ASSINE
search button

Agenda de 29 de novembro a 5 de dezembro: Rio se prepara para o Natal

Compartilhar

Semana com mais estreias de óperas, pianistas que são gêmeas se apresentando, muita música de câmara, o começo dos concertos natalinos, árvore de Natal que se ilumina: é a cidade maravilhosa se preparando para brilhar, mais ainda, no mês do Natal.

GÊMEAS - As pianistas Ferhan e Ferzan Oender são gêmeas e começaram a tocar aos 10 anos, vencendo quatro anos depois o Prêmio Especial do Júri no Concurso Internacional Duo, na Itália, ganhando também o Concurso Internacional de Piano Duo em Hamburgo. São consideradas como um dos duos de piano promissores da atualidade. Serão solistas dos Concertos para Piano e Orquestra de Mozart e de Poulenc. Completando o programa, sob a batuta do maestro Roberto Minczuk, titular do conjunto, obras de dois compositores brasileiros, Celebrare de Ronaldo Miranda e Abertura da ópera Issa, de Gilberto Mendes. O concerto será dia 1º de dezembro, às 16h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Série Turmalina. Ingressos no local.

ÁRVORE – Será inaugurada, no próximo dia 1º de dezembro, a árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, com um grande espetáculo contando com a presença da música clássica, com uma apresentação da Orquestra de Barra Mansa, tendo como regente Vantoil de Souza Júnior.

SÃO JOSÉ – A Série Quinta Musical na São José programou para hoje, às 12h, na Igreja de São José, um recital de voz e piano com Márcio Mendez. Com obras de Gounod e Schubert e com entrada franca.

MÚSICA NO MUSEU – Hoje, às 12h30, na Casa Rui Barbosa, recital do clarinetista José Silveira e da pianista Nadge Breide. Obras de Fleming, Neukomm, Carlos Gomes, Paquito D’Rivera e Schubert. Dia 30, às 12h30, no Museu Histórico Nacional, Quarteto Ipiranga e oboísta Dan Stolper, obras de Gerald Finzi e Anton Reicha. Dia 1º, às 11h30, no Parque das Ruínas, Grupo Sandro Shankara apresentando um recital de música tradicional indiana. Dia 2, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, recital da soprano Neti Spilman e da pianista Dilia Tosta com obras de Villa-Lobos, Francisco Mignone e Lorenzo Fernandes. Dia 3, às 12h30, será a vez do Coral Iesa in Canto e regente Glaucia Henriques, fazendo um programa com obras natalinas. Dia 4, às 12h30, no Clube de Engenharia, pianista Gardenia Garcia, também apresentando obras natalinas. Todos os concertos da série são com entrada franca.

SALA – O tradicional programa Sala de Concerto, com mais de 50 anos de transmissões, na Rádio MEC, é dirigido e apresentado pelo festejado Lauro Gomes. Para o dia 30, às 17h, a produção será exclusiva com árias de óperas, onde serão ouvidas páginas de Bellini, Puccini, Gounod e Mozart. A soprano Priscilla Cadette e o tenor Martin Fernandez terão a parceria do ótimo pianista Cláudio Vettori. Com entrada franca, para os que vão ao Estúdio Sinfônico Alceo Bocchino, e para os que ficam em casa,o u mesmo no carro, é só acessar a Rádio MEC FM.

ÓPERA I – Estreia dia 2, às 17h, a opereta A Viúva Alegre de Franz Lehár, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com a direção cênica de Lício Bruno e regência de Silvio Viegas, estarão no palco a CIA.Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica e o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a soprano Rosana Lamosa, o barítono Homero Velho, o baixo-barítono Lício Bruno, a soprano Carla Domingues, o tenor Max Jota, o ator Cassio Scapin, o tenor Flavio Leite, o tenor Marcos Liesenberg, a soprano Neti Spilman, a soprano Fernanda Schleder, a mezzo-soprano Katya Kazzaz, o tenor Pedro Gattusso, o barítono Fabrizio Claussen e o tenor Zé Rescala. Nova récita dia 4, às 20h, no mesmo local, onde também poderão ser adquiridos os ingressos.

ÓPERA II – O Projeto The Metropolitan Opera Live in HD apresenta a ópera La Clemenza di Tito de W.A.Mozart, dia 1º, às 15h55, no UCI New York City Center. No elenco as sopranos Lucy Crowe e Barbara Frittoli, a mezzo-soprano Kate Lindsey, o tenor Giuseppe Filianoti, o Coro e a Orquestra do Metropolitan Opera House de Nova York. Ingressos no local.

OLHOS – A Série Música para os Olhos traz sempre ótimas opções escolhidas e dirigidas por Saulo Chermont. Dia 1º, às 16h, no Centro Cultural Justiça Federal, na Sala Multimídia. Ingressos no local.

FINEP – A Série Concertos FINEP programou para dia 4, às 18h30, o pianista Arthur Schiappe, que tocará obras de Schumann, Liszt e Chopin. A entrada é franca.

UNIRIO – Recital dos violinistas Yuri Reis Correa e Tamara Barquette, violista Ana Luiza Lopes, violoncelista Jessica Vianna e pianista Lucia Barrenechea. Dia 4, às 19h, na Sala Villa-Lobos da Unirio. Obras de Ernest Mahle e J.Brahms. Entrada Franca.

HOLLY – A festejada violinista americana Holly Katz é a atração do concerto dia 5, às 19h30, com a Orquestra Sinfônica Nacional regida pelo maestro Marcelo Ramos. O concerto será na Igreja N. Sra. do Sagrado Coração em Niterói com entrada franca.

CANDELÁRIA – O Projeto Candelária convidou a orquestra de Cordas de Volta Redonda para o concerto do dia 2, às 16h, na Igreja da Candelária, tendo como solista o trompetista Nailson Simões e como regente Sarah Higino. No programa obras de H.Villa-Lobos, P.Tchaikovsky e B.Britten. A entrada é franca.

Dica da semana: Quinteto para piano e cordas de Schumann