ASSINE
search button

Theatro Municipal do Rio tem novo diretor artístico

Compartilhar

O ano começou agitado no meio musical do Rio de Janeiro e de São Paulo, com a troca de batutas em prestíssimo. O maestro Isaac Karabtchevsky, paulista de nascimento e carioca de coração, assume a direção artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a partir deste ano, no lugar do maestro Silvio Viegas, que estava interinamente no posto, acumulando com o cargo de regente titular da orquestra da casa desde a saída do maestro Roberto Minczuk, em 2011.

O consagrado maestro Karabtchevsky é, desde 2004, o diretor artístico e regente titular da Orquestra Petrobras Sinfônica, e desde 2011, também diretor da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e do Instituto Baccarelli, estes últimos em São Paulo.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro não é um desconhecido para o maestro, que ali rege há décadas, mas Karabtchevsky terá a difícil tarefa, mas não impossível, depois de sua experiência no Theatro Municipal de São Paulo e no Teatro La Fenice, na Itália, de fazer uma temporada de óperas, digna de uma das mais importantes casas de concertos do país. Este ano é muito expressivo, pois serão homenageados os bicentenários de Giuseppe Verdi e Richard Wagner, o que deverá ser uma prioridade no universo do maestro, especialmente por ser ele um exímio regente de óperas. Karabtchevsky é um nome ideal para neutralizar os problemas enfrentados pela singela programação do Theatro Municipal, e seus corpos estáveis, em 2012, em comparação com a riquíssima temporada de concertos que foi realizada no mesmo ano, e no mesmo palco, mas com a diferença de que os concertos com nomes importantes e estrelas da cena musical internacional foram trazidos por  empresários que alugaram o palco da casa, da mesma forma que as orquestras brasileiras ali fizeram suas temporadas, alugando da mesma forma o local. 

A sugestão da coluna para o maestro é ser realizada uma série com a Orquestra Sinfônica do TM, enfocando os compositores brasileiros, assim como balés com música brasileira. Vida longa para o maestro Karabtchevsky, na direção artística do Theatro Municipal, é o que a coluna deseja, não tendo a menor dúvida de que será um sucesso.

Fizemos um contato com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e estamos esperando a oficialização do convite, pelo secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, para o cargo de novo diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo, que deverá ocupado pelo carioca de nascimento e paulista de coração, o maestro John Neschling, que voltará a brilhar naquela cidade. Assim que a coluna tiver a notícia oficial, conto para vocês.