guatemala e Belize.

Naturalmente a orquestra custeia todos os gastos com hospedagem e alimentação e bilhetes aéreos. Será realizada uma seleção para os novos participantes, e o prazo limite para as inscrições é o próximo dia 15 de fevereiro.

A coluna dá a dica do site da orquestra, www.yoa.org  que deverá ser visitado, onde estão todas as  informações necessárias, e o mais importante, o formulário de inscrição,que é grátis.

A coluna deseja boa sorte aos músicos e ao interlocutor Sergio da Costa e Silva. 



Tags: coluna, jb, maria luiza, nobre, sol maior

Compartilhe: