ASSINE
search button

Agenda - 24 a 30 de janeiro: Tribunal de Justiça do Rio inaugura piano

Compartilhar

A semana tem um evento importante  - a inauguração de um piano -, e continua com recitais de música de câmara, séries de videoconcertos e palestras sobre música clássica. Festivais de verão agitam em várias cidades do país, deixando no ar uma sugestão: fazer um pequeno festival de verão no Rio de Janeiro.Já pensaram ouvir As Quatro Estações, de Vivaldi, apresentadas no Jardim Botânico ou no Parque Garota de Ipanema?

PIANO -  O Tribunal de Justiça comprou um piano para o Centro Cultural do Poder Judiciário, é um Yamaha C2, que será inaugurado hoje,às 18h30, no lindo Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Juri, no prédio do Antigo Palácio da Justiça, Rua Dom Manuel nº 29. Para a entrega oficial do piano, nada mais expressivo do que convidar a pianista Carol Murta Ribeiro, casada com o desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, antigo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, para o recital de inauguração. Carol é uma expressiva pianista e vai abrilhantar, com certeza, o local com sua música, tocando obras de Chopin, Liszt e Albéniz, inaugurando, portanto, a Série Música no Palácio 2013, que é uma parceria com a Escola de Música da UFRJ e tem como curador o professor e pianista João Vidal, atual diretor artístico da Escola de Música. O CCPJ está realizando várias séries em 2013, como Cinema no Palácio, com projeções de filmes seguidos de debates, assim como cursos livres, com palestras sobre literatura, artes e teatro. Inovadora é a visita guiada pelo local, que foi o antigo Palácio da Justiça, contando a história e a sua restauração. Para o recital de inauguração do piano, hoje, a entrada será franca, com distribuição de senhas antes do recital.

O BRAVO da coluna ao evento ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e ao ato precioso da compra de um piano, instrumento que a coluna tanto ama.

MÚSICA NO MUSEU – A série apresenta dia 28, às 18h, na Casa de Cultura Lauro Alvim, o Grupo Jazztopia, formado por Wolfram Goebel, saxofone, o tecladista Lennart Goebel e a percussão de Sami Kontola. Obras de Gershwin. Dia 30, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, Teatro 2, Ensemble de Contrabaixos Gravíssimo, formado por Lise Bastos,  Tarcisio Silva, Augusto Mattoso e Pile Portinho, contrabaixistas e pianista Ana Azevedo. Obras de Piazzolla. Entrada franca.

ESTRELAS – A Série Música Clássica nas Estrelas é uma sessão comentada com DVDs, apresentada por Nelson de Franco. Dia 26, às 16h,s erão apresentados trechos de óperas com diversas orquestras, solistas e regentes. Os ingressos tem um preço sugerido no local, que é o Auditório do Planetário,na Gávea.

GOTTLIEB – Marcel Gottlieb continua com suas sessões comentadas, homenageando o pianista Nelson Freire em sua agradável Musicativa do Leblon, com diversas aulas sobre música clássica. Outra boa informação de Gottlieb é a criação do Clube dos Amigos de Música, do CIB, em Copacabana. Serão várias programações interessantes como óperas e musicais aos sábados, às 11h, e terças-feiras, às 19h30, Mosaicos – músicas e mentes imortais,que fizeram história, às segundas-feiras às 16h. Maiores informações: 7459-3071 ou 8273-4240, e pelo email:  [email protected]

CORAL – O Coral da Escola de Música da UFRJ, tendo como regente Maria José Chevitarese e o pianista Roberto Monteiro, fazem apresentação dia 30, às 18h, no Salão Leopoldo Miguez com entrada franca.

Dica da semana - a grande pianista Martha Argerich e o maestro Riccardo Chailly esbanjando o romantismo de Rachmaninov