ASSINE
search button

Agenda da semana: 1º a 7 de novembro - furacão Sandy interfere na programação 

Compartilhar

Semana com muitos recitais de música de câmara, cravo, uma célebre diva, a contagem regressiva para um importante festival, uma série diária de concertos que faz 15 anos e uma substituição por causa do furação Sandy: estas são as surpresas.

MINDINHA – Novembro sempre foi sinônimo de Festival Villa-Lobos, e jamais podemos esquecer a grande musa, sem a qual nosso Villa jamais seria Villa, sem a Mindinha do Villa. Arminda Villa-Lobos, o cérebro pensante do sucesso de Villa-Lobos, foi a grande mulher visionária que administrou os problemas de uma obra, sabia o caminho do êxito e desde os meus 9 anos nunca me saiu da cabeça, sendo mais tarde muito minha amiga e conselheira. Foi de sua mente que saiu a ideia de festejar seu Villa através de um festival, e foi assim que nasceu o Festival Villa-Lobos, que na semana que vem festejará seus 50 anos de sucesso e existência. Viva Mindinha. Na próxima semana divulgaremos a programação do evento.

FLEMING – A grande diva americana Renée Fleming sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dia 4, às 20h30, onde deverá fazer um inesquecível recital com o pianista Gerald Martin Moore. Árias de óperas de Leoncavallo e Puccini, canções de Duparc e Strauss, assim como músicas do compositor e jazzista Brad Melhdau farão parte do programa de sua apresentação, única na cidade, onde a diva do Metropolitan Opera House homenageia e encerra a temporada de 2012 da Dell’Arte. Ingressos no local. Esperamos que chegue ao Rio de Janeiro sem problemas.

OSB SEM SIMONE – A Orquestra Sinfônica Brasileira convidou a pianista Simone Dinnerstein para ser solista do próximo concerto, dia 3. Fato que teve de ser cancelado devido ao efeito Sandy, o furacão, nos Estados Unidos. Sem poder viajar, a pianista não tocará e, em seu lugar, a orquestra convidou o pianista brasileiro Alvaro Siviero para ser o solista do Concerto em Lá Menor de E.Grieg, no mesmo dia 3, às 16h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O concerto terá a regência do maestro Leandro de Carvalho. Ingressos no local.

CRAVO – O cravo é a estrela da 9ª Semana do Cravo/UFRJ. Dia 5, às 14h, na Sala da Congregação, da instituição, será exibido o filme Kenneth Gilbert, de Michel Follin, sobre o importante cravista canadense. No mesmo dia e local, mas em novo horário, às 18h, recital das cravistas Beatriz Pavan, Paula Penello, Giovana Ceranto, Maria Eugênia Sacco e de Rodrigo Hoffmann. No programa, repertório tradicional: Couperin, Lebègue, Froberger e Clérambault. Dia 6, às 9h, da manhã, na Sala da Congregação, mesa-redonda sobre O ensino de cravo e flauta doce no Brasil do século 21: objetivos e desafios, tendo como palestrantes Maria Eugênia, Patricia Michelin e Luciana Camara. No mesmo dia, às 14h, mesa-redonda sobre A pesquisa em torno do cravo e do fortepiano no Brasil e os seus registros fonográficos, com Ana Cecília Tavares, Edmundo Hora, Rosana Lanzelotte, Stella Almeida e Marcelo Fagerlande. Gabriela Alckmin, Vinícius Passos Carvalho, Pedro Ribeiro Cardoso e Pedro Quental serão os recitalistas do concerto às 18h, na mesma Sala da Congregação, quando serão ouvidas páginas de Coupérin, Bach e Scarlatti. Dia 7, às 14h, nova mesa-redonda sobre Os instrumentos históricos de teclado no Brasil: origens e preservação, tendo Elisa Freixo e Mayra Pereira como palestrantes. Outro tema abordado no mesmo dia será As pesquisas em torno do cravo na UFRJ e seus desdobramentos práticos, por Clara Albuquerque e Eduardo Antonello. Finalizando o dia, às 18h, recital com os cravistas Thiago Tavares da Silva, Gildo Legure e Andreia Rocha de Andrade, com programa Couperin, Froberger, Rameau, Haendel  e Frescobaldi. Toda a programação é com entrada franca.

MUSEU – A Série Música no Museu completa 15 anos de concertos sem nenhuma pausa. Seu idealizador, o empresário Sergio da Costa e Silva, teve como parceira inicial Heloisa Lustosa, a grande dama das artes plásticas na cidade, e desde então não mais parou. Além dos concertos, são realizados festivais internacionais, colocando o Rio de Janeiro como capital mundial da harpa no calendário de maio. São mais de 480 eventos, um público que lota os locais,e é sempre muito fiel. Nesta semana de aniversário, a série programou para hoje, às 12h30, no Museu Nacional de Belas Artes - local onde tudo começou há quinze anos -, a soprano Anne Meyer e a pianista Érica Machado, com programa Chiquinha Gonzaga. Dia 4, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, soprano Tatiana Tsai e pianista Dilia Tosta, com obras de Rachamaninov, Strauss e Arditi. Dia 5, às 12h30, na Biblioteca Nacional, Grupo Vocal Cantada. Dia 6, às 12h30, no Centro Cultural Justiça Federal, flautista Igor Levy e violonista Gabriel Lucena, programa Villa-Lobos. Dia 7, às 12h30, no Teatro Sesi/Rio, recital de Guilherme Andreas, flautim, clarinetistas Cristiano Costa e Tathiana Silva, violista Bruno Sanches, a orquestra Jovem Música no Museu, e regente Anderson Alves. Obras de Vivaldi e Mascagni. Todos os concertos são com entrada franca.

VIOLÕES – O duo de violões formado por Lucas Telles e Leo Eymard fazem recital dia 3, às 19h, no centro Espírita Israel Barcelos, na Série Café Concerto. Ingressos: 1 kg de alimento não perecível.

ÓRGÃO – A Série Música na Catedral apresenta o organista Benedito Rosa, dia 5, às 12h30, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, com programa Mendelssohn, Franck e Liszt. Entrada franca.

FINEP – A Série Concertos Finep convidou o pianista Luiz Senise para o próximo recital do dia 6, às 18h30, quando serão ouvidas obras de Bach, Scriabin, Debussy, Ginastera e Gershwin, com entrada franca

CANDELÁRIA – O Projeto Candelária programou a orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, tendo como solistas os violinistas Tomas Soares e Luísa de Castro, e regência de Emiliano Patarra. O concerto será dia 7, às 18h30, na Igreja da Candelária, com entrada franca.

QUARTAS – A Série Quartas Clássicas com a Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta dia 7, às 19h, no Auditório do BNDES, os violinistas Clovis Pereira Filho e Alina Paducel, os violistas Diemerson Sena e André Rodrigues, e os violoncelistas Ricardo Santoro, Paulo Santoro, Martina Ströher e Cecília Slamig. No repertório obras de Bach, Popper, Ernani Aguiar,John Lennon/Paul McCartney e Ernesto Nazareth. O concerto é com entrada franca.

JAZZ – O programa Momento de Jazz é a grande atração da Rádio MEC, segundas, quartas e sextas, às 23h, produzido e apresentado por Nelson Tolipan, mestre do jazz. Uma verdadeira aula. 

DICA DA SEMANA - Trio Beaux Arts, um dos mais célebres do planeta, tocando o lindíssimo e emocionante trio para piano, violino e violoncelo de Maurice Ravel: