ASSINE
search button

Agenda da semana: de 25 a 31 de outubro -  Itzhak Perlman é destaque

Compartilhar

A semana recebe um célebre violinista, série com pianistas tocando muita música brasileira romântica, lançamento de livro de uma dama do balé e muita música de câmara com a prata da casa. Assim é o Rio de Janeiro, semana com três orquestras se apresentando e, na seguinte, com conjuntos de câmara. Muita música.  

PERLMAN – O célebre violinista israelense Itzhak Perlman estará de volta ao Rio de Janeiro, após dois anos de sua última passagem pela cidade. Dia 31, às 20h30, o artista sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para um recital especial comemorando os 30 anos da criação da Dell’Arte Soluções Culturais, empresa presidida por Myrian Dauelsberg. Perlman toca em duo com o pianista Rohan da Silva, que já tocou também na cidade. O duo faz um belíssimo recital, começando com a  Sonata K-526, de W.A.Mozart, a belíssima Sonata em Lá Maior, de Gabriel Fauré, e a Suite Italiènne, de I. Stravinsky. O artista contraiu, aos 4 anos, poliomielite. Por esta razão, se locomovia de muletas, mas atualmente seu carrinho elétrico é a grande surpresa: quando a cortina é aberta, eis que surge Perlman dirigindo aquela miniatura, em pleno palco, trazendo seu violino na carona. É o máximo, uma sensação de virtuosismo eletrônico, e de desenvolvimento, que tem no próprio artista um colaborador na promoção de leis que facilitem o acesso de deficientes físicos a meios de transportes e outros locais. Ingressos no local.

TATIANA – Nossa querida professora Tatiana Leskova fará o lançamento do livro Ballet Fotográfico, dia 30, a partir das 19h, na Livraria  Argumento, da Rua Dias Ferreira. Dona Tania, como é chamada por seus alunos, é francesa, embora muitos pensem que ela é russa. Nasceu em Paris e é naturalizada brasileira. Esteve à frente do corpo de baile do Theatro Muncipal, sendo uma de nossas grandes damas do ballet.

BRASILEIROS – A Série O Romantismo no DNA da Música Brasileira traz ao palco do Espaço Furnas Cultural um desfile de pianistas que, ao longo de três dias, farão um verdadeiro mosaico, um panorama da música romântica brasileira. Os concertos serão dias 26 e 27, às 20h, e dia 28, às 19h. Os pianistas são André Signorelli, Flavio Augusto, José Carlos Vasconcellos, Ligia Moreno e Patrícia Glatzl. E, por fim, os compositores serão Alberto Nepomuceno, Leopoldo Miguez, Henrique Oswald, Ernesto Nazareth e Basílio Itiberê. A entrada é franca, e serão distribuídas senhas uma hora antes dos concertos.

OPES – A Orquestra Petrobras Sinfônica realiza mais um concerto, dia 28, às 16h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, antiga Sé, dentro da Série Mestre Athayde VIII. Mais uma inovação da OPES é a apresentação em cyberconcerto, podendo ser fotografado assim como compartilhado nas redes sociais. O maestro convidado é Naokata Tachibana, que fará no programa obras como a abertura da ópera A Italiana em Argel, de G.Rossini, Gli uccelli, de O. Respighi, e a Sinfonia nº 4, em Lá Maior op.90, a Italiana, de F.Mendelssohn. O concerto será com entrada franca.

VÍDEOS – A Série Música para os Olhos faz mais uma palestra com videoconcertos, dia 27, às 16h, na confortável Sala Multimídia do Centro Cultural Justiça Federal, tendo obras de Mozart e Boccherini. A produção e direção é de Saulo Chermont e os ingressos serão vendidos no local.

JÚRI – Continuando o sucesso, apresentação da Opereta Cômica Caso no Júri, de Gilbert/Sullivan, com récitas hoje, às 19h, dia 26, às 19h, e dia 27, às 17h, no Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, com grande elenco e regência de Juliano Dutra. A entrada é franca. 

CAMERATA – A Camerata de Solistas da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, com a regência de Antonio Henrique Seixas, fará o concerto de hoje, às 12h, na Série Quinta Musical na São José, na Igreja de São José, Centro. No programa, obras de Beethoven e Emile Bernard. Entrada franca.

MÚSICA NO MUSEU – A série programou para hoje, às 12h30, na Casa de Rui Barbosa, o Ensemble de Contrabaixos Gravíssimo, com programa Piazzolla. Dia 27, às 18h, no Palácio São Clemente, Grupo Tutti, formado por Lipe Portinho, contrabaixo, Ana Azevedo, piano, Daniel Garcia, saxofone tenor, e Andre Tambetas, percussão. No programa Scriabin, Dvorák e Gershwin. Dia 28, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, pianista João Fernando Paluan, programa Lecuona, Ginastera, Moleiro, Párraga e Calvo. Dia 29, às 18h, na Casa de Cultura Laura Alvim, contrabaixista Pablo Arruda com obras autorais. Dia 30, às 18h, Orquestra do Pão de Açúcar, no Museu do Exército/Forte de Copacabana, com obras de Dvorák, Paganini, Villa-Lobos e Beethoven. Dia 31, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, Grupo Villa-Lobos in Jazz, com programa Bach e Villa-Lobos.

LAURO – O apresentador e diretor Lauro Gomes convida para o tradicional programa Sala de Concerto, dia 26, às 17h, direto do Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, e tendo como atração o barítono Fabrizio Claussen e a pianista Viviane Sobral. Serão apresentadas obras de Vaughan Williams, Tchaikovsky e Rachmaninov. Entrada franca com transmissão ao vivo, diretamente da Rádio MEC-FM.

PRELÚDIO 21 – A temporada de Concertos do Grupo Prelúdio 21 está programando para dia 27, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, o concerto do clarinetista Paulo Passos, violinista Tomaz Soares, pianista Sara Cohen, Grupo Prelúdio 21, que é formado pelos compositores Alexandre Schubert, Caio Senna, J.Orlando Alves, Marcos Lucas, Neder Nassaro e Sergio Roberto de Oliveira. Entrada franca.

CALÍOPE – O festejado Coro Calíope, com a regência de Julio Moretzsohn, a soprano Lina Mendes e o barítono Wladimir Pinheiro, lançam o novo CD Villa-Lobos – Obras Corais no dia 27, às 17h, na Casa França-Brasil. Ingressos no local.

FINEP – O contrabaixista Marco Delestre e a pianista Luciana Brasil são os convidados do Espaço Cultural Finep na sua série de concertos, no dia 30, às 18h30. Serão ouvidas páginas de A.Desenclos, Radamés Gnatalli, Raimundo Penaforte e J.Brahms. Entrada franca.

MUSICATIVA – Marcel Gottlieb exibe, em sua Musicativa, dia 31, às 16h, mais uma sessão comentada enfocando a parceria dos maestros Celibidache e Barenboim com a Orquestra Filarmônica de Munique. Os ingressos podem ser adquiridos no local.

DICA DA SEMANA - Anne-Sophie Mutter tocando 'As quatro estações', de Vivaldi, e com a regência de Herbert von Karajan.