ASSINE
search button

Agenda de 13 a 19 de dezembro: clima de Natal e de homenagem nos palcos

Compartilhar

Semana com muitos concertos de corais homenageando o Natal, com músicas tradicionais, música de câmara, crianças cantando e encantando e uma grande homenagem. o Rio de Janeiro com seu charme de cidade maravilhosa.

OSB ÓPERA & REPERTÓRIO – A apresentação da ópera O Ouro não compra o amor finalizou a temporada da maior sensação do ano, que é exatamente o conjunto nascido este ano. Realmente um sucesso de público, transformando esta série lírica como um coringa que faltava no Rio de Janeiro. Os sopros estão sempre de parabéns no conjunto, todos deram conta de seus papéis, tendo sempre em mente que é no papel que se tem experiência, e por esta razão é preciso muitas récitas e óperas em versão de concerto, sendo ao nosso ver e sempre que possível, necessário fazer convites a cantores estrangeiros para alavancar os artistas, como foi bem o caso da excelente Nino Machaidze. A noite teve a agradável surpresa da presença da soprano Marianna Lima, que até não se assustou com a mariposa gigante que subitamente sobrevoava livremente pela plateia do Theatro Municipal, fazendo seu pouso em um camarote. Esperamos uma temporada em 2013 com muitas óperas em forma de concertos.

CENTENÁRIO – O centenário de nascimento da violinista Mariuccia Iacovino terá um concerto festivo, dia 16, às 11h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, trazendo ao palco a orquestra que leva seu nome, que é a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino de Campos, com regência de Mauricio Carneiro. Uma expressiva homenagem àquela que foi A Grande Dama do Violino no Brasil.

15 ANOS – Os 15 anos da Série Música no Museu foram festejados com uma Missa Solene e com o VI Seminário de Empreendedorismo Cultural, realizado com lotação esgotada no Centro Cultural Justiça do Trabalho, com muitas palestras e muita informação.

MÃOS – Imaginem uma piano sendo tocado por dez mãos ou mais dependendo da obra. O pianista Claudio Dauelsberg criou e dirige o grupo PianOrquestra, que divulga obras tanto da música instrumental quanto de MPB, tornando a apresentação inédita, além de percorrer por um repertório com ritmos brasileiros e muita música contemporânea executada em um piano preparado com pequenos parafusos e outros apetrechos de vários tamanhos. A coluna recomenda assistir ao concerto deixando a imaginação fluir. O evento será nos dias 14, 15 às 20h, e domingo, às 19h, no Espaço Furnas Cultural. Como convidadas especiais Maíra Freiras, Mariana Baltar e Manu Santos, com direção de Claudio Dauelsberg. Entrada franca com distribuição de senhas.

ROSANA – A cravista Rosana Lanzelotte acaba de lançar o DVD do Música Brasilis Imagens Sonoras, dirigido por Fernando Portari após uma concepção da própria Rosana. Participação especiais de Rosana Lamosa e Ricardo Kanji. Excelente oportunidade de apreciar a riqueza musical dos ciclos do açúcar, das minas de ouro e diamantes,d o café, assim como dos seringueiros e violeiros. Informações www.musicabrasilis.org.br 

CRAVO – Hoje, às 17h, no Dolar do Jambeiro, e dia 14, às 17h, na Academia Fluminense de Letras, estão programados dois concertos com o cravista Marcello Martiniano, do flautista Antonio Carrasqueira e do violinista João Daltro de Almeida. O programa é música barroca pura e os eventos são com entrada franca.

NATAL I – O Coral Brasil Ensemble e sua regente Maria José Chevitarese contam com a parceria da pianista Claudia Feitosa no concerto de hoje, às 19h, no Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, Salão Nobre. Outro concerto está agendado para dia 18, às 12h30, no Palácio Gustavo Capanema, no pátio. A entrada é franca. 

CORAL – O Coral Cia. Canto do Brasil e a Orquestra Rio Camerata, tendo Israel Menezes como regente, fará concerto no Sesc São Gonçalo, hoje, às 20h, com entrada franca.

MÚSICA NO MUSEU – Hoje, às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal, Coral Agora Vaz, com músicas tradicional brasileiras. Dia 15, às 18h, no Palácio São Clemente, Duo a Quatro Mãos com os pianistas Antonello d’Onofrio e Claudio Soviero. No mesmo dia, às 20h, Coral Abstrassom faz apresentação na PUC-Rio. Dia 16, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, pianista Antonello d’Onofrio. Dia 18, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, pianista Giuseppe Gullota. No mesmo dia, às 18h,n o Museu do Exército/Forte de Copacabana, Grupo Al Nur Kibir com programa de músicas tradicionais natalinas. Dia 19, às 12h30, no Museu da República, violinista Taís Soares e pianista Maria Luisa Lundberg.

VIDEOCONCERTOS – A Série Desafios Musicais apresenta dia 15, às 16h, no Centro Cultural Justiça Federal, a sessão comentada com produção de Saulo Chermont. Entradas no local.

SALA – O festejado produtor e apresentador Lauro Gomes recebe o Coral do Ibeu com regência de Weber Duarte, dia 14, às 17h, em seu programa Sala de Concerto, direto do Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, da Rádio MEC, com entrada franca, restando sempre a opção de poder ouvir em casa. O programa é repetido aos sábados à meia-noite.

MIDRASH – Dia 16, às 11, no Midrash, recital da flautista Laura Rónai, do fagotista Elione Medeiros, Eduardo Antonello, espineta, e violinista Roger Lagr. Entrada franca.

NATAL II – Pierre Descaves, oboé e corne-inglês, e a harpista Vanja Ferreira fazem recitais na Série Natal ao Redor do Mundo, dia15, às 11h30, na Igreja Matriz de Santa Teresa, dia 16, às 10h30, no Convento de Santa Teresa, e às 19h30, na Basílica Santa Teresinha. Dia 18, às 19h, no Convento de Santo Antônio. No programa, música tradicionais natalinas e a entrada é franca.

CANDELÁRIA – O Projeto Candelária recebe dia 16, às 16h, na Igreja da Candelária, o Coro de Crianças da OSB e a OSB Ópera & Repertório tendo como regente Pablo de Leon, com entrada franca. Dia 17, às 18h30, Orquestra Barroca da Unirio com direção artística de Laura Rónai. Dia 18, às 18h30, Coro e Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais e regentes Elias Morel de Oliveira e Thiago Santos da Silva.

QUARTETO – O Quarteto de Cordas da UFF faz recital dia 18, às 12h30 e 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil. O conjunto é formado pelos violinistas Karolin Broosch e Ubiratã Rodrigues, violista Nayran Pessanha e violoncelista David Chew. Ingressos no local.

DICA DA SEMANA: a célebre pianista Maria João Pires tocando Mozart