Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Sol maior

Ano começa com maestros na ponte aérea. Confira a agenda da semana

Jornal do BrasilMaria Luiza Nobre

O ano começou com emoções fortes e grande agitação, como esta coluna sempre gosta de mencionar. Dois maestros na ponte aérea: no Rio de Janeiro, o Theatro Municipal já tem novo diretor artístico - o paulista de nascimento e carioca de coração, que é o maestro Isaac Karabtchevsky; enquanto São Paulo pode oficializar na próxima semana a ida do maestro John Neschling, carioca de nascimento e paulista de coração, para a Direção Artística do Theatro Municipal de São Paulo. Dois nomes importantes no cenário da música clássica no Brasil vão contribuir, esperamos e com certeza, para a realização de  temporadas de alto nível nas duas cidades, assim como dando importância aos corpos estáveis das duas instituições.

A temporada do Rio começa com concertos de verão, afinal é a cidade maravilhosa, onde a Série Música no Museu não para, como diz a coluna.

CARNEGIE HALL – Mais um brasileiro brilhando na célebre sala de concertos de Nova York. O regente e compositor brasileiro Diogo Ahmed subiu ao palco do Carnegie Hall, e fez sua estreia em concerto de obras de compositores latinoamericanos, incluindo a estreia americana de Fiel Herzog para orquestra de câmara de sua autoria. O concerto foi batizado com o nome Amazonas, que celebrou a “Unificação das Américas” através da música. Emocionante mesmo, segundo o maestro Ahmed, “foi ver, na primeira estante dos violinos, uma menina brasileira de 17 anos, Maressa Portilho, que veio do projeto Música nas Escolas de Barra Mansa. Ela dividiu a estante com David France, um experiente violinista que já foi spalla de grandes orquestras nos Estados Unidos. A cultura brasileira, segundo Ahmed, não é mais vista como periférica no exterior. "Maressa e outros milhares de jovens oriundos de projetos sociais, como o de Barra Mansa, o colombiano Batuta, ou o venezuelano El Sistema, representam uma geração orgulhosa e talentosa de músicos”, completa o maestro. Na mesma semana o maestro Gustavo Dudamel regeu a Orquestra Sinfônica Simón Bolivar, da Venezuela, no mesmo Carnegie Hall.

MÚSICA NO MUSEU – A série mantém a tradição de realizar concertos em pleno verão, e para a abertura de sua temporada de 2013 o diretor do projeto, Sergio da Costa e Silva, convidou o pianista Luis Carlos de Moura Castro, um nome expressivo na música clássica brasileira, que há várias décadas mora e ensina no exterior. Novidades são também as apresentações do VI Festival Internacional de Jazz, Blues e seus derivados, com concertos durante o mês de janeiro. O concerto de abertura será, portanto, dia 11, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, com programa Franz Liszt e Heitor Villa-Lobos. Dia 12, às 12h30, no Parque das Ruínas, apresentação de In the Mood, com Dann Telek no contrabaixo acústico, e Jolf Telek na guitarra, gaita,flauta e voz, com programa Jordan, Calr, Cocker e Gershwin. Dia 13, às 11h30, pianista Lucas Nogueira tocando obras de Mendelssohn e Chopin. Dia 14, às 12h30, no Centro Cultural Light,Jamband Express, com páginas de S.Miller,Ray Charles, J.Telek, Rolling Stones, Jimmi Hendrix e The Doors. Dia 15, às 18h, no Iate Clube do Rio de Janeiro, apresentação do Almendrix Trio, formado pelo festejado pianista João Carlos Assis Brasil, percussionista Henrique Batista e Marcos Pina, no violão e cavaquinho, com programa dedicado a Ernesto Nazareth. Todos os concertos da série são com entrada franca.

NAZARETH – O compositor Ernesto Nazareth é o grande homenageado dos meses de janeiro e fevereiro, por Lauro Gomes, com uma série de programas inteiramente dedicados ao compositor, com muitas gravações exclusivas assim como vários depoimentos importantes e pontuais, do pesquisador  Luiz Antônio de Almeida, do Museu da Imagem e do Som, que é biógrafo de Nazareth. Dia 13, às 12 horas, diretamente da Rádio MEC, com produção e apresentação de Lauro Gomes. Ótima oportunidade para se conhecer a vida do grande compositor.

KALIL  - A coluna deseja imenso sucesso ao ex-secretário municipal de Cultura, Emilio Kalil, que assumiu o cargo de presidente da Fundação RioArte, que é o órgão gestor da Cidade das Artes. 

MUSICATIVA – O pianista Nelson Freire é o homenageado do dia 16, às 16h, pelo comentarista Marcel Gottlieb, em sua Musicativa, aconchegante auditório no Leblon, onde sessões de DVD são apreciadas. No mesmo dia e local, nova apresentação de Mosaicos: músicas e mentes musicais que fizeram história. Ingressos no local.

FESTIVAIS DE MÚSICA NO VERÃO – Para os leitores que planejam viagens de férias, a dica da coluna são os festivais de verão. No sul do país,o  Festival de Música de Santa Catarina, o FEMUSC terá sua 8ª edição na simpática cidade de Jaraguá do Sul. Serão concertos de 21 de janeiro a 2 de fevereiro, com duas séries, a Grandes Concertos e a Momento Springmann. O festival tem a direção artística do maestro Alex Klein. Para maiores informações, acesse www.femusc.com.br . Outra ótima opção é o Festival de Música em Trancoso, na Bahia, de 23 de fevereiro a 2 de março, com oito dias de concertos de música clássica e popular, assim como aulas de iniciação musical para estudantes das escolas públicas e masterclasses com professores internacionais, com a direção artística de Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro. A novidade deste ano é que as atividades serão realizadas no novo anfiteatro, que será o futuro centro cultural da cidade, tornando, portanto, a cidade como centro de um dos mais importantes eventos de música no verão. Os ingressos para o festival são todos gratuitos. Para informações e inscrições, acesse o site www.musicaemtrancoso.org.br 

DICA DA SEMANA: "O Verão" das Quatro Estações de Vivaldi com Anne-Sophie Mutter e Karajan

Tags: agenda, concerto, maria luiza nobre, musica classica, sol maior

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.