ASSINE
search button

Músico carioca ganha concurso e leva prêmio máximo de US$105 mil

Compartilhar

O percussionista carioca Henrique Batista, de 25 anos, foi o grande vencedor do prêmio de uma bolsa de estudos dada pela James Madison University, dos Estados Unidos. Sem dúvida é a maior recompensa  dada em concursos de música no país, e faz parte do V Concurso Jovens Músicos- Música no Museu.

Sergio da Costa e Silva, criador e realizador da série Música no Museu, explica que o concurso tem, além da sua premiação tradicional, a bolsa máxima no valor de US$ 105 mil, isto mesmo, cento e cinco mil dólares para o feliz ganhador estudar na universidade americana com tudo pago. O vencedor deve ter ótimo conhecimento da língua inglesa, e passa por prova prévia para testar seus conhecimentos no idioma.

O violonista Victor Santana, de 21 anos, de Brasilia, foi o vencedor do concurso, levando o primeiro lugar. O pianista João Elias, de 22 anos, do Rio de Janeiro, ficou com o segundo lugar; Henrique Batista, de 25 anos, percussionista também carioca, obteve o terceiro lugar, além do grande prêmio. A primeira Menção Honrosa coube ao pianista Alessandro Andrade, de 24 anos, e Anna Carolina Leone Ferreira e Silva, violonista de 20 anos, de Petrópolis, ficou com a segunda Menção Honrosa.

O V Concurso Jovens Músicos, na sua versão de 2012, teve 100 candidatos de vários instrumentos e somente 19 foram selecionados para fazer as provas no Rio de Janeiro.

O certame garante todos anos esta bolsa e isto é um grande prêmio: propiciar a um brasileiro fazer sua pós-graduação em uma das mais tradicionais universidades dos Estados Unidos e voltar ao Brasil com o famoso diploma.

O BRAVO da coluna a mais esta iniciativa.