Música no Museu comemora 15 anos
O projeto Música no Museu será homenageado pela Orquestra Sinfônica Brasileira pelos seus 15 anos de sucesso. O concerto será no dia 8, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e terá a regência de Leandro Carvalho. No programa, obras de Beethoven, Cervo e Villa-Lobos. Na véspera, dia 7, às 12h30, será a vez do concerto de Abertura do Festival Internacional de Sopros, no lindíssimo Teatro SESI/Rio, com apresentação da Orquestra Jovem Música no Museu.
O projeto Música no Museu pode ser considerado como a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo, como o Metropolitan, MoMA e Guggenhein em Nova York, o Louvre, Picasso e Montmartre em Paris, o Gulbenkian em Lisboa, ou o Prado em Madri, que dedicam seus espaços fazendo a parceria ideal entre as artes plásticas e a música, duplicando, portanto, a densidade cultural em seus próprios cenários.
No caso deste projeto, que foi criado por Sergio da Costa e Silva, são realizados 400 concertos por ano, tendo atingido, em 2009, a soma de 507 eventos realizados em quarenta locais diferentes, entre museus, igrejas, palácios e centros culturais, desde a sua criação em 1997. Nestes quinze anos, os indicadores principais do projeto garantem a sua expressividade, como por exemplo mais de 350 mil pessoas assistindo aos cerca de 2.500 concertos, todos gratuitos, realizados com a participação de mais de 1.100 músicos, entre grupos de câmara, corais, orquestras e solistas, e recitalistas, iniciados no Rio de Janeiro e agora em várias cidades do país assim como em várias cidades da Europa, e este ano levando os concertos até a Austrália.
Um dos marcos de excelência do projeto é o Festival Internacional de Harpa, quando o Rio de Janeiro se torna a capital mundial da harpa durante o mês de maio, e o Festival Internacional de Sopros.
Durante o ano, pode-se escolher entre os Concertos de Verão, de janeiro a março, os Concertos de Outono, que acontecem de abril a junho, os Concertos de Inverno, de julho a setembro, os Concertos de Primavera, de setembro a novembro, e os Concertos de Natal, que são realizados em dezembro. São dados importantes que tornam a série do dia-a-dia dos cariocas. O BRAVO da coluna a seu idealizador, Sergio da Costa e Silva, e sua equipe.
